5 Curiosidades Sobre Cusco que Você não Sabia!

A cidade de Cusco é o principal centro turístico do Peru, com inúmeras opções de atrações históricas e culturais. A cidade é conhecida como a Capital do Império Inca e guarda até os dias de hoje muitas curiosidades e características de tempos atrás e é sobre isso que vamos falar aqui neste post.

Prepare-se para conhecer mais de Cusco e se surpreender! Vamos lá?!

  1. Cusco ou Cuzco: muitos têm dúvidas sobre a forma correta de escrever o nome da cidade e, na verdade, as duas maneiras são utilizadas. O nome tem origem quéchua e deriva da palavra Qosqo e por isso alguns estudiosos dizem que o correto, hoje em dia, é escrever Cusco, com ‘s’, mas outros investigadores dizem o contrário. O fato é que, no Peru, a forma mais comum de escrita é Cusco.

  1. Bandeira colorida: a bandeira de Cusco tem faixas horizontais nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-celeste, azul e roxo, o que faz com que muitos turistas a confundam com a bandeira LGBT, que é igualmente colorida. A bandeira da cidade surgiu em 1973, quando uma emissora de rádio propôs erguer uma bandeira simbólica do Império Inca, apenas anos mais tarde é que coincidentemente as cores ficaram semelhantes a bandeira LGBT.

  1. O “Umbigo do Mundo”: sim, este é o significado da palavra Cusco, que, como dito acima, tem origem do antigo dialeto quéchua. Dizem que recebeu este nome como “centro” ou “umbigo” por estar em uma localização elevada e por ter muitos caminhos nos arredores que levam a cidade. Diz-se que todos os caminhos partem e chegam a Cusco, tamanha a importância da cidade na era incaica.

  1. Formato de Puma: esta é uma das curiosidades mais incríveis sobre a cidade. Alguns pesquisadores afirmam que a cidade foi desenhada no formato de um Puma, pois, para a cultura inca, este era um animal sagrado, que junto com o condor e a serpente, formava uma trindade sagrada em homenagem ao céu, a terra e ao mundo dos mortos.

  1. Touros nos telhados: calma que a gente explica. São touros de cerâmica, chamados Toritos de Pucará. Quem anda pela cidade, se olhar para cima, verá que muitas casas possuem essas peças tradicionais em seus telhados. Na cultura andina, os Toritos de Pucará representam proteção, abundância e felicidade para os lares.

E aí, ficou curioso para ver tudo isso de perto? Que tal reservar um roteiro de viagem para o Peru que inclui os lugares mais incríveis de Cusco? Temos uma sugestão incrível para você, olha só:

Pacote Maravilhas de Cusco – 9 dias / 8 noites:
Dia 1: Chegada em Cusco – Traslado ao hotel.
Dia 2: City tour arqueológico em Cusco | Guiado em Português.
Dia 3: Tour Vale Sul de Cusco Guiado em português | Serviço privado
Dia 4: Tour Maras Moray e Salineiras | Com box Lunch.
Dia 5: Trilha Laguna Humantay | Com almoço.
Dia 6: Vale Sagrado dos Incas | Guiado em Português.
Dia 7: Machu Picchu | Guiado privado em português – Cusco.
Dia 8: Trilha Montanha Colorida com alimentação.
Dia 9: Traslado do hotel – Aeroporto de Cusco.

Temos várias outras opções de roteiros disponíveis no nosso site e todos estão a sua disposição. Também montamos roteiros personalizados, de acordo com o que cada cliente quer conhecer e fazer no país milenar dos incas. Para ver o valor e mais informações deste e de outros pacotes de viagem para o Peru, é só entrar em contato com nosso time de especialistas.

Para continuar lendo sobre curiosidades, informações e dicas de viagem para o Peru, fique no nosso blog.

Deixe uma resposta