Trajeto da famosa Trilha Inca

Um dos pontos turísticos da América do Sul mais comentados e conhecidos amplamente pelo mundo é a famosa cidadela histórica de Machu Picchu, um local considerado sagrado e que é envolto por alguns mistérios e, sem sombra de dúvidas, cercado por belezas naturais e históricas. 

Dentro do Peru, este é o local que mais recebe visitantes ao longo do ano, sendo o carro-chefe de nossos atrativos, mesmo que o país seja muito diverso e tenha atividades e destinos para todos os gostos e perfis de viajantes. Desde o turismo histórico-cultural às inúmeras aventuras pelos Andes peruanos, ou até mesmo experiências luxuosas ou místicas, tudo isso pode ser encontrado com facilidade nas terras peruanas. 

E como versatilidade e experiência é com o Peru, o trajeto até Machu Picchu pode ser muito mais do que você pode imaginar, basta entender qual é o tipo de vivência que você está buscando em sua viagem e qual o tempo e orçamento disponível para isso, pois a partir destas informações é possível chegar ao Santuário Histórico de diferentes maneiras. 

Um dos meios mais populares entre os turistas que chegam ao antigo país dos Incas que querem visitar Machu Picchu é a utilização de trem, em geral, que faz uma viagem que pode cruzar por algumas das paisagens mais bonitas do Vale Sagrado dos Incas. Entretanto, há outras opções interessantes, principalmente, para os espíritos aventureiros!

Estamos falando sobre a Trilha Inca, ou Caminho Inca, uma das trilhas mais famosas do mundo e uma forma desafiadora de chegar a Machu Picchu, tornando toda a experiência ainda mais especial. Aqui você irá conhecer melhor qual é o trajeto desta longa caminhada pela natureza e história dos Andes até o principal destino do Peru. Está pronto para saber mais sobre este roteiro? Continue lendo e descubra!

Principais pontos do Caminho Inca

A aventura pelo Caminho Inca começa na cidade de Cusco, de onde saem a maioria das excursões para realizar este itinerário, e ao longo de toda a rota passa por cenário fascinantes que irão te envolver na exuberância da natureza e da floresta nublada, enquanto também te aproximará da história do Peru, passando por diferentes sítios arqueológicos. Fique por dentro dos principais pontos de parada da Trilha Inca:

1. Cusco a Wuayllabamba

O trecho entre Cusco e Wuayllabamba configura o contexto do primeiro dia de caminhada, que tem como objetivo chegar ao primeiro acampamento. Este é considerado o mais tranquilo de todo o percurso, de fato, uma vez que não são enfrentados grandes desafios neste primeiro momento, como os relacionados à altitude e às condições da rota. 

O acampamento de Wuayllabamba encontra-se a 3.100 metros acima do nível do mar e ao longo do dia serão feitas paradas em Miscay, para o almoço, e possivelmente no Sítio Arqueológico de Llactapata. No caminho você também irá passar pela ponte que cruza o forte rio Vilcanota, além de apreciar as paisagens impressionantes dos Andes. Cada detalhe no caminho fará a distância se encurtar! 

2. Wuayllabamba a Pacaymayo

Após se aquecer para esta aventura com o trajeto moderado do primeiro dia, e depois de desfrutar de seu descanso e uma noite de sono no acampamento, chegou o momento de avançar para o maior desafio da rota: passar pelo circuito mais longo e chegar ao pico mais alto da Trilha Inca!

No trajeto de Wuayllabamba a Pacaymayo você irá percorrer cerca de 16 quilômetros e chegar aos 4.200 metros acima do nível do mar, onde encontra-se a famosa “Passagem da Mulher Morta”, que recebeu este nome devido ao cenário das montanhas que cercam o local. E apesar da grande altitude, não se preocupe, pois você estará bem assistido por nossos guias!

Após alcançar o cume, depois de muito esforço em um caminho íngreme, seguiremos ao nosso acampamento às margens do rio Pacaymayo, onde também é possível visitar pequenas ruínas de um sítio arqueológico da região.

3. Pacaymayo a Wiñayhuayna

Esta parte do trajeto da trilha é bastante interessante, pois ao longo da caminhada será possível realizar a visita a três sítios arqueológicos da cultura Inca, além de fazer uma parada em uma vila andina e, para complementar toda a experiência, você irá adentrar a famosa floresta nublada. 

A primeira parada deste trecho do terceiro dia será o sítio arqueológico de Runcuracay, que aparenta ter possuído funções cerimoniais e também de controle da região. Após mais algum tempo de caminhada, o horário de descanso e almoço será feito na vila de Sayacmarca. 

