O que Fazer em Paracas: Veja Dicas e Informações Para o Passeio!

Já ouviu falar da Reserva Nacional de Paracas? É um lugar que fica ao sul da cidade de Lima, cerca de 260km de distância da capital e é abrigo de fauna e flora abundantes. É uma das reservas mais importantes do Peru, com paisagens de tirar o fôlego, de natureza intocada, onde o mar e o deserto se encontram, proporcionando um contraste lindo e diferente. Se você vai a Lima, este lugar com certeza merece estar no roteiro de viagem para o Peru, principalmente se você gosta de contato com a natureza e de história. Quando você pensa em turismo no Peru, obviamente Paracas não vem a sua mente, e é bem por isso que você precisa conhecer este lugar e se surpreender com tudo que a região tem a oferecer. Mas claro que por ainda ser pouco conhecido, é normal que você não saiba muitas informações sobre Paracas e a Reserva Nacional, e é por isso que fizemos essa matéria, para te ajudar a planejar a sua viagem e mostrar como este é mais um lugar especial em terras peruanas. Vamos juntos conhecer Paracas? Continue lendo!

∴ Informações sobre a cidade de Paracas

Nem só de natureza exuberante este lugar é formado, aqui também é possível aprender e ter acesso a história de civilizações muito antigas, da era pre-incaica, como a civilização Paracas, que dá nome ao lugar e que dominou o Peru por muito tempo. Paracas ainda é uma cidade pequena, que não reserva tantas atrações turísticas, mas que encanta pela história e biodiversidade, que já fazem o passeio valer a pena. Aqui estão alguns sítios arqueológicos, geoglifos e outros tesouros culturais. Um fato curioso e triste sobre o lugar é que em 2007 a região foi afetada um forte terremoto que causou destruição quase completa da cidade de Paracas. Os tremores arruinaram um importante museu local que continha peças de grande valor histórico e que se encontra fechado para visitação até hoje. Além disso, até as formações rochosas e falésias características da costa do litoral não resistiram aos impactos do terremoto.

∴ Principais pontos turísticos de Paracas

Você deve estar se perguntando: mas afinal, o que fazer em Paracas? Não se preocupe que vamos tirar todas as suas dúvidas. Preparamos uma lista de lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.

• Ilhas Ballestas: consideradas como um dos principais pontos turísticos de toda a região, as Ilhas Ballestas são um conjunto de pequenas ilhas que são o refúgio de inúmeras espécies de animais marinhos, entre eles golfinhos, pinguins de Humboldt e leões marinhos e também é rota de passagem de diversas aves que param nas pedras e formações rochosas para acasalar. Ao todo são mais de 200 espécies que vivem ali e que compõem o cenário de beleza indescritível. Para realizar o passeio nas Ilhas Ballestas é preciso ir de barco, navegando cerca de 1 hora e meia mar adentro.

• O Candelabro: no mesmo tour pelas Ilhas Ballestas a embarcação leva os turistas para conhecer outro ponto turístico histórico de Paracas, chamado o “Candelabro”, que é um geoglifo, ou seja, uma imagem gigantesca desenhada no solo. Esta figura tem cerca de 170 metros de comprimento e 54 metros de largura e até hoje não sabem ao certo seu significado, nem sua origem ou como foi feito. Uma atração interessante e cheia de mistério em meio a paisagem desértica da região, que faz lembrar, em muitos aspectos, as misteriosas Linhas de Nazca.

• Reserva Nacional de Paracas: esta é uma área protegida pela ANP (Áreas Naturais Protegidas), entidade peruana que preserva espaços naturais, sendo a principal reserva do país, abrigando uma infinidade de animais e possuindo uma extensão equivalente a 335 mil hectares. Aqui é possível observar a fauna nativa, vislumbrar a paisagem em mirantes pelo caminho e admirar este contraste único entre o Oceano Pacífico e o deserto peruano. Simplesmente imperdível!

