O que fazer em Aguas Calientes

Aguas Calientes é uma pequena cidade localizada no coração da selva alta peruana, cercada por montanhas imponentes, atravessada por dois rios e guardada pelo Santuário Histórico de Machu Picchu. Então, a região oferece uma imersão completa na natureza local e aqui te contaremos tudo sobre isso.

Ainda que a maioria dos viajantes costumem subestimar esta linda cidade e que poucas agências de viagens promovam a real autenticidade deste destino, gostaríamos de te dar mais opções do que fazer em nosso país e em Aguas Calientes, para que você planeje uma viagem de acordo com seus interesses.

Machu Picchu pode ser a principal atração no local, mas recomendamos fortemente passar pelo menos uma noite em Aguas Calientes após fazer seu tour pelo Vale Sagrado dos Incas, para que você possa conhecer um pouco mais da cidadela Inca e seus arredores no próximo dia.

Incentivamos que você aproveite ao máximo sua estada! Dessa forma, você poderá conhecer alguns lugares especiais não somente em Aguas Calientes, mas de todo o Peru, de forma geral. E aí, está pronto para saber mais? Então, vamos lá!

1. Relaxe nas Fontes Termais de Aguas Calientes

Qual a melhor forma de terminar um dia cheio de passeios senão com um banho relaxante nos banhos termais de Aguas Calientes? Este atrativo consiste em um grupo de piscinas termo-medicinais localizadas a 800 metros da praça principal de Machu Picchu Pueblo.

As temperaturas destas lagoas ricas em minerais variam entre 38ºC e 46ºC. Elas são reconhecidas por suas propriedades terapêuticas que ajudam na liberação de estresse e de toxinas, aumentam o metabolismo e previnem hipertensão arterial.

A água surge de canais subterrâneos conduzidos a estas piscinas. Sua principal característica é a suave cor amarela, que pode dar a impressão de que a água está suja, embora isso ocorra por sua composição química, sendo que o elemento principal que colabora para esta coloração é o enxofre.

Embora as piscinas não sejam largas e fundas o suficiente para nadar, elas certamente te ajudam a relaxar a mente e se conectar ainda mais com a natureza.

Se você está imaginando quais são as instalações do local, o complexo oferece uma infraestrutura básica com vestiários, chuveiros, banheiros e uma cafeteria. Este atrativo é pago e fica aberto de segunda-feira a domingo, das 5h às 20h.

2. Se conecte com a natureza nos Jardines de Mandor

Para aqueles que buscam mergulhar na exuberância da natureza desta autêntica região, recomendamos fortemente que você  pague a visita a esta Reserva Ecológica. O local está situado a 3,5 km de distância de Aguas Calientes, aos pés da Montanha Huayna Picchu.

Estes jardins foram adquiridos por uma família na década de 1960, mas foi somente no final da década de 1990 que os donos decidiram abrir as portas deste atrativo ao público. Eles visam a preservação do ecossistema e de seus arredores. 

Aguas Calientes está localizado em um dos locais mais privilegiados do Peru, no limite entre a selva e os Andes, também conhecido como a “Fronteira da Montanha”. A natureza próspera da região é reconhecida como um cenário de conto-de-fadas da vida real por inúmeros visitantes, um cenário autêntico que você não pode deixar de conhecer. 

Caso você não saiba, a região de Machu Picchu foi escolhida como o Melhor Destino Verde do Mundo em 2012, graças às suas paisagens fascinantes que são adequadas a uma enorme diversidade de vida selvagem. Existem cerca de 2.354 espécies de plantas documentadas, incluindo 400 tipos de orquídeas. Os Jardines de Mandor estão localizados a cerca de 3 quilômetros de Machu Picchu Pueblo.

3. Visite o Museu Machu Picchu

 Também conhecido como Museu de Sitio Manuel Chavez Ballon, está localizado a um quilômetros de Machu Picchu. O atrativo foi construído na década de 1960 com o propósito de exibir todos os detalhes culturais da Cidadela Inca.

O museu possui uma coleção de peças arqueológicas que foram encontradas no sítio arqueológico. Algumas destas peças foram enviadas à Universidade de Yale para serem estudadas e, mais tarde, retornaram ao Peru.

O Museu Machu Picchu possui 7 salas de exibição, permitindo que o visitante faça uma viagem no tempo enquanto passa por cada galeria:

  • Machu Picchu – A Cidade entre a Névoa
  • Na Máquina do Tempo
  • Espalhando história. Um dia na vida de Machu Picchu.
  • Entrelaçando Amazônia e Andes.
  • Entre Artefatos e Evidências.
  • Formas de sentir Machu Picchu.
  • Ecologia, flora e fauna do Santuário Histórico de Machu Picchu.

Além disso, para complementar toda a experiência, o museu oferece um Jardim Botânico, onde buscam preservar a flora e fauna local. O jardim possui centenas de espécies de plantas, incluindo algumas das várias orquídeas da região, um cenário natural autêntico que certamente você não pode perder.

O museu está localizado na região de Aguas Calientes, a uma caminhada de 30 minutos da cidade, próximo a Puente Ruinas. Você pode facilmente chegar ao local à pé indo em direção a Hidroeléctrica.

4. Confira o Borboletário de Machu Picchu

Sem sombra de dúvidas, a extensa biodiversidade que rodeia Machu Picchu é incomparável, já que possui diferentes tipos de plantas, animais e cerca de 500 espécies de borboletas. Existe um local situado a apenas 15 minutos de Aguas Calientes, chamado Wasi Pillpi, que significa “Fazenda de Borboletas” em Quechua.

Se você deseja aprender mais sobre a diversidade natural desta região, este lugar singular possui cerca de 400 espécies de borboletas, onde os voluntários te levam em um tour guiado por todo o recinto, mostrando a importância destes belos insetos dentro do ecossistema.

Esta “fazenda” de borboletas é dirigida por Leonardo Serrano Gutierrez e um grupo de voluntários que buscam a preservação e proteção das diferentes espécies de borboletas da região. De acordo com alguns estudos, cerca de 100 espécies são endêmicas de Machu Picchu e outras são conhecidas no restante do mundo e do Peru.

Este lugar permite que você tenha um vislumbre do ciclo de vida destes Lepidópteros, começando dos ovos até que tenham idade o suficiente para serem finalmente liberados em seus habitats.

5. Escale a Montanha Putucusi

A imponente Montanha Putucusi está localizada a poucos minutos de Aguas Calientes. Está situada a uma altitude de 2.560 metros acima do nível do mar, oferecendo uma vista fascinante de Machu Picchu e dos arredores.

Embora Putucusi seja a menor montanha que cerca a Cidadela Inca, o local oferece uma ótima visão do sítio arqueológico, um mirante natural de Machu Picchu Pueblo. Atualmente, a montanha está fechada até segunda ordem.

A trilha até o topo é muito desafiadora, especialmente porque você terá de subir uma escada de madeira para chegar até o cume. É válido mencionar que não há taxa de ingresso para escalar esta montanha. Além disso, não recomendamos fazer esta trilha durante a estação chuvosa ou sem um guia.

Como você pode ver, Aguas Calientes pode ser menor e projetada para os visitantes de Machu Picchu, mas ainda possui algumas atividades emocionantes, onde a natureza é predominante em todas elas.

Queremos que você aproveite ao máximo a sua experiência no Peru, por isso, preparamos os roteiros de viagem perfeitos para que você se inspire para suas próximas férias. Certifique-se de conferi-los enquanto está aqui!

Deixe uma resposta