Diferenças entre Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu

Para aqueles que desejam animar sua aventura por Machu Picchu, existem duas opções de trilhas para fazer nos arredores do Santuário Histórico, e você precisa saber tudo sobre elas. As montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu reúnem paisagens maravilhosas dos vales exuberantes da região, incluindo a famosa Cidadela Inca.

Embora ambos os picos estejam localizados dentro do complexo arqueológico, existem algumas diferenças entre eles, o que também resulta em experiências diferentes. Huayna Picchu, por exemplo, é menor, mas possui o trajeto mais desafiador, ainda que as vistas da cidadela sejam incríveis.

Por outro lado, a montanha Machu Picchu é significativamente mais alta, mas possui uma trilha mais tranquila e garante uma imersão completa na fauna e flora local, permitindo que você tenha vistas fascinantes do arredores de Machu Picchu.

Tenha em mente que os ingressos são limitados para cada pico e precisam ser reservados com antecedência. Portanto, será melhor estar propriamente aclimatado antes de realizar qualquer uma destas caminhadas e, mais importante, é preciso não ter medo de altura.

Independentemente de qual trilha você escolher, você terá uma experiência única no Santuário Histórico. Entretanto, para te ajudar a decidir qual é a melhor opção para você, aqui você encontrará alguns pontos chaves para considerar no processo de escolha.

Sobre a Montanha Huayna Picchu

Caso você não saiba como identificar estes picos imponentes, Huayna Picchu aparece em toda foto da paisagem de Machu Picchu, já que a montanha está localizada atrás da cidadela Inca.

Esta é a trilha opcional mais procurada no Santuário Histórico e os ingressos são limitados a 400 pessoas por dia, por isso, a tendência é que as vagas se esgotem realmente rápido. No entanto, não deixe a popularidade do atrativo te enganar, uma vez que a trilha possui um grau de dificuldade desafiador, compreendendo degraus extremamente estreitos e íngremes seguindo as falésias. 

O que torna a experiência incrível são as vistas maravilhosas da Cidadela Inca, já que está localizada próximo ao complexo arqueológico, sem esquecer do fascinante Templo da Lua, situado quase no topo da montanha.

Huayna Picchu possui uma altitude de 2.720 metros acima do nível do mar e a trilha pode causar um pouco de pânico nas pessoas que não se sentem confortáveis em alturas elevadas, mesmo que seja 300 metros mais baixa que a montanha Machu Picchu.

A trilha autoguiada leva cerca de 2h30 para ser completada, dependendo de sua condição física e aclimatação. Em algumas partes será necessário usar suas mãos para se equilibrar e até mesmo para escalar a escada de madeira.

Sobre a Montanha Machu Picchu

Embora esta montanha possa não ser tão popular quanto a Huayna Picchu, esta é outra alternativa para aqueles que estão buscando maximizar suas experiências no entorno natural da cidadela. A montanha Machu Picchu está situada em uma elevação de 3.082 metros acima do nível do mar e compreende paisagens fascinantes de todo o complexo arqueológico e seus arredores. 

A trilha possui um grau moderado de dificuldade, embora não seja tão assustadora quanto a subida de Huayna Picchu, uma vez que seus degraus de paralelepípedo são mais largos e menos inclinados. Apesar disso, o trajeto é muito mais longo, devido à elevação, que exige cerca de 3 horas para completá-lo. 

Diferente da montanha Huayna Picchu, não há limite de idade para realizar a trilha e esta pode ser facilmente realizada por crianças. Entretanto, a altitude certamente é um fator que não pode ser ignorado e, embora a trilha possa ser mais fácil e segura, as falésias são bastante assustadoras. 

Esta trilha opcional é caracterizada por ser naturalmente decorada com centenas de espécies de orquídeas e diferentes tipos de aves que fazem com que você foque totalmente no cenário de conto de fadas ao invés de pensar no desafio que virá em frente.

Os ingressos para esta maravilha natural são limitados a 800 pessoas por dia e precisam ser reservadas com ao menos 3 meses de antecedência, embora você possa encontrar disponibilidade de ingressos poucas semanas antes de sua viagem, caso vá para o Peru em um período de baixa temporada.

Então… qual das duas devo escolher?

