Encantos de Puno, Peru, além do Lago Titicaca

Puno encontra-se na região sudeste do Peru, esta cidade possui o grande privilégio de estar às margens do lago navegável mais alto do mundo, chamado de Lago Titicaca, e por este motivo é muito conhecida pelos visitantes que chegam até lá para os passeios por uma das principais maravilhas naturais do país. 

Entretanto, o fascínio gerado pelo interesse em conhecer o lago muitas vezes pode tornar difícil a percepção da riqueza de Puno, que extrapola as questões naturais e abriga um povo encantador, cheio de cores, cultura e um espírito festivo que, algumas vezes por ano, tomam suas ruas. 

Não à toa, esta cidade é conhecida como a Capital Folclórica do Peru, e faz jus a isso devido à preservação da cultura local que manteve-se praticamente intocada ao longo de tantos séculos. É interessante ressaltar que a herança cultural do povo de Puno advém de uma cultura que habitou o Lago Titicaca, conhecidos como os aymara. É claro que este gigante corpo d’água exerceu e ainda possui muita influência nesta cidade.

Sabemos que muitos viajantes que escolhem o Peru como seu destino na América do Sul buscam conhecer o país além do óbvio e, como conhecemos bem a importância e o valor cultural de cada canto das antigas terras dos Incas, imaginamos que seria um grande desperdício passar por Puno sem explorar um pouco mais deste destino, que pode ser surpreendente, em seu roteiro e que certamente irá te encantar! 

Por isso, continue lendo, permita-se conhecer um dos destinos fascinantes do Peru e apaixonar-se pelos encantos de Puno, além do Lago Titicaca.

O que fazer em Puno no Peru

Como dissemos anteriormente, Puno é um destino que vale a pena ser conhecido e explorado para além do maior lago navegável do mundo. Apesar de não ser o foco principal dentro de roteiros de viagem para o Peru, tanto a cidade quanto a região como um todo apresentam atrativos incríveis para visitar e conhecer mais sobre a cultura peruana. 

Pensando nisso, aqui estão reunidos alguns dos principais pontos turísticos e características de Puno que você precisa dar atenção enquanto estiver passando por aqui. Se você ama história, cultura e festividades, então está no lugar certo! Vamos conhecer um pouco mais sobre este destino?

1. Parque Pino

O Parque Pino é uma praça da cidade, próxima à Plaza de Armas, construída no início do século XX em homenagem ao herói da guerra contra o Chile, o Dr. Manuel Pino. Este é um espaço público que promove a concentração de pessoas advindas por diversos motivos, já que este é um local para relaxar, apreciar a paisagem ou simplesmente passear. Além disso, nos arredores do parque é possível encontrar pontos como o Santuário Virgen de la Candelaria e a Escola Nacional San Carlos.

 


2. Museo Carlos Dreyer

Para os apreciadores de arte e história, ou pessoas curiosas sobre diferentes aspectos do Peru, o Museu Carlos Dreyer é uma parada certa! Este museu abriga artefatos da antiguidade que fascinam a todos que visitam este atrativo, já que o acervo do local é composto por joias, tecidos pré-colombianos, objetos pré-colombianos e, inclusive, algumas múmias. Dá para imaginar quanta coisa pode-se aprender neste passeio? Além disso, é interessante saber que Carlos Dreyer Spohr foi um pintor que viveu em Puno ao longo de 30 anos, onde executou parte de sua arte na região e construiu suas coleções históricas.


3. Casa del Corregidor

Trata-se de uma estrutura colonial construída no século XVII que, atualmente, é multifuncional, sendo centro cultural, bar, restaurante e cafeteria. Este é o lugar ideal para aqueles que gostam de experiências aconchegantes que misturam arte e culinária! Esta construção possui uma longa história, tendo sido ordenada pelo mesmo construtor da Catedral de Puno. Porém, só passou a ser conhecida como “Casa del Corregidor” após a aquisição da casa por Joaquín de Orellana, prefeito da cidade. 

 


4. Mirante El Condor

Se você deseja ter uma vista privilegiada de Puno e do Lago Titicaca, você não pode deixar este ponto fora de seu roteiro pela cidade. É preciso fazer o esforço de subir uma longa escadaria até o topo, onde você encontra a grande estátua de condor e pode até observar alguns sobrevoando pelo local. 

 

 


5. Arco Deustua

Esta estrutura é uma homenagem aos soldados que perderam suas vidas durante as guerras de independência do Peru, revelando sua importância. Foi construída em 1847 e vale a passagem pelo local para apreciar a arquitetura da estrutura e refletir sobre aspectos históricos do país.

 

 


6. Catedral de Puno

Esta é uma estrela na cidade, já que está localizada no coração do centro de Puno, Muitas vezes é possível encontrar festividades ocorrendo no exterior da igreja, que está localizada na Plaza de Armas de Puno, que concentra alguns locais para conhecer, principalmente restaurantes e bares. A catedral possui um estilo mestiço, que mistura a expressão andina com a arquitetura barroca espanhola. 

 


7. Festival Virgen de la Candelaria

E, como dissemos, Puno é uma cidade muito cultural, recebendo até mesmo o nome de Capital Folclórica do país. E um dos eventos que representa bem esta característica forte da cidade é o Festival Virgen de la Candelaria. Esta festividade é Patrimônio Cultural Imaterial, definido pela UNESCO, e você encontra a oportunidade de vivenciar as inúmeras formas de expressão andina, com músicas e danças típicas. Vale a pena se programar para viver esta celebração!

 

Atrativos ao redor de Puno

Como se não bastasse, não só a cidade de Puno é uma joia da região sul do Peru, como também os arredores deste destino, que guardam alguns sítios arqueológicos que contam muito sobre os estilos de vida de algumas das culturas que marcaram estas terras. 

São cerca de 4 sítios arqueológicos principais que representam os locais de enterro das culturas Kolla e Lupacas, como é o caso das Chullpas de Sillustani e do Sítio Arqueológico de Cutimbo. Além destes, também é possível encontrar um sítio arqueológico envolvido de muitas teorias, sendo a principal a de que o local seria um centro de adoração à Mãe Terra, mas que também poderia tornar mulheres mais férteis, se você ficou curioso, conheça o Sítio Arqueológico Inca Uyo.

E não para por aí, uma vez que a cultura Pucara deixou um grande legado nesta região, como o Sítio Arqueológico de Pukara,  que funcionava como um centro residencial, administrativo e religioso deste povo, sendo um dos mais importantes encontrados em Puno. Aqui é possível imaginar com mais detalhes como era a vida desta civilização pré-Inca!

Puno é um destino incrível e vai muito além do Lago Titicaca que, de fato, é a estrela da região, mas a cidade e arredores podem oferecer experiências de imersão em expressões culturais que você só encontra no Peru, como toda a alegria e festividade que estão intrínsecas em nosso povo.

Quer conhecer este destino com seus próprios olhos? Não se preocupe, conheça nossos pacotes para Puno, e vivencie com autenticidade a energia das antigas terras dos Incas. Entre em contato com nossa equipe, que está sempre disposto a atendê-los com toda a atenção, e venha realizar sua viagem dos sonhos com a Viagens Machu Picchu!

Deixe uma resposta