A morada dos deuses em cusco: Apukunaq Tianan

A morada dos deuses, está há 30 minutos da Plaza de armas de Cusco, é um lugar artístico impressionante e único. O lugar está cheio de obras de arte enormes, feitas em pedras pelo artista Michael Moteagudo Mejía, o lugar é ideal para aqueles visitantes que querem saber mais sobre os deuses da cultura Inca.

O legado dos deuses incas

Os incas acreditavam que a terra era uma entidade viva, chamada de Pachamama, ou “mãe terra”. Eles reverenciavam os deuses, conhecidos como Apukunaq, como intermediários entre os seres humanos e a Pachamama. Esses deuses eram considerados os guardiões das montanhas e controlavam elementos naturais como o clima, a terra e a água.

Apukunaq Tianan: a morada dos deuses

Apukunaq Tianan, que significa “morada dos deuses” na língua quechua, é um centro artístico.a 3850 metros de altura sob o nível do mar. Os visitantes que chegam a Cusco têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única. A ascensão até o topo é realizada em quadriciclo, as vistas panorâmicas ao longo do caminho são verdadeiramente espetaculares.
Este local busca representar divindades incas e as crenças andinas, oferecendo um vislumbre da cultura inca.

Morada dos deuses, Cusco

A jornada até a morada dos deuses

Assim que chegar a Cusco, é recomendado que os visitantes se aclimatem à altitude antes de iniciar a jornada até Apukunaq Tianan. A Plaza de Armas, o coração da cidade, é um ótimo lugar para começar a explorar. Lá, você encontrará a catedral e o Templo do Sol, também conhecido como Qoricancha, onde os incas costumavam prestar homenagem ao deus sol.
Uma vez aclimatado, é hora de partir em direção à montanha. Esta atração está cada vez mais conhecida, se localiza precisamente no distrito de poroy em Cusco. As atrações turísticas nesse lugar além de serem as impressionantes esculturas, deuses ou apukunaq tianan, é também o entorno natural impressionante.

Qual a melhor época para visitar? 

Em geral, o clima em Cusco possui duas estações bem marcadas. A temporada seca que vai de março a outubro e a temporada de chuvas de novembro a fevereiro. Por isso nossa recomendação a você, é que visite esta atração na temporada seca.

O legado inca em Machu Picchu

Ao retornar de Apukunaq Tianan, muitos turistas aproveitam para visitar outra joia da cultura inca: Machu Picchu. Esse antigo assentamento inca, situado a uma altitude de 2.430 metros, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das maravilhas arquitetônicas mais impressionantes do mundo.
Machu Picchu foi construída no século Inca, Pachacutec. A cidade foi abandonada e permaneceu desconhecida para o mundo exterior até sua redescoberta em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham. Hoje, é um destino imperdível para os viajantes que desejam mergulhar na história e na beleza da civilização inca.
A ida para Machu Picchu é um pouco diferente, além de ser mais longe, estando a 4 horas de Cusco. A melhor opção para chegar a Machu Picchu é via trem.

Lugares fora do comum para visitar em Cusco

Se você quer ter experiência mais profunda com cultura andina, procure durante a sua estadia em Cusco conhecer lugares que não são tão comuns entre os turistas, como:

  • Os mercados: o mais tradicional entre os peruanos é realizar suas compras em mercados que se assemelham a feiras. Dentre eles estão, Mercado de San Pedro, Mercado Cascaparo e Mercado de Wanchaq.
  • Trilha 7 lagoas do Ausangate: Se você quer vivenciar cultura mas também aventura, conheça as 7 lagoas do Ausangate. Essa com certeza será uma das paisagens mais impressionantes que verá em sua vida!
  • Os miradores da cidade: Alguns pontos da cidade de Cusco te dão vistas privilegiadas sobre o altiplano andino. Não deixe de conhecer algum mirador da cidade!
  • Turismo vivencial: Seja em Cusco, no Vale Sagrado ou até mesmo em Puno o turismo vivencial com povos andinos é uma verdadeira imersão inesquecível.

A trilha até Apukunaq Tianan é difícil?

Não, a subida até as esculturas feitas por Michael Titan é por meio de quadriciclo. O guia te dará instruções para que você possa aproveitar esta experiência ao máximo. É importante seguir recomendações e, o mais importante, de usar todo o equipamento de segurança durante o passeio.

Por que foi construído o Apukunaq Tianan?

Além de expressar as crenças incas e andinas, a intenção do escultor foi celebrar a cultura andina com a fusão de arte e natureza, como faziam os antigos Incas. Por esse motivo representou distintos deuses e espiritos andinos.
Entre as esculturas está imortalizado também o último soberano inca, Túpac Amaru, aquele que liderou uma rebelião indígena contra a ocupação espanhola.

Preciso de algum equipamento especial para a trilha até Apukunaq Tianan?

É altamente recomendado usar roupas confortáveis e adequadas para caminhadas, incluindo calçados resistentes. Além disso, leve água, protetor solar, chapéu e lanches energéticos. É importante estar preparado para as condições climáticas e a mudança de altitude, principalmente se você está a pouco em Cusco.

A religiosidade andina

A morada dos deuses em Cusco, Apukunaq Tianan, oferece uma experiência única para os viajantes que desejam se conectar com a cultura inca e explorar lugares sagrados. É mais uma das atrações em Cusco que te deixará impressionado, principalmente por ainda haver reverência por parte dos povos andinos atuais pelas deidades adoradas por seus antepassados.
Se você está em busca de aventura, espiritualidade e uma imersão na história, não deixe de visitar a morada dos deuses em Cusco. Abrace essa oportunidade de explorar a grandeza da cultura inca e a majestade das montanhas peruanas, entre em contato conosco e reserve.

Deixe uma resposta