Tudo Sobre a Laguna Humantay, Uma das Trilhas mais Lindas do Peru!

Para quem pretende viajar para o Peru, certamente colocou Cusco no roteiro. Não só porque a cidade reserva história e cultura impressionantes, mas também porque é de lá que parte o tour para Machu Picchu. Portanto, é sem dúvidas, uma parada obrigatória a todos os turistas. Mas, o que nem todos sabem, é que em Cusco também que se iniciam diversos outros passeios igualmente bonitos e importantes, como para o Vale Sagrado dos Incas, Moray e Salineiras de Maras, e outros destinos de aventura que se encontram no entorno da cidade, como a famosa Montanha Colorida do Peru e a Laguna Humantay. Esta última, a Laguna Humantay, é o tema deste post. Reservamos aqui um espaço para explicar tudo sobre ela e te convencer a inclui-la no seu roteiro de viagem para Peru. O que não é uma tarefa tão difícil, tendo em vista que este é um dos destinos mais incríveis do país, e nos atrevemos a dizer, que é um dos mais lindos do mundo todo. Conhece-la, certamente, é um desafio, em meio as montanhas dos andes peruanos, que vale a pena.
E aí, vamos juntos conhecer um pouco mais sobre este destino fascinante?

∴ Informações sobre a Laguna Humantay

Primeiro, vamos imaginar a seguinte paisagem: montanhas nevadas por todos os lados, caminho íngreme de pedras, vento gelado batendo no rosto, e uma impressionante laguna de água azul turquesa cristalina, formada pelo desgelo das montanhas, bem na sua frente. Maravilhoso, não é?! É isso que te espera nesta aventura. A sua coloração única fez com que ela também seja conhecida como Lagoa Azul Peruana. Outro fato interessante é que ela é uma das lagunas mais altas do mundo, estando a quase 5 mil metros acima do nível do mar, o que deixa o trajeto ainda mais desafiador, podendo sofrer alguns incômodos, devido ao mal da altitude e por isso recomendamos aclimatar-se antes. O ideal é deixar para fazer o trekking nos últimos dias do seu roteiro de viagem. Está bem próxima do Monte Salkantay, e faz parte do conhecido trekking Salkantay, uma rota alternativa para chegar em Machu Picchu caminhando, com duração de 5 dias de caminhada, pernoitando em acampamentos. Enfim, quem opta por fazer este longo trajeto, faz um “desvio” para a Laguna Humantay, mas poucas pessoas têm conhecimento deste fato.

∴ Onde fica a Laguna Humantay

A laguna está localizada na província de Anta, no distrito de Mollepata, aproximadamente 102 km da cidade de Cusco, viagem de 3 horas de carro. Fica em meio aos andes peruanos, na chamada Cordilheira Branca.

∴ Como chegar na Laguna Humantay

O tour para a Laguna Humantay parte de Cusco e só é possível chegar através de transportes terrestres até o ponto de partida para a caminhada. No caminho é possível conhecer algumas construções incas antigas, como o sítio arqueológico de Tarahuasi e passar por pequenos povoados andinos. O ideal é contratar uma agência de confiança para fazer o trekking, assim você não se preocupa com o traslado e normalmente os passeios já incluem também o café da manhã ou almoço, além de ir acompanhado de um guia especializado e com grande conhecimento da trilha e da história do lugar.

∴ Como é a caminhada da Laguna Humantay

Antes de escolher este passeio, é necessário levar em conta algumas informações: a caminhada já se inicia em uma altitude elevada, saindo de 3.800 metros e chegando a mais de 4 mil metros as margens da laguna. Ou seja, é importante aclimatar-se e ir no seu ritmo, sem forçar e respeitando o corpo. Além disso, o trajeto de ida dura em torno de 2 horas, com bastante trechos de subida, então exige algum preparo físico para realiza-la. São aproximadamente 3,5 km de ida, 7 km no total. Mas calma, para te auxiliar na subida, existe a possibilidade alugar cavalos com alguns moradores da região, que ficam na trilha oferecendo este serviço. Não é preciso saber cavalgar, pois o dono do cavalo te acompanhará no percurso. O aluguel é feito na hora, durante o trekking. Em resumo: prepare-se para uma caminhada de nível de dificuldade média/alta, mas que com toda certeza, compensa todo o esforço com a paisagem que te espera ao chegar na Laguna Humantay.

∴ Qual a melhor época para conhecer a Laguna Humantay

Toda a região de Cusco, como um todo, possui duas principais estações durante o ano: a seca e chuvosa. A seca vai de abril a outubro e a chuvosa vai de novembro a março. O período mais recomendado para viajar para o Peru é na seca, durante a alta temporada, porém, é quando todos os pontos turísticos do país costumam estar mais cheios e preços um pouco mais elevados. Como a Laguna Humantay está aberta o ano todo, também é possível visita-la na época chuvosa, sabendo que as chuvas dificilmente duram o dia todo e que o volume também é pequeno. Com a vantagem de encontrar preços mais competitivos e os destinos mais vazios, podendo aproveitá-los com mais tranquilidade.

∴ Como é o clima na Laguna Humantay

A temperatura da região varia de 15 graus durante o dia e chega a 0 grau durante a noite, na estação seca. Já durante as chuvas, a média é de 18 graus durante o dia e de 9 graus a noite. Por isso, independente do mês que escolher para viajar, lembre-se de colocar na sua bagagem uma opção de roupas mais quentes, pois a noite as temperaturas sempre são mais baixas.

∴ O que levar para a trilha da Laguna Humantay

Lembre-se de usar roupas confortáveis e sapatos de trekking. Caso tenha uma jaqueta corta vento impermeável, leva-a também. Não esqueça dos óculos de sol, chapéu ou boné e claro, protetor solar, independente da época. Recomenda-se que leve lanches rápidos para comer durante a caminhada, como barras de cereal, chocolate, frutas, sanduíches e claro, muita água para se manter sempre hidratado.
E por último, carregue bem sua câmera fotográfica, pois temos certeza que esta paisagem incrível te renderá fotos maravilhosas. Você não pode deixar de registrar este momento.

∴ Como é tour para a Laguna Humantay

O passeio se inicia as 6h da manhã, quando nossa equipe te encontrará no hotel em Cusco e fará o traslado até o povoado de Mollepata. Neste ponto terá uma parada para quem precisar comprar suprimentos e alimentos para a caminhada. Então, continuamos a viagem até o povoado de Soraypampa, de onde se inicia a trilha. A caminhada dura em torno de 2 horas e mais 1 hora para contemplar a laguna e apreciar a paisagem, tirar fotos e descasar. Depois do retorno, fazemos uma parada para o almoço e em seguida, chegaremos novamente na cidade de Cusco para descansar. Como visto, é um passeio que dura o dia todo e se inicia bem cedo. Programe-se para isto. Nossa sugestão de pacote para quem se interessou por este tour é Machu Picchu com Laguna Humantay + Cusco, de 7 dias e 6 noites. Acesse nosso site e veja este e outros roteiros de viagem para o Peru, o que incluem, informações e valores. Converse também com nossos agentes de viagem para reservar o seu passeio. E então, te convencemos a explorar um dos lugares mais bonitos dos andes peruanos e de todo o país? Temos certeza que a Laguna Humantay irá te surpreender! Te esperamos para esta aventura única e inesquecível!
Para saber mais sobre as trilhas do Peru, continue lendo nosso blog como a trilha da Laguna Paró em Huaraz.

Deixe uma resposta