O que há de especial no Lago Titicaca?

Para aqueles que já pesquisaram um pouco a respeito da América do Sul ou que já estiveram em nosso blog antes, é fácil falar do famoso Lago Titicaca, conhecido por ser o maior e mais alto lago navegável do mundo, já que está a quase 4.000 metros acima do nível do mar. 

Sua extensão é tão imensa que este gigante corpo d’água se divide entre dois países, a Bolívia e o Peru, onde encontra-se a maior parcela de sua área, por isso este é um dos destinos mais procurados por viajantes mochileiros. 

O Lago Titicaca encontra-se na região sul do território peruano, mais precisamente, é abrigado pela cidade de Puno, conhecida como a Capital Folclórica do Peru, que é ponto de partida para as aventuras pelo lago navegável mais alto do mundo, além de oferecer inúmeras experiências culturais, como algumas das maiores festividades peruanas, que aproximam ainda mais o viajante de nossa cultura.

Assim, se você já tem algum conhecimento sobre esta maravilha da natureza, será fácil responder à pergunta que intitula esta matéria. E pode ser até complicado saber por onde começar a contar as características que tornam o Lago Titicaca um lugar tão especial! 

Pensando nisso, resolvemos reunir os destaques deste lago gigante para dar asas à sua imaginação ao refletir sobre quantas experiências incríveis este destino pode agregar para sua bagagem de vida durante e após a realização do sonho de sua viagem pelo Peru. Está pronto para mergulhar em mais um destino com a Viagens Machu Picchu? Então, vamos lá!

Hospitalidade no Lago Titicaca

Como talvez você já saiba, o Lago Titicaca é conhecido não só pelo seu tamanho, mas também pelas oportunidades de passeio possíveis de realizar por suas águas. Em toda a sua extensão encontram-se pequenos povoados que carregam consigo tradições e costumes milenares, já que tratam-se de povos que habitam este local há séculos. 

Do lado peruano do lago, é possível encontrar ilhas como a Taquile, a Amantani e as famosas Ilhas Flutuantes de Uros. E é uma grande experiência poder embarcar em um dos barcos que cruzam o Titicaca e ir rumo a uma dessas preciosidades, enquanto aprecia algumas das mais bonitas paisagens do Peru. 

E o torna tudo ainda mais encantador é o contato com o povo que faz deste local seus lares, pois a troca possibilita por estes encontros permite que nos impressionemos não só com dimensão física do lago, mas com a dimensão ainda maior da cultura que resiste nele. 

Alguns dos moradores locais possuem experiência com a atividade turística e possuem uma hospitalidade incomparável, recebendo cada grupo de viajante e compartilhando um pouco mais sobre alguns aspectos que, para aqueles que chegam ao lago pela primeira vez, podem acreditar ser um mistério. 

Além disso, nestas experiências pelo Lago Titicaca é possível experimentar as delícias culinárias de cada povo, sendo que em alguns casos os alimentos são cultivados pelos próprios moradores, uma vez que não só o turismo faz parte de suas rotinas, como também a agricultura, a atividade têxtil e o artesanato. 

Certamente, você não irá se arrepender de fazer um passeio por este destino fascinante, seja um tour de meio período ou dia inteiro, é válido tirar um tempo para apreciar este local repleto de cultura, histórias e lendas. E para aqueles que pensam que somente um dia é muito pouco para vivenciar tudo isso, você também pode fazer uma experiência mais imersiva, mas você vai saber mais sobre isso adiante neste texto!

Costumes e tradições milenares

Já mencionamos anteriormente que os povos que habitam as ilhas ao longo do Lago Titicaca são descendentes de culturas milenares que surgiram e criaram suas raízes neste gigante corpo d’água. 

Por conta disso, são incontáveis os costumes que permaneceram com os moradores do lago durante todo este tempo, mesmo entre os fatos marcantes que ocorreram nos séculos de história local, que passaram por instabilidades políticas, conflitos, período de colonização, entre outros eventos.

Apesar disso, hoje encontra-se o resultado de muita resistência deste povo que luta para manter suas raízes culturais vivas, ainda que alguns aspectos tenham se perdido pelo caminho. Um dos pontos mais evidentes, por exemplo, é o idioma, que para alguns povos era o aymara, que se desgastou ao longo do tempo, mas atualmente muitos moradores falam apenas a língua quéchua, o que torna toda a experiência de troca mais interessante.

Gostou dessas curiosidades? Continue lendo, pois iremos trazer outros aspectos milenares da cultura no Lago Titicaca a seguir, temos certeza que você irá entender um pouco mais sobre o que faz deste um local tão especial. 

