Como chegar no Lago Titicaca

Escolher a melhor opção de transporte para sua viagem pelo Peru irá depender completamente dos destinos e atrações que você gostaria de visitar e, se o Lago Titicaca está na sua lista de desejos, então você encontrou a matéria certa para te ajudar!

Para aqueles que talvez não saibam, este corpo d’água imenso está localizado no sul do Peru, fazendo fronteira com a Bolívia, então é importante ter noção de que este destino está bastante distante da capital do país, mas é próximo de algumas das cidades mais importantes do Peru, como Cusco e Arequipa.

Felizmente, preparamos este guia para te mostrar todas as alternativas para chegar a esta maravilha natural conhecida por ser o berço de algumas das culturas mais antigas do Peru. Então, se você gostaria de aproveitar ao máximo sua viagem, independentemente da extensão de seu roteiro, aqui reunimos algumas das dicas para que você possa construir o itinerário perfeito.

Pouco tempo disponível? Pegue um voo!

A grande extensão do território peruano torna difícil viajar via terrestre com um roteiro curto, desta forma, um voo pode ser a opção mais adequada para aqueles que precisam economizar tempo enquanto visitam este destino de viagem único e singular. 

Entretanto, o aeroporto mais próximo ao Lago Titicaca está localizado em Juliaca, uma cidade nas altas terras andinas, situado a 1 hora de Puno, a cidade que abriga o lago no lado peruano. Você pode reservar um voo saindo de Lima, Cusco e Arequipa, e depois terá de conseguir um táxi que poderá te levar até o píer de Puno após chegar.

Queremos que você veja os prós e contras de cada meio de transporte e, quando se trata de avião, esta certamente é a forma mais rápida para chegar até lá e, além disso, também é uma opção razoavelmente acessível. Por outro lado, você irá perder alguns dos cenários mais incríveis dos Andes que só podem ser apreciados nas estradas.

Então, para deixar tudo claro, recomendamos pegar um voo, caso você tenha pouco tempo e não tenha outra forma para viajar. Mas também trouxemos outras ótimas possibilidades para você!

Viajando com estilo? Confira este trem para o Lago Titicaca

Embora viajar de trem não seja a forma mais comum no Peru, a companhia ferroviária, PeruRail, possui um dos trens e vagões mais luxuosos do mundo. O Belmond Andean Explorer é descrito como a viagem de trem mais bonita da América do Sul e está entre os 10 melhores do mundo.

Estes vagões com estilo vintage clássico permitem que os passageiros se sintam como se fossem parte dos impressionantes cenários naturais dos Andes. onde cada janela é perfeitamente desenhada para encapsular e emoldurar as paisagens inspiradoras.

Esta luxuosa viagem de trem também é complementada com uma experiência de jantar fino com pratos preparados com ingredientes frescos locais, recheada com os coquetéis mais deliciosos, melodias doces de piano e um vagão-spa. Cada elemento no Andean Explorer será um convite para relaxar e desfrutar de um passeio de trem inesquecível  pelas místicas montanhas dos Andes. 

Você pode embarcar no Belmond Andean Explorer indo de Cusco para Puno ou, até mesmo, saindo de Arequipa ou vice-versa. É válido mencionar que a viagem de trem não é tão rápida no Peru em comparação com as viagens realizadas na Europa, mas esta opção de transporte é cuidadosamente pensada para aqueles que desejam uma experiência mais luxuosa pelas terras peruanas.

Além disso, os passeios de trem são agendados, exclusivamente, para três vezes por semana, embora isso possa sofrer alterações, devido às atuais regulações relacionadas ao COVID-19.

O Andean Explorer é uma opção mais cara para chegar ao Lago Titicaca, mas é uma das formas perfeitas para apreciar completamente os cenários naturais da região. Além do que este transporte alternativo leva mais tempo para ir de um lugar a outro, neste caso, de Cusco para Puno ou de Arequipa para Puno.

Possui tempo para várias paradas? Viajar de ônibus pode ser o melhor para você!

Se seu roteiro de viagem te leva por diferentes lugares no Peru, então você pode considerar fazer viagens de ônibus para cada destino. O Peru possui uma grande extensão territorial e existem inúmeras atrações para visitar entre Lima e Cusco, entre elas está o Lago Titicaca.

Então, caso você tenha tempo para isso, aqui está uma matéria para que você possa aprender como explorar o sul do Peru. Por outro lado, o Lago Titicaca é facilmente acessível saindo de Arequipa e Cusco, aqui reunimos algumas das opções de roteiro para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência:

  • Arequipa para Lago Titicaca
    Se Arequipa está em sua lista de desejos, então você vai gostar de saber que você pode chegar à cidade de Puno de ônibus, enquanto também conhece belas paisagens do Cânion Colca e seus arredores.Para aqueles que não têm um roteiro curto, você pode facilmente fazer um tour de dois dias pelo Cânion Colca, aprender sobre a cultura na cidade de Chivay e depois seguir a todo vapor para Puno e Lago Titicaca. Saiba mais sobre esta experiência aqui.

    No entanto, se sua meta é economizar tempo entre estes dois destinos, então você pode facilmente fazer uma viagem direta saindo de Arequipa para Puno. A viagem de ônibus levará cerca de 8 horas, permitindo que você possa explorar o lago já no momento da chegada, a depender do horário.

  • Cusco para Lago Titicaca
    Para aqueles que possuem um roteiro apertado, esta seria a coisa mais razoável a se fazer, uma vez que você pode pegar um voo de Lima para Cusco, visitar os pontos turísticos da região e continuar a todo vapor até o Lago Titicaca com o Tour Ruta del Sol.

    Dessa forma, você não só poderá visitar o maior e mais alto lago navegável do mundo, mas também algumas das estruturas coloniais, Inca e pré-Inca mais interessantes do país ao longo do caminho, sem esquecer dos cenários montanhosos fascinantes da região.Uma pernoite no ônibus de Cusco para Puno levará cerca de 7 horas e, se você pegar a Ruta del Sol, levará cerca de 10 horas para chegar até o destino, mas você terá uma experiência completa e singular por um preço acessível!

Então, independentemente da opção de transporte escolhida, existem inúmeras coisas para fazer pelo caminho, mas poucas agências de viagem falam a respeito. Portanto, preparamos um guia especial para o caso de você estar procurando viajar além do óbvio no Peru.

Visão Geral

  • Se você possui um roteiro curto, a forma mais razoável para chegar ao Lago Titicaca seria de avião. Dessa forma, você terá mais tempo para aproveitar e aprender mais sobre esta maravilha natural e polo cultural.
  • Se viajar com estilo e conforto é seu principal objetivo, o luxuoso Belmond Andean Explorer é a opção certa! Com esta viagem de trem você ficará completamente imerso em cenários cheios de paz dos Andes e você poderá visitar dois destinos, se desejar. 
  • Se seu roteiro te leva para vários lugares, viajar de ônibus pode ser a melhor opção. Esta alternativa de transporte irá te permitir economizar dinheiro e conhecer muito mais do Peru sem perder nenhuma paisagem no caminho.

Então sim, Puno é facilmente acessível e vale completamente a pena visitar o Lago Titicaca! Se você gostaria de ter uma ideia de como construir o roteiro certo para você, confira nossos pacotes de viagem ao Peru ou entre em contato conosco para mais informações.

Deixe uma resposta