Como lidar com Mal de Altitude no Peru

Caso você não saiba, o Peru é um país muito diverso tanto culturalmente, quanto geograficamente, e isso significa que há diferentes destinos com condições que atraem variados perfis de viajantes: há selva, planaltos, litoral, deserto e muito mais. Apesar disso, as atrações mais procuradas em nossas terras estão localizadas em meio aos Andes peruanos, como Cusco ou o Lago Titicaca, e isso gera uma preocupação em muitos turistas que vão a estes locais, a respeito do mal de altitude.

Em espanhol, esta condição se chama “Soroche”, e afeta a maioria dos visitantes que vêm de locais de origem que estão localizados a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. Embora seja difícil saber quem pode ou não sofrer com os sintomas do mal de altitude, é importante levar esta possibilidade em consideração, já que se não for tratada corretamente isso pode atrapalhar bastante o roteiro de sua viagem.

Por este motivo, trouxemos esta matéria para te ensinar como prevenir ou lidar com o mal de altitude enquanto você explora as terras peruanas. Dessa forma, você poderá ascender a altitude com facilidade e com cautela para não sofrer com esta condição.

É importante saber qual é a melhor maneira de lidar com a altitude em nosso país e por isso fizemos uma matéria completa a respeito disso. Para mais informações, confira este artigo sobre o melhor roteiro no Peru para evitar o mal de altitude.

Entendendo o Mal de Altitude

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, esta condição ocorre quando alguém viaja de um local a nível do mar para um destino que está localizado em uma alta elevação. Nossos corpos estão acostumados a uma determinada pressão do ar e quando expostos a uma mudança drástica acabam reagindo de formas diferentes aos baixos níveis de oxigênio nestes locais.

Portanto, leva algum tempo para se acostumar a estas novas condições e, no processo, podemos sentir sintomas como dores de cabeça leve, falta de ar, cansaço e até mesmo enjoos por alguns dias. E é por isso que especialistas recomendam “pegar leve” nas primeiras 48 horas após a chegada antes de se comprometer com qualquer atividade.

Independentemente de sua condição física, você pode ser acometido pelo mal de altitude. Não importa o quão em forma você esteja, a altitude não pode ser subestimada e é melhor seguir estas recomendações para ter uma ótima experiência de viagem, do que remediar a situação e acabar atrapalhando seu próprio roteiro.

O que acontece se você ignora os sintomas do Mal de Altitude?

Como dissemos antes, é sempre melhor tirar um tempo para descansar após chegar no Peru do que arriscar, possivelmente, alguns dias de sua viagem por conta disso. Se você ignorar seus sintomas de mal de altitude (os quais geralmente são leves), você pode experienciar uma condição muito pior, que pode comprometer sua vida. 

Existem três tipos de mal de altitude, o primeiro e mais comum no Peru é chamado de Doença Aguda da Montanha (DAM) e os sintomas são similares a uma ressaca. No pior cenário possível, este caso pode evoluir para um Edema Pulmonar de Alta-Altitude (HAPE) ou Edema Cerebral de Alta-Altitude (HACE), o que é extremamente perigoso.

Dessa forma, se você sabe que o seu roteiro de viagem pelo Peru irá te levar a locais de grande elevação, você deveria considerar a possibilidade de ir até um médico, especialmente se você possui doenças pulmonares pré-existentes.

A melhor forma de prevenir o Mal de Altitude

Embora não exista uma receita mágica para prevenir totalmente os sintomas do mal de altitude, existem vários passos para seguir para que você possa passar por isso com sucesso, enquanto viaja pelas altas terras peruanas. 

