10 Curiosidades Sobre o Peru que Talvez Você não Sabia

Todo o território peruano por si só, já é muito curioso, e ao falarmos que ainda há 10 curiosidades desse país que podem ser novidades aos turistas, torna ainda mais instigante uma viagem para a terra dos Incas.

Um país extremamente diverso, colorido, hospitaleiro e gastronômico. Além disso, é detentor de alta riqueza natural e arqueológica, cultura milenar mística e história envolvente de mais de cinco mil anos. Só por isso, é perceptível a compreensão de que há muito mais a desbravar no Peru, ademais de Machu Picchu.

O legado fascinante do Peru merece ser explorado de ponta à ponta, passando por regiões desérticas, praianas, de selvas e florestas ou de picos nevados. Tudo isso é a forma que o Peru tem de acolher você.

Vamos lá!

Curiosidade 1 – Machu Picchu já esteve perdida

Machu Picchu foi construída pela civilização Inca, por volta do século XV, no alto de uma das montanhas da Cordilheira dos Andes. Foi chamada de “cidade perdida do Incas” pois, após o desaparecimento desse povo, ficou esquecida pelos espanhóis que se estabeleceram na região. Anos mais tarde, em 1911, Machu Picchu foi “redescoberta” pelo americano Hiram Bingham, um desbravador e professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Curiosidade 2 – Gastronomia peruana está entre as melhores do mundo

A culinária no Peru tem os pratos, os restaurantes e os chefs dos mais renomados do mundo. A razão disso é que esse quesito é muito importante para o povo peruano, uma vez que existem até programas sociais em que auxiliam crianças de rua a se formarem cozinheiros.

confirme nosso pacote gastronômico em promoção.

Essa peculiar gastronomia está entre as 50 Melhores do Mundo e é favorecida pela geografia do país, conseguindo obter a melhor qualidade da agricultura, das carnes e do mar. Os pratos mais populares são o Ceviche e o Lomo Saltado, que têm suas variações entre um restaurante e outro.

Curiosidade 3 – Milho peruano

Aproveitando o gancho do item anterior sobre a gastronomia, o milho é dos legumes mais apreciados no Peru. Mas, diferente daquele que você deve estar pensando (espiga magrinha de grãos amarelos), lá são cultivados variados tipos. Dizem ter mais de 50 tipos, podendo ser em cores como branco, roxo, vermelho, marrom ou preto. E os tamanhos também variam entre grandes, pequenos, longos, finos ou rechonchudos de grãos bem grandes.

Curiosidade 4 – Existem mais de três mil tipos de batatas peruanas

Continuando no assunto comida peruana, você sabia que existem mais de 3000 espécies de batatas no Peru? A batata é outro legume bastante cultivado e degustado neste país, afinal, com tantos tipos assim, só podia realizar inúmeros pratos com ela. São feitas como chips, em sopas e incrementando pratos variados. Em diversos tamanhos e cores podem ser encontradas amarelas, rosas, vermelhas e até azuis; são grandes, pequenas e em formatos irregulares.

Curiosidade 5 – As místicas Linhas de Nazca

As misteriosas figuras de Nazca foram feitas por extraterrestres. Esta é umas das teorias desvairadas que existem no Peru. Porém, pesquisadores acreditam que foram feitas há mais de mil anos pela civilização nazca que ocupava essa região, anteriormente aos Incas. Esses estudiosos sustentam duas teorias: 1 – grande calendário solar; e 2 – figuras para rituais religiosos. Porém, a mais aceita é a segunda opção, de caráter religioso para atrair as águas das chuvas para tornar as terras dessa região, fértil. As figuras mais famosas são: o Macaco, o Pássaro e a Aranha.

Curiosidade 6 – Llamas

Imagen relacionada

As llamas são os animais símbolos do Peru. Elas estão por todos os lugares, inclusive, fazem parte das festas e rituais típicos dessa nação. Parecidos com elas, outros camelídeos típicos são as Alpacas, as Vicunhas e os Huanacos. Ao visitar Machu Picchu, por exemplo, é fácil observar várias llamas passeando pela cidadela, com possibilidade até, de fotografá-las. Elas são graciosas e divertidas, porém não as irrite pois, ao ficarem bravas, elas podem chutar e atacar com o próprio pescoço.

Curiosidade 7 – Universidade mais antiga da América do Sul

Imagen relacionada

No Peru está a universidade mais antiga da América do Sul – considerada também, das mais antigas do Mundo -, a Universidade Nacional Maior de São Marcos, que completou em maio deste ano, 468 anos. Ela fica na capital peruana, Lima, e é onde os ilustres poetas César Vallejo e Mario Vargas Llosa estudaram.

Curiosidade 8 – O lago navegável mais alto do planeta

O Lago Titicaca fica na cidade de Puno, fazendo fronteira com a Bolívia, localizado a cerca de 3.800 metros do nível do mar, em uma região de natureza rica e paisagens fantásticas. Ali, é possível realizar passeios de barco, visitar as ilhas e ter contato com seus habitantes. As ilhas Uros são as mais atrativas por sua origem cultural que são construídas de totora (um tipo de palha que cresce no próprio lago) e pelos costumes bastante enraizados de seus ancestrais. Em algumas das ilhas do Titicaca é possível realizar turismo vivencial.

Curiosidade 9 – Maior cidade feita de barro do mundo

Chan Chan é um atrativo da região da cidade de Trujillo, considerada a maior representação das culturas pré-Incas chamadas Chimus ou Mochica. É a maior cidade feita completamente de barro do mundo, compondo-se em um espaço arqueológico riquíssimo que até hoje, suas escavações não se encerraram, sustentando o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Chan Chan significa “Sol Sol” e impressiona pelo estado de conservação dos seus recintos, templos, residências, edifícios e muros.

Curiosidade 10 – Glaciar Pastoruri

Imagen relacionada

Este é um dos maiores atrativos do Parque Nacional Huascarán, na cidade de Huaraz. Uma montanha coberta de gelo, a 5000 metros do nível do mar, com paisagem impressionante, e se você quer conhecê-la, corra pois infelizmente essa imensa geleira está derretendo. Pesquisadores dizem que seu tamanho vem diminuindo ano após ano, com uma estimativa de deixar de existir até 2030 devido ao aquecimento global.

Agora você tem mais 10 motivos para conhecer o Peru e como aproveitar as promoções, um país que é vizinho do Brasil, oferecendo facilidades para visitá-lo e conhecer estes e outros de seus tesouros.

Deixe uma resposta