Laquipampa, Um Incrível Refúgio de Vida Selvagem!

Nesta matéria viemos te apresentar um refúgio de natureza exuberante ainda pouco conhecido no Peru, mas que muito tem a oferecer aos turistas, é o chamado Refúgio de Vida Silvestre Laquipampa, com mais de 8 mil hectares de natureza intocada e abrigo para diversas espécies de fauna e flora.

Vamos juntos desbravar as belezas de Laquipampa? Continue lendo e surpreenda-se!

∴ Onde fica Laquipampa?

Este refúgio está localizado no departamento de Lambayeque, província de Ferreñafe, na parte norte do Peru. Algumas cidades próximas são Chiclayo, a pouco mais de 100 km de distância e Trujillo, a 280km de distância, em uma viagem de carro de dura certa de 5h.

∴ O que esperar de Laquipampa?

Muita natureza exuberante e vida selvagem em abundância. Seus 8 mil hectares se estendem entrem rios, montanhas de até 2500 metros de altitude e vales. 30% de toda a área do refúgio é dedicada ao turismo.

As paisagens são de tirar o fôlego, mas o lugar destaca-se pela variedade de animais que ali vivem. É um ótimo destino para observar aves, como pombo ventriocráceo, o arranha-folhas enrugado, o pigmeu Piura, o peru pardo, o papa-moscas de peito cinzento e o condor andino, inclusive muitas espécies ameaçadas de extinção. Além disso, alguns mamíferos também são facilmente encontrados ali, como o famoso urso de óculos ou urso dos Andes. Isso sem contar esquilos, pumas, insetos, e outros animais de vários tamanhos e cores que fazem da reserva o seu habitat e que vão deixar o turista bem próximo da vida selvagem deste destino imperdível.

Não à toa, em 2006, a área foi reconhecida como o primeiro refúgio de vida selvagem do Peru. Andes disso, desde de 1982 o local já era considerado como uma área de reserva.

∴ O que fazer em Laquipampa

Dentro do refúgio existem trekkings e algumas atividades que podem ser desfrutadas pelos visitantes, sempre partindo do princípio do turismo ecológico, que interage com a natureza do lugar com menor impacto possível, com respeito as espécies que ali habitam e com intuito de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

Enfim, entre as rotas mais procuradas dentro de Laquipampa, citamos algumas:

  • Ruta de Lajas: este trajeto é para quem quer ter a oportunidade de observar o guan de asas brancas, uma das principais atrações da reserva. Este caminho também leva a uma incrível cachoeira de aproximadamente 7 metros de queda, com piscinas onde se pode tomar banho.

  • Ruta Shambo: trilha para chegar até a cachoeira do Shambo, não sem antes passar por incríveis animais e espécies de plantas nativas. Esta atividade dura em torno de 3 horas de caminhada.

  • Ruta Relógio: outra caminhada para ir apreciando as diferentes espécies, principalmente de aves presentes em Laquipampa, entre elas o jacu de asa branca. Serão uma hora e meia de caminhada em meio a natureza inigualável da reserva.

Para mais informações, dicas e curiosidades sobre viagem para Peru, Machu Picchu e outros destinos peruanos, continue lendo nosso blog.

Deixe uma resposta