Dica do que Fazer em Aguas Calientes antes de Conhecer Machu Picchu

Aguas Calientes é um povoado que fica aos pés do santuário de Machu Picchu, a pequena cidade é a porta de entrada para a cidadela e, portanto, é passagem obrigatória para todos os visitantes. Tem pouco mais de 6 mil habitantes e recebe cerca de 3 mil turistas por dia. Aguas Calientes está a aproximadamente 2.040 metros de altitude acima do nível do mar e está a 110km de da cidade de Cusco. Possui ótima infraestrutura para o turismo, com hotéis luxuosos, pousadas, restaurantes, locais para compras e muito mais. E é sobre isso que vamos falar neste post: as principais atrações de Aguas Calientes e o que fazer neste povoado em meio as montanhas. Podemos garantir que existem várias opções além de Machu Picchu.

∴ Como chegar em Aguas Calientes?

Antes de falar sobre os pontos turísticos de Machu Picchu Pueblo (como também é conhecida), vamos tirar uma dúvida frequentes de muitos viajantes: como chegar em Aguas Calientes. Existem apenas dois jeitos de chegar no povoado: caminhando por trilhas ou de trem. Para os mais aventureiros, as trilhas são a melhor alternativa, mas é preciso levar em conta que são cansativas, algumas são mais curtas e outras podem levar dias, como a famosa Trilha Inca, que dura 4 dias e a Trilha Salkantay, que dura 5 dias. Já o trem, é o meio mais tradicional de chegar em Aguas Calientes, ideal para quem tem menos dias de viagem e prefere mais conforto. Existem duas empresas que prestam serviços ferroviários no Peru e ambas oferecem desde de trens mais simples até vagões luxuosos, com serviços de bordo exclusivos, como é o caso do trem Belmond Hiram Bingham. Todos os nossos pacotes incluem o trem para Machu Picchu e também temos opções com experiências incríveis percorrendo as principais trilhas dos andes peruanos.

∴ O que fazer em Aguas Calientes?

Agora que você já sabe como chegar em Aguas Calientes, vamos te apresentar os principais pontos turísticos do vilarejo. Olha só:

1- Banhos termais em Aguas Calientes

Este é o ponto turístico que dá nome a cidade. São poços termais que chegam a ter até 46 graus de temperatura e que possuem propriedades medicinais, ótimo passeio para quem precisa descansar e relaxar. O local fica bem próximo do centro do povoado e está aberto até as 20h. Tem banheiros e lanchonete. É necessário pagar entrada.

2- Artesanato em Aguas Calientes

O artesanato peruano é um dos símbolos da cultura do país e pode ser encontrado em vários lugares. Em Aguas Calientes existe um mercado de artesanato, ótimo para fazer compras e garantir uma lembrança da viagem. No local é possível encontrar objetos de decoração, feitos em madeira e pedras, diversas peças de roupas típicas peruanas, feitas com lãs de alpaca. Além disso, produtos medicinais, como a folha de coca, recomendada para evitar o mal da altitude, produtos religiosos, entre tantas outras coisas, podem ser encontrados por lá.

3- Passeio pelo centro de Aguas Calientes

Assim como no centro de grandes cidades, é no centrinho do povoado que você encontrará os melhores restaurantes, hotéis, lojas de artesanato, a igreja Virgem del Camen e, claro, a praça principal, chamada de Plaza Manco Capac, onde está localizada a imagem de Manco Capac e Mama Occlo, personagens do império Inca, ponto especial para tirar foto na placa onde se lê “Bienvenido a Machu Picchu”.

4- Museu do Sítio Manuel Chavez Ballon

O museu está a 25 minutos do povoado de Aguas Calientes. Tal distância faz com que ele não seja tão conhecido e que nem sempre dê para encaixa-lo no roteiro de viagem. O local é conhecido como a antiga estação ferroviária e fica no caminho para Machu Picchu. Se você gosta de história e se interessa pela cultura Inca, este é um passeio ideal. As peças em exposição, em sua maioria, foram descobertas durantes escavações arqueológicas feitas em Machu Picchu. Sem dúvidas, vale a pena se programar para visitar este museu.

Além destes pontos turísticos, aproveite seu tempo no povoado para andar e explorar os arredores. Aguas Calientes por si só já um atrativo, devido a sua localização privilegiada em meio as montanhas e nas margens do Rio Urubamba, que é o “personagem” principal de todo o Vale Sagrado dos Incas. Não deixe também de experimentar a gastronomia local peruana, nos diversos bares, cafés e restaurantes de Aguas Calientes, sempre com pratos saborosos e ótimo preço.

∴ Como ir de Aguas Calientes para Machu Picchu? 

Existem duas maneiras de chegar até Machu Picchu, partindo de Aguas Calientes: a pé ou de ônibus. O ônibus é o jeito mais fácil e rápido, mas também o mais caro. O trajeto dura aproximadamente 30 minutos passando por uma estrada cheia de curvas e subidas. Para quem prefere caminhar, também precisa estar preparado para as subidas e para um percurso de cerca de 1h30. A recomendação é que todos os passeios e tickets, principalmente o ingresso para Machu Picchu, sejam comprados com bastante antecedência. Para conhecer a cidadela Inca a logística é um pouco mais complicada, portanto, consulte quem é especialista no assunto e viaje com segurança. Nos pacotes da Viagens Machu Picchu, por exemplo, todos os ingressos já estão inclusos, bem como as passagens de trens e do ônibus para Machu Picchu.

∴ Outras dicas e recomendações para visitar Aguas Calientes

Você terá a opção de fazer o percurso até Machu Picchu em 2 dias, com pernoite em Aguas Calientes, que é o mais recomendável, ou fazer todo o percurso, saindo de Cusco e retornando a Cusco, em um único dia, que a opção mais cansativa. Para quem faz a viagem de trem e opta por pernoitar em Aguas Calientes é importante estar atento a um detalhe: a política de bagagem das empresas. Nos trens é permitido levar apenas 5kg de bagagem, ou seja, uma mala pequena. Portanto, sua bagagem maior deverá ficar no hotel, em segurança, enquanto realiza o passeio para Machu Picchu. A melhor época para visitar Machu Picchu é de abril a novembro, mas por se tratar de uma região de selva, quente e úmida, pode chover o ano todo. A temperatura de Aguas Calientes varia de 8 a 22 graus, portanto leve roupas confortáveis e leves. Utilize também bons calçados, pois a visitação dentro Machu Picchu é feita toda a pé.
Por ser a cidade porta de entrada para Machu Picchu, com certeza você passará por ela durante a sua viagem, por isso, aproveite nossas dicas para apreciar o que Aguas Calientes tem de melhor.

Para outras dúvidas e dicas sobre os principais destinos turísticos do Peru, continue lendo nosso blog e também conheça nossos pacotes para Machu Picchu.

2 Comentários

  1. Mara Sueli Simão Moraes diesse: Responder

    Vcs teriam o ingresso para entrar, no dia 01.10 ou 02.10. Preciso de 3.

    1. Blog Viagens Machu Picchu diesse: Responder

      Olá, Mara! Entre em contato diretamente com a nossa equipe de vendas clicando AQUI. Será um prazer te atender!

Deixe uma resposta