Paracas – uma terra de reservas e oásis magníficos

Uma cidade onde você poderá conhecer a região praiana e a desértica em um só lugar, assim é a cidade de Paracas, no estado de Ica, no Peru. Pequeno vilarejo a 260 quilômetros de Lima, área de muita riqueza marítima. É onde se abrigam, nessa que é a principal reserva do Peru, muitas espécies de animais marinhos e aves migratórias.

Devido a sua posição geográfica, Paracas, apesar de terras desérticas, é banhada pelo Oceano Pacífico, formando belas regiões praianas de areias coloridas e diversos formatos de falésias, devido aos ventos fortes que costumam atingir a região.

Apesar de muito simples, é uma cidade que vem crescendo, até mesmo pelos pontos turísticos e históricos que guarda. Paracas é onde o mar encontra o deserto, e ambos têm muitos atrativos a oferecer aos turistas que quiserem lá conhecer.

Cheia de sítios arqueológicos que marcam as civilizações e a cultura de antepassados, Paracas guarda esses tesouros da cultura pré-inca, a qual dominou a região do Peru por muito tempo. São formações rochosas impressionam por sua grandiosidade e singularidade.

É uma pequena cidade que mesmo com poucos atrativos turísticos, chama atenção pela história e biodiversidade.

Veja os pontos Turísticos de Paracas.

Reserva Nacional de Paracas

Paracas – uma terra de reservas e oásis magníficos
Paracas, muito conhecida e visitada pela grande diversidade de fauna marinha.

Paracas guarda a principal reserva do Peru, a Reserva Nacional de Paracas, uma área protegida pela ANP, Áreas Naturais Protegidas, entidade peruana que preserva espaços naturais.

Sendo esses pontos, imperdíveis de se visitar, as águas geladas do Pacífico e a Reserva, guardam muita vida e atraem por essa beleza da natureza, em lugares com paisagens espetaculares e animais exóticos a conhecer mais de perto.

A reserva compreende de terras, ilhas e mares, em uma extensão de 335 mil hectares. Recebe anualmente, cerca de 100 mil turistas todos os anos para observação da vida biológica e dos seus sítios arqueológicos. Além disso, é possível também fazer caminhadas, desfrutando de paisagens incríveis

Essa é uma reserva que abrange diversos atrativos como passeios radicais de buggy, pesca esportiva, passeio de caiaque e mergulhos.

Em toda essa área, por mar, o principal passeio é mesmo as Ilhas Ballestas, onde a vida marinha é muito rica.

Ilhas Ballestas

Paracas – uma terra de reservas e oásis magníficos
A Reserva de Paracas, foi criado para conservar uma parte do mar e do deserto do Peru.

Conjunto de pequenas ilhas, essas podem ser o principal ponto turístico e natural da região, que fica a apenas 1 hora e meia de barco pela Baía de Paracas. As Ilhas Ballestas, lugar onde a vida marinha impera, é a morada de leões marinhos, pinguins e das mais variadas espécies de aves.

Um ambiente que guarda mais de 200 espécies de animais, é lá onde está o famoso pelicano peruano, ave marinha a qual suas asas podem atingir uma envergadura de mais de 2 metros. É onde está também, o pinguim de Humboldt, espécie que está ameaçada de extinção.

A quantidade de peixes, moluscos e crustáceos que esse litoral produz é imensa, chegando a exportar cerca de 10% da sua pesca, para o mundo todo. É mesmo uma grande reserva de abundante vida marinha e belíssimos lugares a explorar.

Em suas formações rochosas têm buracos por entre as pedras e torres onde as aves pousam; e essa alta concentração de aves, faz com que se acumule excrementos delas mesmas, produzindo assim o guano, um tipo de fertilizante muito valioso para a região.

Ao fazer esse passeio para as Ilhas, afastando-se da terra firme, é possível avistar uma montanha arenosa, a qual surge uma figura mítica, que está marcada nesse solo desde as civilizações pré-colombianas – o candelabro.

veja alguns pacotes para Paracas.

Paracas – uma terra de reservas e oásis magníficos
Ica é uma cidade do Peru, capital do departamento e da província de mesmo nome.

Essa figura do candelabro mede 170 metros de altura, com 54 metros de largura, e está praticamente intacta devido ser uma região de pouca incidência de chuvas, o que garante seu desenho em riscos firmes. É uma atração interessante de ver e registrar em fotos como lembrança, assim como as famosas Linhas de Nazca.

Veja nossos passeios em Paracas

Ica

Essa é uma cidade a qual na época do domínio colonial, principalmente espanhóis e africanos chegaram e se misturaram com a população indígena original da região. Então, sua etnia é uma união de povos de grande força e coragem. Características típicas para quem quer desbravar esse lugar.

Destino popular na região, localiza-se a cidade de Ica que abriga muitas dunas de areias brancas. É um destino procurado pela prática de standboar, um esporte o qual se utiliza uma prancha para descer em pé, sobre as dunas de areia.

Também muito procurado pelos passeios de buggy pelas dunas do deserto, é um atrativo que chama mais atenção pela velocidade e adrenalina ao longo do percurso. Nesse buggy que parece mais uma gaiola, a diversão é garantida.

Esse destino também atrai pelos vastos vinhedos e vinícolas em pleno deserto. Essa é a região do Peru que produz os mais deliciosos vinhos peruanos. Fica por conta de Ica também a “Ruta del Pisco”, uma rota de estradas com muitas produtoras de Pisco, a famosa e nacional bebida peruana.

O Pisco é uma bebida destilada, também feita a partir de uvas, com gosto bem característico seco. É usada mais para misturas de drinks diversos com alto teor alcoólico.

Huacachina

Exatamente devido às enormes dunas, esse é um local conhecido como Oásis de Huacachina, o qual tem um lago  de águas verdes bem ao centro, com muitas lojas, pousadas e restaurantes em volta, e as dunas por trás.

Oasis de Huacachina no meio do deserto de Paracas - Peru
A Laguna de Huacachina é um oásis localizado a cinco quilômetros da cidade peruana de Ica.

Nesse lago é possível relaxar em um passeio de barquinhos ou pedalinhos que são alugados pelos hotéis. É um lugar de tranquilidade que o comércio fechar muito cedo, mas apesar disso, é muito prazeroso estar no Oásis aproveitando dos passeios radicais durante o dia, e da tranquilidade da noite.

Confira nossos pacotes para Peru 2020.

Deixe uma resposta