4 Curiosidades Sobre o Lago Titicaca no Peru!

Entre as muitas atrações turísticas do Peru destaca-se o Lago Titicaca, um dos pontos turísticos imperdíveis do país, que encanta qualquer turista pela beleza, história e cultura marcante que o cerca. Trazemos aqui nesta matéria 4 curiosidades sobre este lugar tão especial e, temos certeza, que depois de lê-las você vai querer incluir o Lago Titicaca no seu roteiro de viagem para o Peru. Olha só:

  1. Grandiosidade: o lago impressiona pelo seu tamanho, com uma área de aproximadamente 8.372km², com 190 km de comprimento, fazendo divisa com dois países, Peru e Bolívia. Além disso, em alguns pontos chega a ter mais de 280 metros de profundidade. Também é reconhecido como o lago navegável mais lato do mundo, situado a mais de 3.800 metros acima do nível do mar. Tudo nele é grandioso.

  1. Nome: a origem e significado do seu nome ainda é discutida, mas uma das hipóteses é que Titicaca signifique “Pedra de Puma”, tendo origem de uma palavra que mistura os dialetos quéchua e aimará. O lago está “dividido” em duas partes, que no Peru são conhecidas como “Lago Pequeño” e “Lago Grande” e na Bolívia são chamadas de “Lago Huinaymarca” e “Lago Chuchuito”.

  1. Reserva natural: sim, o Lago Titicaca no Peru faz parte de uma importante reserva natural que recebe o nome de Reserva Natural do Lago Titicaca, sendo desde 1978 protegido oficialmente pelo estado peruano. O local abriga mais de 37 mil hectares protegidos, onde não se pode construir ou desmatar.

  1. Antigas civilizações: acredita-se que a região do Lago Titicaca foi o berço de civilizações pré-colombianas. Alguns dizem que foi aqui que a civilização inca surgiu. A civilização de Uros também é característica da região e são as responsáveis pela criação das famosas ilhas flutuantes feitas de totora.

Pacote incluindo o Lago Titicaca

Ficou com vontade de desbravar os encantos do Lago Titicaca, então dá uma olhada neste roteiro de viagem de 7 dias no Peru incluindo o lago navegável mais alto do mundo.

DIA 1: Chegada em Cusco e traslado ao hotel.
DIA 2: City Tour Arqueológico em Cusco.
DIA 3: Vale Sagrado dos Incas e Aguas Calientes.
DIA 4: Tour em Machu Picchu guiado em português.
DIA 5: Tour Rota do Sol (Cusco – Puno).
DIA 6: Passeio pelo Lago Titicaca e llhas Flutuantes de Uros.
DIA 7: Traslado do hotel ao aeroporto de Juliaca.

Para ver este roteiro completo, tudo que inclui, um descritivo de todos os dias e os valores, acesse nosso site.

Para continuar lendo sobre dicas e informações importantes para viajar para o Peru, tem tudo que você precisa saber no nosso blog.

Deixe uma resposta