  1. Ascenda gradualmente se você tiver tempo!
    Se você está planejando uma longa aventura pelo Peru, recomendamos que você faça um roteiro chamado de “Rota Gringa”, que te leva pelas atrações mais populares no sul do Peru. Ou você pode organizar um roteiro de viagem que permite que você avance gradualmente na altitude.Por exemplo, uma das melhores maneiras de fazer isso, é fazendo viagens de ônibus por diversos destinos, começando por aqueles que estão a nível do mar até o ponto mais alto da rota. Assim, você terá tempo para vivenciar e aproveitar muito mais de nosso país, enquanto também permite que seu corpo descanse e se acostume com a altitude aos poucos.
  2. Mantenha-se hidratado
    Considere que a água será sua melhor amiga e aliada para combater e prevenir esta condição, já que as grandes altitudes são associadas a desidratação como resultado da junção de ar seco e da respiração curta e rápida, o que causa uma perda de fluidos corporais. Assim, é importante beber muito líquido para ajudar seu corpo a se hidratar ao longo de sua estada no Peru.
  3. Evite álcool e fumar a todo custo
    Sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que pode se tornar ainda mais difícil especialmente quando estamos de férias, mas acredite e confie em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de consumir qualquer um destes produtos, seja o cigarro ou as bebidas alcoólicas. Isso é necessário, pois o consumo destes itens pode aumentar a desidratação e encurtar ainda mais a respiração quando consumidos nos primeiros dias.
  4. Coma alimentos leves, mas calóricos
    Altitudes elevadas aumentam a necessidade de combustível, por isso, é melhor ter uma dieta bem calórica durante seu período no Peru. Certifique-se de se alimentar de lanches saudáveis, mas calóricos, que possuam muitos grãos em sua composição. Comer alimentos leves também é importante para facilitar a digestão.
  5. Vá com calma
    A chave para tudo em nossas vidas! Não se apresse, se respeite e respeite seu tempo e do seu corpo para se acostumar com a altitude. Não se comprometa com atividades fisicamente exigentes nos primeiros dias. No período de aclimatização, faça passeios curtos, caminhadas, conheça alguns pontos da cidade que está visitando ou simplesmente tire um tempo para relaxar e descansar.

Lidando com o Mal de Altitude

Caso você acabe passando pelos sintomas do mal de altitude em algum momento durante sua viagem, aqui temos algumas recomendações para que você possa lidar com isso da forma certa:

  • Pare e descanse independentemente de onde você estiver
    Se você estiver tendo dificuldades para respirar, dores de cabeça ou qualquer um destes sintomas relacionados ao mal de altitude, certifique-se de parar para tomar um ar e não ir a lugares com altitudes elevadas nas próximas 24 a 48 horas. Se você continuar indo para destinos altos é possível que você tenha sintomas ainda piores, o que pode estragar parte de seu roteiro pelas altas terras peruanas.
  • Beba chá ou mastigue folhas de Coca
    A planta Coca é considerada sagrada em solo peruano, principalmente por ser uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É muito conhecida e consumida por ajudar a aliviar os sintomas do mal de altitude e ajudar a melhorar o processo de aclimatização. Você pode tanto tomar o chá, quanto mastigar algumas folhas, e apesar de não possuir o melhor sabor do mundo, isto irá te ajudar muito!
  • Tome algum remédio para Soroche
    Se o chá de Coca não te ajudar, certifique-se de conversar com um médico sobre pílulas de acetazolamida (Diamox). Você pode encontrar este remédio em qualquer farmácia no Peru e não é necessário receita médica. Além disso, é possível que você queira ter por perto um ibuprofeno ou paracetamol para ajudar a lidar com dores de cabeça associadas ao mal de altitude.
  • Tome um Oxishot
    Este pequeno plástico portátil pode ser preenchido com oxigênio concentrado. Você pode adquiri-lo em qualquer lugar no Peru, especialmente em Cusco. Caso você esteja passando pelo mal de altitude durante seu passeio ou trilha, muitos operadores de viagem possuem um oxishot junto do kit de primeiros socorros.

Lembre-se, se os sintomas continuarem, você precisará ir a um médico o quanto antes para que o diagnóstico correto seja feito. Portanto, é sempre bom contratar um plano de seguro-viagem antes de viajar para qualquer lugar no exterior. É muito melhor tê-lo e não precisar utilizá-lo, do que precisar e não tê-lo em mãos.

Certifique-se de seguir nossas recomendações para que você tenha uma experiência muito divertida, mas segura ao mesmo tempo pelos Andes peruanos. Existem muitas coisas para fazer no Peru e adoraríamos te mostrar tudo sobre nosso país! Então confira nossos pacotes de viagem e comece a planejar suas férias conosco.

Deixe uma resposta