Dando continuidade à caminhada, a próxima parada é o sítio arqueológico de Phuyupatamarca, o “lugar acima das nuvens”, reconhecido por suas vista admirável e encantadora. Após este local, a trilha adentra na densa floresta andina e no caminho até o acampamento de Wiñayhuayna é possível conhecer alguns terraços agrícolas usados pelos Incas, lugar chamado de Intipata.

4. Wiñayhuayna a Machu Picchu

Finalmente, este é o último trecho do Caminho Inca, que te levará até o auge deste trajeto, a esplêndida cidadela de Machu Picchu, que irá fazer tudo valer a pena! O foco deste último percurso é chegar ao santuário histórico antes do nascer do Sol, para contemplar este momento de uma das entradas principais deste sítio arqueológico, a Puerta del Sol.

Na chegada a Machu Picchu, será possível realizar um tour guiado pelo local, que te ajudará a imaginar com mais detalhes como a vida funcionava naquela era. Caso tenha solicitado com antecedência e você ainda tenha energia o suficiente, é possível escalar a Montanha Machu Picchu ou a Huayna Picchu, que complementarão sua experiência com um cenário de outro mundo. 

Ao finalizar o dia, será necessário fazer o retorno para Aguas Calientes, onde pegará o trem de volta para a cidade de Cusco, para Poroy ou Ollantaytambo, caso seu itinerário permita mais visitas pelo Vale Sagrado. 

Curiosidades da antiga Trilha dos Incas

Como você pode perceber, a Trilha Inca, além de ser um atrativo por si só, é um roteiro que permite visitar muitas outras atrações dentro dele, possibilitando aproximar o visitante ainda mais da cultura peruana e, principalmente, da cultura Inca – que costumava comandar toda a região no auge de seu império. 

Para tratar sobre algumas curiosidades sobre o local, é interessante revelar que o nome original deste trajeto é, em quechua, Qhapaq Ñan, que significa “caminho do rei” ou “caminho dos poderosos”. Pensando nisso, é possível afirmar que este antigo trajeto reflete características do significado de seu nome. 

Isto se dá, pois considerando sua totalidade, o Caminho Inca abrangia diferentes países ao longo da América do Sul, ou seja, tendo se configurado como uma rede de estradas que conectavam partes do império Tahuantinsuyo. Dessa forma, não somente o Peru fazia parte deste projeto, como também o Brasil, a Colômbia, o Equador, além de partes do Chile e até mesmo da Argentina. 

Outras curiosidades interessantes para aqueles que gostaram da ideia de fazer este percurso estão relacionadas aos diferentes tipos de rota e ao período de funcionamento. A Trilha Inca se configura como um roteiro longo e que passa por diferentes níveis de dificuldade, exigindo também um processo de aclimatação. 

Por isso, é importante saber que, para te ajudar a montar seu roteiro, existem dois modelos de fazer esta trilha: a Trilha Inca Clássica, que realiza o percurso completo descrito anteriormente e leva 4 dias e 3 noites, e a Trilha Inca Curta, que abrange apenas metade do roteiro e exige 2 dias e 1 noite. 

Outro aspecto mencionado é o período de funcionamento, com isso é importante saber que durante o mês de fevereiro é extremamente chuvoso, tendo sido o escolhido para manter este atrativo fechado, tanto para evitar acidentes em decorrência das chuvas, quanto para eventuais manutenções necessárias. Este tempo é preciso também para ajudar o percurso a se “recuperar” dos impactos humanos. 

Lembre-se que este é um atrativo muito procurado no Peru, como a demanda é alta e é necessário manter um controle de preservação do atrativo, a antiga trilha dos Incas recebe somente 500 pessoas por dia. Assim, é de extrema importância fazer a reserva e comprar os ingressos com meses de antecedência de sua data prevista para realização.

Sabemos que este processo pode ser de muita tensão e até difícil para algumas pessoas, por isso nossa equipe está sempre à disposição para atendê-los da melhor forma e te ajudar a viver a sua viagem dos sonhos, então não hesite em entrar em contato conosco.

A Viagens Machu Picchu se preocupa em garantir que você tenha serviços de qualidade e tenha sempre uma equipe a postos para te assistir em qualquer situação. Se você se interessou, conheça nossos pacotes para Machu Picchu e muitos outros destinos do Peru ou venha construir um roteiro sob medida e com qualidade para você!

Deixe uma resposta