∴ Outros passeios próximos a Paracas

Para complementar o seu roteiro de viagem no Peru, você também poderá acrescentar os seguintes lugares e passeios, que se encontram relativamente próximos a cidade de Paracas:

• Oásis de Huacachina: este é literalmente um oásis em meio as dunas do deserto peruano. Uma pequena vila se instalou em volta de uma lagoa e ali se encontram pousadas, bares, restaurantes e agências de viagem. Quem visita o Oasis de Huacachina tem a oportunidade de conhecer um lugar que mistura sossego e tranquilidade com aventura e adrenalina, através dos passeios de buggy e sandboard nas dunas.

• Linhas de Nazca: apesar da cidade de Nazca não ser tão próximo de Paracas, vale a pena estender seu roteiro e levar algumas horinhas para chegar neste fabuloso e misterioso destino. Fazendo o sobrevoo nas Linhas de Nazca é possível ver geoglifos feitos pela civilização que dá nome ao lugar. São figuras de diversos formatos, entre eles retratando animais como beija-flor, macaco e aranha. Não se sabe ao certo para que foram feitas, mas a ideia mais aceitável é que foram utilizadas como um enorme calendário astronômico ou então para cerimônias e rituais sagrados.

∴ Como chegar em Paracas

É possível fazer o trajeto Lima até Paracas de carro / ônibus, em uma viagem que leva em torno de 3h30m. O recomendado é que se contrate os serviços de agência de viagem especializada, para evitar qualquer tipo de contratempo ou transtorno. A logística entre os passeios no Peru não costuma ser das mais fáceis, por isso contratar quem entende do assunto facilita a viagem e deixa a experiência mais tranquila. Normalmente quem oferece o tour em Paracas já inclui no valor do passeio nas Ihas Ballestas, hospedagem em Paracas, todos os traslados e guiados. Ou seja, você viaja sem se preocupar com nenhum detalhe.

Pacote de viagem para o Peru incluindo Paracas

Se você gostou do que leu, certamente ficou interessado em acrescentar Paracas na sua viagem para o Peru, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um roteiro de 13 dias e 12 noites incluindo o tour em Paracas e Ilhas Ballestas, além de outros diversos destinos imperdíveis no país, como Arequipa, Cusco e Machu Picchu. Olha só nosso pacote “Peru a sua Medida

DIA 1: Chegada em Lima e traslado ao hotel.
DIA 2: City Tour em Lima Moderno e Colonial.
DIA 3: Lima – Paracas, Chegada e traslado – Tour Reserva Nacional de Paracas.
DIA 4: Paracas – Ilhas Ballestas – Huacachina e Nazca.-
DIA 5: Nazca – Sobrevoo das Linhas de Nazca – Arequipa.
DIA 6: Chegada em Arequipa – A tarde City Tour pela Cidade.
DIA 7: Saída de Arequipa e chegada em Puno.
DIA 8: Lago Titicaca – Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile.
DIA 9: Tour Rota do Sol – PunoCusco.
DIA 10: City Tour Arqueológico em Cusco | Guiado em Português.
DIA 11: Vale Sagrado dos Incas – Ollantaytambo e Águas Calientes | Guiado em Português.
DIA 12: Machu Picchu | Guiado privado em português – Cusco.
DIA 13: Traslado do hotel – Aeroporto de Cusco.

Para ver mais informações e detalhes deste pacote de viagem para o Peru, acesse nosso site e saiba como funciona o dia-a-dia do roteiro, tudo que está incluso e os valores. Esperamos que tenha gostado das informações e de tudo que viu por aqui. Temos certeza que Paracas e região é um passeio que irá te surpreender e encantar. Não deixe de conhecer este lugar de beleza única no mundo quando viajar para o Peru. Nós, da Viagens Machu Picchu, estamos sempre à disposição para te atender e programar a viagem dos seus sonhos. Entre em contato com nosso time de especialistas. Continue lendo nosso blog para saber mais informações dos melhores destinos do Peru.

Deixe uma resposta