Os 5 Melhores Museus em Cusco

Cusco é o berço da civilização Inca e, por conta disso, muitos artefatos arqueológicos foram encontrados por toda a região. Existem vários museus na famosa capital dos Incas que buscam retratar os períodos mais importantes de nosso país e aqui reunimos um top 5 entre todas as opções.

Embora alguns possam pensar que o Peru se trata somente dos Incas, esta civilização conta apenas uma fração da evolução cultural de nosso país.

A melhor forma de mergulhar completamente em nossa extensa história é também visitando os museus que têm dedicado anos de estudos para compreender e preservar o legado de tantas civilizações importantes no Peru.

Se você está animado para conhecer mais sobre nosso passado, a Cidade Imperial pode ter os melhores museus e galerias para te ajudar a fazer isso. Felizmente, a maioria deles está localizada dentro de poucos metros da Plaza de Armas no Centro Histórico de Cusco.


Museu Inca

Embora muitos artefatos antigos tenham se perdido durante o processo de colonização, novas escavações e expedições na antiga capital dos Incas e seus arredores garantiram uma maior compreensão sobre a forma como esta famosa civilização vivia.

O Museu Inca tem sido dirigido pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC) desde a década de 1950 e busca retratar a evolução cultural das terras cusquenhas desde os tempos pré-Inca. 

Portanto, o museu não só exibe artefatos arqueológicos e história dos Incas, como também civilizações anteriores que marcaram os prósperos vales de Cusco e as identidades culturais do país que abriram caminho para sociedades sucessoras.

O Museu Inca está localizado dentro de uma antiga mansão colonial que data da década de 1850, uma estrutura velha que funcionou como a residência de Diego Almagro e, mais tarde, de Admiral Francisco Aldrete Maldonado.

No entanto, como a maioria das construções dentro do centro histórico, esta casa colonial foi construída no topo de ruínas do palácio de Huascar, o penúltimo imperador de Tahuantinsuyo.

Atualmente, o local funciona como a sede deste importante museu e exibe múmias incas, a maior coleção de cerâmica, trabalhos pré-Inca em metal e ouro e muito mais.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira – das 08h às 18h / Sábados – das 09h às 16h.

Ingresso: Geral – S./ 10.00, Estudantes – S./ 5.00

Endereço: Cuesta el Almirante 103, Cusco.


Museu de Arte Pré-Colombiana

Nossa história vai além da cultura Inca e o Museu de Arte Pré-colombiana busca exibir as diferentes sociedades que marcaram nosso país. Lá você encontrará diferentes obras-de-arte identificadas como pertencentes à primeira identidade cultural já documentada no Peru.

O Museo de Arte Precolombino nasceu da iniciativa de preservar cerca de 400 peças arqueológicas encontradas por todo o país. O local foi fundado em 2003 sob a aliança da Fundação BBVA e o renomado Museu Larco.

O local possui 10 galerias que retratam as evoluções culturais e artísticas dos antigos peruanos, divididos por região, período e tipos de material. Este é um dos museus mais importantes de Cusco, graças à sua coleção diversa e ampla.

O Peru foi o berço de muitas civilizações importantes e cada uma delas influenciou o desenvolvimento daquelas que as sucederam. Este museu nos dá um vislumbre da história de nosso país, bem como um entendimento de nossas tradições, rituais e crenças religiosas.

Atualmente, a Casa Cabrera é a sede do museu, uma mansão de 500 anos que pertenceu a Don Alonso Díaz. Esta estrutura colonial também foi construída no topo de um assentamento Inca, provavelmente um “Yachaywasi”, conhecido como um centro educacional para crianças da elite Inca.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo – das 09h às 22h.

Ingresso: Geral – S./ 20.00, Estudantes – S./ 10.00

Endereço: Plazoleta Nazarenas 231, Cusco.


Museu de Arte Contemporânea

Está localizado dentro do Palácio Municipal de Cusco, que foi construído em 1972. Este museu foi fundado graças à doação de peças de arte com a missão de providenciar uma plataforma para explorar a expressão artística local e estrangeira.

Atualmente, o local possui 280 peças e conta com 3 salas de exposição. Um dos trabalhos de arte mais importantes em suas instalações é a famosa pintura a óleo de Remigia Mendoza: Río Vilcanto (1897). O museu busca exibir a expressão artística da região junto de algumas das obras de arte contemporâneas mais importantes da região.

O Museu de Arte Contemporânea de Cusco tem ganhado mais popularidade ao longo dos anos, algo que tornou possível a exibição anual de cerca de 50 exposições de arte individual e coletiva de artistas nacionais e internacionais.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado – 09h às 18h30

Ingresso: Bilhete Turístico de Cusco (Já incluso em nossos pacotes de viagem)

Endereço: Calle Espinar 270, Cusco.


Museu Machu Picchu – Casa Concha

A famosa Cidadela Inca possui muitos mistérios e enigmas ainda não solucionados e o Museu Machu Picchu busca descobrir o real propósito deste sítio arqueológico em um só lugar. Esta fascinante exibição mostra muitos artefatos arqueológicos do santuário histórico, junto de informações sobre a expedição de Hiram Bingham.

O Museu Machu Picchu foi fundado em 2011, logo após terem sido recuperados cerca de 100 artefatos arqueológicos detidos pela Universidade de Yale, desde 1912. Atualmente, o Museo Casa Concha possui cerca de 300 peças Inca, incluindo joias, cerâmica, tecidos, esqueletos parciais e muito mais.

Todos estes artefatos foram descobertos durante as escavações de Machu Picchu lideradas por Hiram Bingham, o famoso historiadores que revelou a fascinante estrutura da Cidadela Inca para o resto do mundo.

O museu está localizado dentro de um edifício colonial que data de 1710, construído no topo de um dos assentamentos Inca mais importantes da cidade, o Palácio de Tupac Inca Yupanqui, descendente de Pachacutec.

Hoje em dia, o museu é administrado pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, que tornou possível ter outro vislumbre sobre como a vida pode ter sido no Santuário Histórico de Machu Picchu.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira – das 09h às 17h.

Ingresso: Turistas estrangeiros – S./20.00 | Estudantes estrangeiros – S./5.00.

Endereço: Santa Catalina Ancha 320, Cusco.


Museu Coricancha

Embora o Museu Coricancha seja um dos menores da cidade, ele ainda é um dos mais importantes. Para aqueles que talvez não saibam, o Templo Qorikancha foi o principal centro de adoração da cultura Incae compreende um estilo arquitetônico impressionante.

De acordo com os cronistas espanhóis, as paredes do templo foram cobertas com finas camadas de ouro, prata e pedras preciosas. Entretanto, o local foi completamente saqueado durante o processo de colonização e a estrutura foi parcialmente destruída.

Graças às escavações e estudos realizados entre 1992 e 1995, algumas peças pré-Inca, Inca e colonial foram recuperadas e agora são exibidas nas 5 galerias do Museu Coricancha.

Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira – das 08h às 17h.

Ingresso: Bilhete Turístico de Cusco.

Endereço: Av. El Sol 526, Cusco.


Estes são apenas 5 dos inúmeros museus de arte e história de Cusco, onde você poderá ter um vislumbre sobre a evolução cultural de nossos ancestrais. A Cidade Imperial possui muitas atrações e para te ajudar a organizar o roteiro perfeito, aqui está uma matéria sobre as diferentes coisas para fazer na cidade de Cusco.

Se você quer aproveitar ao máximo as antigas terras dos Incas, não se esqueça de conferir nossos roteiros de viagem ao Peru e comece a planejar a viagem perfeita que você tanto deseja!

Deixe uma resposta