Esta é uma das perguntas frequentes que mais recebemos de nossos passageiros. As montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu são as únicas trilhas opcionais dentro deste circuito arqueológico. 

Portanto, se você está disposto a incluir qualquer uma delas em seu roteiro, tenha em mente que cada uma oferece experiências diferentes, aqui vamos detalhar um pouco sobre elas: 

  • A Montanha Huayna Picchu é significativamente mais difícil, devido à trilha muito íngreme que pode causar medo ao observá-la. Entretanto, o pico oferece alguns atrativos no percurso, como o Templo da Lua e algumas construções Inca menores localizadas no topo.

    A trilha, certamente, não é para iniciantes. É considerada uma caminhada desafiadora, já que o caminho é muito íngreme e é composta por uma escada estreita de paralelepípedo. Leva cerca de 2h30 para completá-la, mas para quem está disposto a viver esta aventura, o local oferece uma visão mais próxima da cidadela Inca e de seus arredores.

  • A trilha da Montanha Machu Picchu é mais fácil e menos exigente em comparação a Huayna Picchu. Embora o trajeto possa ser difícil, devido ao fator da altitude, a rota é totalmente descomplicada.

    Diferente de Huayna Picchu, a trilha oferece uma imersão completa na natureza distintiva da região. Como mencionamos anteriormente, você poderá ver diferentes espécies de orquídeas e pássaros, tornando sua experiência mais fácil de aturar (é brincadeira, mas com certeza o caminho fica muito mais agradável!).

Como você pode ver, as aventuras proporcionadas por estes dois picos são totalmente diferentes, e todo o local oferece atividades para quase todos os tipos de viajantes.

O que levar para as trilhas?

É válido mencionar que apenas mochilas pequenas são permitidas na Cidadela Inca. Para te ajudar a organizar sua mochila para este passeio, aqui estão algumas recomendações. Certifique-se de não se sobrecarregar e levar somente o essencial com você:

  • Água. Você precisará disso para prevenir qualquer sintoma de mal de altitude e, com certeza, por sua necessidade biológica.
  • Traga lanches para o caminho. É sempre bom levar vários lanches saudáveis para o trajeto.
  • Poncho para chuva. Se você estiver viajando durante a estação chuvosa (dezembro – abril), certifique-se de trazer isto em sua mochila, já que pode chover a qualquer momento.
  • Botas de caminhada ou tênis confortáveis. Embora as botas de caminhada sejam a melhor opção, nem todos irão fazer várias trilhas durante suas aventuras pelo Peru. Se for o seu caso, existe a opção para alugar ou comprá-las em qualquer loja de equipamentos de trekking em Cusco. Por outro lado, tênis bons e confortáveis farão bem este trabalho!
  • Proteção solar. Certifique-se de trazer protetor solar e aplicá-lo a cada 45-50 minutos. Além disso, não esqueça seus óculos de Sol e chapéu no hotel! O Sol pode ser bem agressivo nesta elevação.
  • Passaporte. Sempre leve sua identificação pessoal com você.
  • Repelente de inseto e pós-picada. Estes itens e a proteção solar serão seus melhores amigos durante a trilha.

Se você estiver visitando Machu Picchu entre outubro e março, certifique-se de estar preparado para a chuva com camadas finas de roupas. A temperatura pode se elevar durante a estação chuvosa, mas o clima é imprevisível durante este período. Confira nossa matéria sobre qual a melhor época para visitar Machu Picchu.

Como reservar os ingressos para esta trilha?

Para reservar o ingresso para qualquer uma destas montanhas, você precisará fazer o processo com pelo menos 6 meses de antecedência. Note que, se você não estiver viajando durante o período de alta turística (junho – outubro), você irá precisar se planejar, devido à alta demanda para estas atrações.

Nós, como viajantes, sabemos da dificuldade que pode ser planejar uma viagem sem auxílio. Portanto, na Viagens Machu Picchu, queremos que você não tenha este estresse, por isso, providenciamos tudo que você precisa para ter uma experiência única durante sua viagem ao Peru.

Se você deseja mais informações sobre todas as diferentes coisas para fazer em nosso maravilhoso país, então confira nossos pacotes de viagem e comece a planejar a viagem da sua vida!

Deixe uma resposta