10 Melhores Livros Sobre Machu Picchu

10 melhores livros sobre Machu Picchu

Muitas pessoas, quando se preparam para realizar uma viagem, algumas semanas antes de embarcar, pesquisam sobre o destino que vão visitar, buscando conhecer um pouco sobre a cultura, a história, os atrativos e a estrutura física do lugar. Esse breve conhecimento lhes dá direcionamento de como agir enquanto estiverem lá.

Descobrir os atributos de um destino como o Peru, antes mesmo de estar lá, já é o início da própria viagem, o início de uma jornada que tem como ponto de partida uma agradável expectativa por descobrir o novo. E você pode começar a revelar isso à você mesmo, por meio das páginas de um livro.

As histórias descritas em um livro, mesmo as que são baseadas em versões verídicas, sempre trazem um encanto fictício. Ler contos sobre o lugar para onde vai viajar, prepara física e emocionalmente o viajante, colocando ainda mais valor no destino escolhido.

O Peru tem histórias cheias de magia, principalmente sobre a civilização Inca e sobre Machu Picchu, a “menina dos olhos” dos peruanos. E elas podem ser apresentadas de uma forma fascinante nestes 10 melhores livros sobre Machu Picchu:

1- A Cidade Perdida dos Incas de Hiram Bingham

O autor desse livro, Hiram Bingham, foi também o redescobridor da cidade perdida dos Incas, Machu Picchu. Nesta obra, ele conta a emoção e a aventura de ter chegado à Velha Montanha em 1911, bem como descreve tudo que foi vivido e visto ali.

Esse explorador americano era também historiador, antropólogo e apaixonado por arqueologia, e na ocasião ele buscava encontrar a cidade de Vilcabamba, no Peru, porém, no caminho conheceu camponeses e deixou-se ser guiado por uma criança que o levou até Machu Picchu, redescobrindo-se depois de muitos anos abandonada.

2- Noites Mágicas em Machu Picchu de Alcione Giacomitti

Se você quer se inspirar para conhecer Machu Picchu, este livro pode te ajudar. A autora conta a história de um jovem rapaz que busca em sua viagem à Machu Picchu, autoconhecimento e uma forma de transformar a própria vida.

Que melhor do que experimentar um pacote místico no Peru.

Esta história mostra como qualquer viagem pode mudar a satisfação própria e ajudar uma pessoa a transcender para melhorar a si mesmo, pelo simples fato de mudar de lugar, mesmo que seja por um breve período de tempo.

3- A Conquista dos Incas de John Hemming

Nesta obra, ainda que fictícia, é bastante interessante para entender como a cultura da civilização Inca sobrevive até hoje. Como suas estruturas arquitetônicas, peças em cerâmica, bronze, prata, ouro, têxteis e de quaisquer outros materiais, inclusive seus costumes, ainda estão tão enraizados em seus descendentes.

Tudo isso está muito bem preservado, mesmo após séculos e, principalmente, após os conflitos entre os espanhóis e os Incas, pela conquista desse território, a partir do ano de 1532, até a morte do último imperador Inca daquela época.

4- Os últimos dias dos Incas de Kim MacQuarrie

Assim como o livro citado acima, nesse, também é contada a história detalhada da invasão e conquista dos espanhóis sobre os Incas, em um grande combate pelas terras peruanas onde também fundaram em Lima a capital a cidade dos reis. Pode parecer um tanto triste esse confronto, porém, nos últimos capítulos, é narrado como Machu Picchu ficou abandonada após a disputa.

E melhor, conta ainda como foi a redescoberta da velha montanha pelo historiador Hiram Bingham, e a fama que Machu Picchu ganhou (e tem até hoje) como uma das Sete Maravilhas do Mundo.

5- Os túmulos de Machu Picchu: a história de Hiram Bingham de Christopher Heaney

10 melhores livros sobre Machu Picchu

Esta obra também conta a redescoberta de Machu Picchu por Hiram Bingham, porém de uma forma muito mais aventureira. O autor o descreve quase que como “o Indiana Jones” do Peru, em um livro que fala dos desafios enfrentados por Bingham ao longo de todo o seu caminho até o alto da montanha.

Fala também a importância de Machu Picchu e de sua história para a sociedade atual, bem como as consequências de sua descoberta e profundidade de costumes incaicos ainda muito presentes em descendentes peruanos.

6- A Trilha Inca: Cusco e Machu Picchu de Richard Danbury e Alexander Stewart

10 melhores livros sobre Machu Picchu

Se você é mais aventureiro e vai vivenciar toda a jornada de uma das mais conhecidas trilhas do mundo: a Trilha Inca, este é o livro perfeito! Nele, os autores mostram como um guia, entre contos e símbolos, a história dessa trilha que levar até a cidadela de Machu Picchu.

O livro tem também figuras, mapas e detalhes sobre os lugares por onde a trilha passa, entre selvas, sítios arqueológicos e muito mais que será desbravado em no mínimo 4 dias de trekking.

7- Machu Picchu: o monumento arqueológico mais famoso do Peru por Luis Eduardo Valcárcel

Podemos dizer que Machu Picchu não é só o monumento arqueológico mais famoso do Peru, mas do Mundo. Neste livro, assim como no livro citado no item número 5 deste artigo, o autor também conta sobre a importância e as consequências da pós descoberta da montanha e cidadela perdida dos Incas.

O autor, que é peruano, fez uma pesquisa aprofundada, que foi uma verdadeira investigação sobre a velha montanha dos Incas, revelando o real significado dessa pequena cidade para a civilização Inca, e que atravessa gerações, resultando no glorioso e importante lugar de destaque que é hoje.

você gosta de aventuras? saiba mais sobre as trilhas incas.

8- Vire à Direita em Machu Picchu de Mark Adams

A história de Machu Picchu na atualidade é contada nesta obra de pesquisa cativante e linguagem descontraída. O escritor explorou os caminhos feitos por Hiram Bingham até chegar ao topo de Machu Picchu, descrevendo as aventuras e desafios enfrentados pelo redescobridor da cidadela Inca, ainda que tenha ocorrido em tempos em que a tecnologia não tinha avançado.

Ao final, ele conta como foi a candidatura e o título ganho pela montanha, de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007.

9- Guia em Machu Picchu: uma visita auto-guiada de Ruth M. Wright e Alfredo Valencia Zegarra

Os autores deste livro são antropólogos e arqueólogos especialistas em Machu Picchu, por isso, criaram esse guia para um tour auto-guiado pelas ruínas da cidadela perdida dos Incas. Nele estão descritas as construções Incas, contendo também imagens e indicações de lugares para visitar.

Este é realmente um guia turístico para Peru, Lima, Cusco, Arequipa, Puno, Nazca, Huaraz, muito indicado pelos consultores e especialistas em viagens de muitas agências e operadoras de turismo no Brasil e no Mundo.

10- Guia de Machu Picchu por Antonio Zapata

O famoso historiador peruano, Antonio Zapata, entre outras importantes publicações suas, criou esse outro guia sobre Machu Picchu onde ele descreve em detalhes como são e a importância histórica dos recintos arquitetônicos da cidade perdida incaica como: a praça principal, o Templo do Condor e cidade do cusco e outros.

A obra fala ainda, sobre um dos mais importantes imperadores Incas, Pachacútec, que também foi um dos construtores e fundadores de Machu Picchu. Ele governou a civilização incaica entre os anos de 1438 e 1471 e foi o governante que mais expandiu suas terras sem o uso da força bruta e física, apenas estabelecendo acordos e alianças.

Deixe uma resposta