5 Comidas Típicas Peruanas que Você precisa Experimentar na sua Viagem!

Hoje vamos te apresentar os principais pratos típicos do Peru, aqueles que você não pode voltar para casa sem conhecer. Afinal, experimentar novos sabores é também conhecer a cultura e os costumes do povo e, para nós, gastronomia é sinônimo de viagem, concordam? Primeiro, você precisa saber que a gastronomia peruana é reconhecida como uma das melhores do mundo, inclusive, o país ganhou 6 vezes o título de “Melhor Destino Gastronômico do Mundo”, pelo World Travel Awards. Portanto, mesmo que as diferenças para a culinária brasileira sejam grandes, é quase uma obrigação degustar a comida local do Peru. Temos certeza que você irá se surpreender.

∴ Principais características da cozinha peruana

Antes de falar dos pratos em si, vamos te preparar para que você vai encontrar, quais são os principais ingredientes e produtos e o que torna a gastronomia peruana tão especial. Nos pratos você encontra uma fusão de outras cozinhas, como a espanhola e a africana. Outra grande influência são as características chinesas, que, de tão enraizadas na comida peruana, receberam um nome especial: chifa, que é o resultado da mistura destas duas culinárias. Na nossa opinião, o que a torna tão especial é essa mistura de influência juntamente com produtos típicos, que só são encontrados no Peru. Por aqui você vai ver muitos tipos de milho, mais de 40 para ser exato, muitos tipos de batata, mais de 3 mil espécies diferentes, e muito frutos do mar, principalmente em cidades perto da costa.

Principais comidas típicas do Peru

1. Ceviche peruano

Claro que a primeira receita imperdível selecionada para te apresentar é o ceviche, pois este é o prato mais famoso do país. Feito com peixe cru, cebola, pimenta, milho roxo e outros ingredientes que juntos formam uma combinação perfeita de sabores. Um dos segredos do ceviche é o “leite de tigre”, que nada mais é que um caldo para temperar, utilizando limão e outros condimentos, que “cozinha” o peixe, conheça nossos pacotes em promoção para Machu Picchu.

2. Arroz com mariscos

Este é uma espécie de risoto de frutos do mar, bastante característico da costa. Com ingredientes e temperos locais, como a pimenta, o arroz é preparado também com mexilhões, camarões e outros mariscos.

3. Lomo Saltado

Um prato simples mas bastante saboroso, o Lomo Saltado consiste em fatias de carne, legumes e batatas temperados com shoyu, sendo que a carne é flambada e saltada em uma frigideira. Uma delícia!

4. Pollo a la Brasa

“Pollo” é frango em espanhol, portanto este prato é preparado na brasa, com carvão, juntamente com batata e outros legumes. Os temperos locais utilizados dão um toque e sabor especial a receita.

5. Picante de Cuy

Este último prato é um tanto polêmico e não é para qualquer um, já que se trata de uma espécie de “porquinho-da-índia” assado ou fritos inteiros, acompanhando de arroz e batata e um molho bem picante.

6. Pisco Sour

Uma dica extra, que na verdade não se trata de uma comida, mas sim de bebida típica peruana que você precisa experimentar quando for ao país. É o drink mais famoso do Peru, preparado com pisco (bebida obtida da destilação da uva), sumo de limão, clara de ovo e pimenta.

E aí, gostou das dicas? Esses são pratos bem comuns dos peruanos e fáceis de encontrar nos restaurantes de Lima e Cusco.
Para mais dicas de viagem para o Peru, continue lendo nosso blog.
Acesse nosso site e veja as promoções de pacotes para Machu Picchu e Cusco.

Deixe uma resposta