  • O Povo e as Ilhas Flutuantes de Uros
    Sem sombra de dúvidas, estas são as referências mais conhecidas sobre o Lago Titicaca. É incerto dizer exatamente quando este povo surgiu na história, mas sabe-se que possuem mais de 3.000 anos de registros nestas terras. O povo Uros é conhecido por sua capacidade de engenharia, que utiliza de um material diferente para construir não somente suas casas, como o próprio chão em que pisam.

    Você já deve ter ouvido falar das Ilhas Flutuantes de Uros, que formam um grupo de cerca de 100 ilhas artificiais construídas pelos Uros a partir da cana de totora, que é uma planta endêmica do lago que possui uma raiz fibrosa que auxilia na sustentação das construções. É muito interessante pensar em como esta habilidade foi passada por gerações e em um tour por este atrativo do lago você poderá aprender muito mais sobre isso com os próprios especialistas!

  • Celebração de Pachamama e Pachatata
    Em outro atrativo do Lago Titicaca encontramos a Ilha Amantani, considerada a mais importante do lago e com um dos cenários mais fascinantes. Parte destes cenários é composta por duas colinas, o Cerro Llaquistiti e o Cerro Coanos, que abrigam dois sítios arqueológicos. Ainda é difícil afirmar com certeza quais eram as funcionalidades, mas acredita-se que tenham sido centros cerimoniais de adoração à Mãe Terra (Pachamama) e ao Pai Céu (Pachatata).

    Esta tradição se manteve e, apesar dos sítios arqueológicos permanecerem fechados ao longo do ano, há uma data em que os moradores da ilha fazem uma celebração, em forma de ritual, em agradecimento à Terra e ao Céu. Nesta ocasião, até mesmo os visitantes podem participar deste momento único e apreciar o nascer do Sol a partir do Sítio Arqueológico de Pachamama.

Berço dos Incas?

Como se não bastassem todos os encantos naturais e culturais encontrados no Lago Titicaca, ainda há uma aura mítica que envolve todo o local, sendo a referência disto a lenda sobre a origem dos Incas. De acordo com a lenda de Manco Capac e Mama Ocllo, o lago foi o berço de onde emergiram os primeiros Incas neste mundo.

Ela conta que o Deus Sol Inti enviou um casal à terra para acabar com a tristeza dos homens, sendo este casal Manco Capac, que teria o intuito de ensinar aos homens a agricultura e a engenharia, e Mama Ocllo, que deveria ensinar às mulheres como tecer. 

E ao virem para a terra deveriam civilizar o planeta a partir de uma terra próspera e iniciar um império que fizesse cultos em seu prol. Ao serem enviados a terra, o casal teria surgido das águas do gigante Lago Titicaca, o que o tornaria o berço da famosa civilização Inca.

E se você ainda não está convencido sobre tudo que torna este atrativo um lugar tão especial, trazemos mais uma experiência que torna toda a viagem algo ainda mais único e particular. 

Turismo vivencial na Ilha Amantani

Para aqueles que gostam de experiências imersivas e culturalmente ricas, este é o caminho certo! Além dos tours de um dia ou meio período pelo Lago Titicaca, ainda oferecemos uma vivência que irá te aproximar muito mais da rotina dos moradores desta bela maravilha da natureza. 

Na oportunidade de Hospedagem na Ilha Amantani, você poderá visitar as Ilhas Flutuantes de Uros e aprender um pouco sobre o que os moradores locais compartilharem sobre sua cultura, depois irá realizar um passeio de barco até Amantani, onde irá passar o restante da tarde apreciando as paisagens e os sítios arqueológicos locais e à noite participará de um delicioso jantar familiar e de celebrações de boas-vindas.

No dia seguinte pela manhã, você partirá para a Ilha Taquile, onde conhecerá outros aspectos culturais dos povos do Lago Titicaca e depois retornará para Puno. Este é um passeio incrível, no qual você poderá conhecer e se aproximar ainda mais da cultura e das pessoas de nosso país, compreendendo mais o que torna o Lago Titicaca tão especial!

Gostou de tudo que viu até aqui? Então, não deixe de conhecer nossos pacotes para o Lago Titicaca e muitos outros destinos do Peru. Inspire-se para sua próxima viagem e entre em contato conosco para começarmos a planejar a realização deste sonho!

2 Comentários

  1. Estela Malheiro Bueno de Camargo diesse: Responder

    Bom dia!
    Gostaria muito de conhecer o Titicaca!
    Vcs podem me enviar mais detalhes da viagem?
    Datas, valores, etc…
    Obrigada

    1. Blog Viagens Machu Picchu diesse: Responder

      Olá, acesse nosso site para mais informações https://www.viagensmachupicchu.com.br/pacotes

Deixe uma resposta