Melhores Tours no Parque Nacional Huascaran

Se você é um viajante aventureiro, talvez já tenha ouvido falar a respeito da Capital do Trekking do Peru. Huaraz é um destino turístico em ascensão neste país, que é uma joia da América do Sul, e possui um cenário impressionante, onde picos nevados e lagoas de águas azul-turquesa fazem dele um completo paraíso na Terra.

O Parque Nacional Huascaran é lar de 27 montes que ultrapassam os 6.000 metros de altitude, sendo o Monte Huascaran o pico mais alto do Peru, alcançando os 6.768 metros acima do mar. Por este motivo, este parque nacional é conhecido como a cordilheira tropical mais alta do mundo.

O parque inclui as melhores opções de trekking que variam de níveis de dificuldade de médio a desafiador. Entretanto, se você está disposto a viver esta experiência, precisa estar preparado para encarar não somente atividades fisicamente exigentes, mas sobretudo as altitudes elevadas.

Aqui reunimos 5 dos passeios e trilhas mais buscados dentro desta famosa cordilheira, para que você possa planejar a aventura perfeita pelos Andes peruanos!

1. Trekking Lago Llanganuco e Laguna 69

Temos certeza de que a maioria dos caçadores de aventuras já escutaram sobre esta lagoa fascinante. Ela está localizada a 4.604 metros acima do nível do mar, dentro da Cordilheira Branca. A Laguna 69 é caracterizada por suas águas cristalinas e coloração particular, onde a concentração de minerais dão a elas um tom turquesa vibrante. 

A lagoa se originou após anos de derretimento de uma geleira que fica no topo da Montanha Chacraraju, um dos inúmeros picos do norte da cordilheira andina, alcançando os 6.108 metros acima do nível do mar.

A trilha para esta maravilha natural irá te levar por paisagens inspiradoras da região, cruzando rios e vales de onde é possível sentir a energia infindável dos Andes.

É válido mencionar que o caminho até a laguna pode ser bastante desafiador se você não estiver aclimatado corretamente. No entanto, a maioria dos passeios dão tempo o suficiente para completá-lo com calma e devagar.

Já que há tanto para conhecer e visitar em Huaraz, incluindo esta atração junto de outra maravilha natural mágica da região. Confira nosso Lago Llanganuco e Laguna 69 Trek enquanto está aqui!

2. Tour Nevado Pastoruri

Embora busquemos escapar de nossa realidade quando viajamos, há alguns fatores que não podem ser ignorados. E se você prefere experiências mais voltadas à natureza, então deve saber sobre como nosso mundo está mudando e reagindo ao aquecimento global.

O Nevado Pastoruri é um dos atrativos mais procurados, devido ao seu cenário impressionante e por ser uma das atrações mais facilmente acessíveis. Apesar do fato de esta maravilha natural estar localizada a 5.240 metros acima do nível do mar, você pode chegar até lá fazendo um passeio de carro e uma curta caminhada até o topo.

No entanto, conforme o tempo passa e as mudanças climáticas continuam a impactar drasticamente nosso planeta, a montanha nevada de Pastoruri perdeu cerca de 40% de sua camada de gelo nos últimos 60 anos. E, acima de tudo, alguns especialistas dizem que esta maravilha natural pode perder toda sua superfície de gelo nos próximos 10 anos.

Portanto, se você deseja conhecer este local e outros picos nevados da Cordilheira Branca enquanto ainda possuem sua beleza glacial, a hora é agora!

A Rota da Mudança Climática busca gerar conscientização a respeito das mudanças climáticas e do impacto humano em nosso planeta. Com este tour você irá conhecer mais sobre sua importância, enquanto também aprecia uma das paisagens mais fascinantes do Parque Nacional Huascaran.

3. Tour Laguna Paron

A Laguna Paron é o maior lago do Parque Nacional Huascaran e, certamente, é uma das trilhas mais fáceis que você irá encontrar durante sua estada em Huaraz. O local oferece vistas espetaculares desde a estrada até o atrativo final.

Além disso, a melhor coisa a respeito desta experiência é que leva apenas 45 minutos para caminhar até o lago. Entretanto, a altitude é um fator que você não pode subestimar, então é melhor fazer este passeio por volta do terceiro dia após a sua chegada na cidade.

