O que Fazer em Arequipa: Tudo que Você precisa Saber sobre a Cidade para programar sua Viagem!

As cidades mais procuradas para turismo no Peru, sem dúvidas, são Cusco e Lima, uma por a capital do império Inca e estar próxima de Machu Picchu, outra por ser a capital do país e oferecer aos turistas diversas e distintas atrações. Agora, o que pouca gente sabe é que Arequipa, outra cidade peruana, também tem muito a oferecer: rodeada por vulcões, a cidade é uma das maiores do Peru e tem monumentos históricos, museus, praças, restaurantes, arquitetura impressionante e seus arredores possuem atrações com paisagens naturais incríveis. Aqui você verá porque Arequipa merece estar no seu roteiro de viagem para o Peru.

∴ Informações e curiosidades sobre a cidade de Arequipa no Peru

A cidade também é conhecida como a “cidade branca do Peru”, pois suas construções são todas feitas de silhar, uma pedra vulcânica branca, característica da região. Arequipa está a mil quilômetros de distância de Lima e a mais de 2.300 metros de altitude. Foi fundada em 1540 e posteriormente foi nomeada patrimônio da Humanidade pela Unesco. Se nome tem origem quéchua e significa “detrás do morro”, fazendo referência ao vulcão Misti, que fica próximo e pode ser visto de quase todos os lugares da cidade. Tem a segunda maior população do Peru e é também o segundo maior centro econômico do país. A melhor época para visitar Arequipa é entre abril e novembro, época de seca em todo o país. O clima de Arequipa varia de 7 a 21 graus, dependendo da estação.

∴ O que fazer em Arequipa? Veja as principais atrações turísticas da cidade

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre este destino encantador, está na hora conhecer os principais pontos turísticos da cidade, aqueles lugares que não podem ficar de fora da sua viagem.

∴ Praça de Armas de Arequipa

O centro histórico de Arequipa é uma atração à parte, principalmente por sua arquitetura. A praça é o ponto principal, e é considerada uma das mais bonitas de todo o país, com jardins e chafarizes e claro, a conhecida catedral de Arequipa ao fundo, construída com influência europeia e também feita de silhar, uma pedra vulcânica. Existem também três portais em torno da praça, indicando leste, sul e oeste.

∴ Monastério de Santa Catalina

O local também é conhecido como Convento de Santa Catalina, possui mais de 4 séculos de existência e é, atualmente, um dos passeios mais impressionantes para se fazer na cidade. No ano de 1970 o monastério abriu suas portas para os turistas, que agora encontram ali um museu, com pinturas e outras peças.

∴ Mirador de Carmem Alto

Este mirante está a apenas 2,5km da Praça Principal e um ótimo ponto para ver Arequipa de cima, contemplando a vista dos vulcões que rodeiam a cidade. Quem visita o lugar também tem a oportunidade de experimentar alguns sucos tradicionais, com frutas típicas, vendidos em barracas próximas.

∴ Museu dos Santuários Andinos da Universidade Santa Maria

Este é um passeio para os apaixonados por aprender mãos da história do lugar visitado. Aqui neste museu você encontra peças que ajudam a compor a história de santuários que foram encontrados nos vulcões. Uma das peças mais importantes do museu é a Múmia Juanita, em estado de conservação impressionante, foi encontrada no vulcão Ampato e acredita-se que tenha sido sacrificada em um ritual aos deuses. Com o intuito de preservar este achado tão relevante para a história, a múmia fica exposta apenas entra maio e dezembro. O museu dos Santuários Andinos em Arequipa, fica aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h e domingos das 9h às 15h, a entrada custa 20 soles (moeda peruana).

∴ Gastronomia local

Não é à toa que o Peru é conhecido por ter uma das melhores gastronomias do mundo, por isso, em todas as regiões é possível encontrar excelentes opções de restaurantes para aproveitar o melhor da cozinha tipicamente peruana. Em Arequipa não é diferente, ao redor da praça principal estão os principais bares, restaurantes e cafés, mas existem ótimos lugares para comer espalhados por toda a cidade. Uma das características mais marcantes da cozinha local arequipenha é que os pratos costumam ser mais apimentados.
Não deixe de passear pelos restaurantes locais e também aproveite nosso pacote gastronômico.

Principais pontos turísticos nos arredores de Arequipa

∴ Cânion del Colca

Quem vai a Arequipa não pode perder a chance de visitar o Vale del Colca, que fica a aproximadamente 165km da cidade. É um lugar impressionante, localizado a 3.600 metros de altitude, com mais de 100 km de extensão, sendo um dos vales mais profundos do mundo.
A geografia do local é de tirar o fôlego. Você verá de perto enormes paredões que servem de moldura para o Rio Colca, montanhas e muito mais.

∴ Mirador del Condor

Condor é uma das maiores aves do mundo, chegando a ter 3 metros de envergadura. Esses animais são símbolo dos Andes, considerados sagrados pela civilização Inca, e fazem do Cânion del Colca a sua casa. No Mirante do Condor, é possível observar de perto o voo deste gigantes andinos.

∴ Como chegar em Arequipa?

Nossa dica extra sobre Arequipa é de como chegar até ela. Não existem voos diretos do Brasil para Arequipa, por isso é preciso fazer uma conexão em Lima e de lá embarcar para a cidade branca. Também existem ônibus que partem de quase todas as principais cidades do país, que podem ser uma opção mais econômica. Para que você viaje com tranquilidade e conforto, recomendamos que todos os passeios no Peru sejam reservados com antecedência. Caso você deseje conhecer várias cidades do país, a assistência de uma agência de viagens é ainda mais importante, para organizar a logística e os traslados, otimizando seu tempo durante a viagem.
Fale com nossos agentes e aproveite a nossa promoção de viagem para o Peru.
Continue lendo sobre os principais destinos do Peru no nosso blog.

Deixe uma resposta