Este é um dos atrativos turísticos mais completos próximos de Huaraz, uma vez que você não só caminha até este majestoso lago, como também pode se aventurar em suas águas em um passeio de barco ou de caiaque! Outra coisa possível de se realizar é acampar, embora você precise estar preparado com equipamentos de camping que protejam de temperaturas abaixo de 0ºC.

Existem outros esportes de aventura para fazer na área, já que o local oferece as condições perfeitas para fazer escalada em rocha ou montanhismo. Da mesma forma, gostaríamos de destacar que estas trilhas são bastante extenuantes e apenas para trilheiros experientes.

Se você gostaria de adicionar o Tour para Laguna Paron ao seu roteiro por Huaraz, certifique-se de entrar em contato com nossa equipe!

4. Trekking a Laguna Churup

A Laguna Churup é um destes locais com cenários dos sonhos, que fazem com que nos sintamos dentro de uma fantasia na vida real, nos quais suas águas cristalinas e coloridas te deixarão encantado com tamanha grandeza, enquanto a montanha nevada de Churup também te acompanha ao longo do caminho.

A Laguna Churup está localizada a poucos quilômetros de Huaraz. Está situada a 45 minutos de carro da chamada Cidade da Generosidade. No entanto, não permita que esta proximidade te engane, já que a atração está a 4.450 metros acima do nível do mar.

Por isso, você não pode subestimar a trilha, uma vez que ela pode ser muito difícil a depender de seu condicionamento físico e aclimatação. Porém todo o esforço e trabalho duro será recompensado assim que você chegar ao destino.

Graças às suas águas ricas em minerais, a lagoa possui uma coloração particular que a tornam ainda mais impressionante. Quando está sob a luz direta do Sol, você pode observar cerca de 7 cores na água, por isso esta maravilha natural também é conhecida como a Lagoa das 7 Cores.

A trilha possui um nível de dificuldade desafiador e leva cerca de 3h30 para ser completada. Se você está disposto a viver esta aventura, temos o tour certo para você! Confira o roteiro de nosso Trekking à Laguna Churup nesta matéria.

5. Para os viajantes mais aventureiros!

Como mencionamos anteriormente nesta matéria, todo o Parque Nacional Huascaran possui as condições perfeitas para a prática de montanhismo. Este é um dos cenários perfeitos para aqueles que desejam mergulhar completamente na verdadeira natureza dos Andes.

A Cordilheira Branca possui cerca de 600 geleiras, como o Alpamayo (5.957 metros acima do nível do mar) e o Huascaran (6.758 metros acima do nível do mar), duas montanhas nevadas impressionantes dentro da região e as trilhas mais procuradas no parque nacional são:

  1. Trilha do Nevado Alpamayo
    Leva cerca de 6 dias e 5 noites para chegar até lá e retornar. A trilha, certamente, não é para iniciantes, já que te leva por altitudes de cerca de 5.300 metros acima do nível do mar. A montanha nevada Alpamayo foi declarada a Montanha Mais Bonita do Mundo pelo concurso World Scenic Photography, em 1966.
  2. Trilha do Nevado Huascaran
    Caso você não saiba, a montanha nevada Huascaran é o pico mais alto do Peru, alcançando a altitude de 6.768 metros acima do nível do mar e leva cerca de 7 dias para completar todo o trajeto até esta maravilha da natureza e retornar.

É válido mencionar que estas trilhas são apenas para pessoas experientes, já que requerem um ótimo condicionamento físico e experiência em trilhas em áreas de montanhas acidentadas.

Como você pode perceber, a região de Huaraz possui as aventuras mais emocionantes e cheias de adrenalina, além de algumas das paisagens mais bonitas dos Andes. Se você deseja vivenciar um pouco disso durante sua viagem ao Peru, nosso pacote Aventura nos Andes peruanos pode ser a opção ideal para você!

Queremos que você conheça a real autenticidade do Peru e sabemos exatamente como fazer isso! Para mais informações, confira nossos pacotes de viagem e se inspire para suas próximas férias.

Deixe uma resposta