A Trilha Inca Está Fechada em Fevereiro?

Se você sonha em conhecer Machu Picchu ou está programando a sua viagem para o Peru, certamente já ouviu falar da Trilha Inca ou também conhecida como Caminho Inca. Esta é a trilha mais tradicional para quem deseja chegar em Machu Picchu a pé, percorrendo o mesmo trajeto que esta antiga civilização percorria há muito tempo atrás. Ela é bastante concorrida, pois possui número de vagas limitadas por dia, portanto, para quem deseja fazê-la, é necessário que reserve seu lugar na trilha com antecedência de pelo menos 3 meses. Não é à toa que está entre as trilhas mais bonitas do mundo e entre um dos melhores passeios do Peru.

∴ Mas afinal, porque a Trilha Inca fecha em fevereiro?

Sim, é verdade, não é permitido fazer a caminhada no mês de fevereiro, mas durante o restante do ano a trilha está aberta e recebendo turistas normalmente, exceto em casos de grande emergência. Ela se mantém fechada basicamente por três motivos o primeiro é que fevereiro é o mês das chuvas em Cusco e Machu Picchu, então fecham o caminho por questão de segurança dos turistas. O segundo, é pela preservação, este tempo sem atividade é fundamental para que a natureza se recupere de possíveis danos causados pela alta circulação de pessoas. E o terceiro, é para manutenção, durante este período uma equipe trabalha na trilha para que, quando ela reabra, esteja em melhores condições. As partes prejudicadas são reparadas, os campings são reorganizados.

∴ Como chegar em Machu Picchu em fevereiro? Existem trilhas alternativas para a Trilha Inca?

Se você só possui este mês para viajar para o Peru, não se preocupe, a Trilha Inca está fechada mas existem outras formas de chegar na cidade perdida dos Incas. A maneira mais tradicional é de fazendo a viagem de trem, que passa pelo Vale Sagrado dos Incas e chega no povoado de Aguas Calientes, de onde pega um ônibus que leva os turistas até a entrada das ruínas. É uma opção excelente para quem tem poucos dias de viagem ou está buscando por mais conforto e tranquilidade. Já se você deseja chegar em Machu Picchu por trilhas, uma das opções é a Trilha Salkantay, que está aberta o ano todo. Mas prepare-se, são 5 dias de caminhada entre as montanhas dos andes peruanos, em grandes altitudes e 3 noites serão em acampamentos com estrutura bem simples. É uma experiência incrível e única. Uma oportunidade de vivenciar de perto a cultura andina e caminhar pelas paisagens mais lindas do Peru!

Algumas informações sobre a Trilha Inca

Se você quer fazer este roteiro, e tem disponibilidade de viajar durante os outros meses, preste atenção nestas dicas e informações sobre a Trilha Inca.Se você quer fazer este roteiro, e tem disponibilidade de viajar durante os outros meses, preste atenção nestas dicas e informações sobre a Trilha Inca.

Existem duas opções:

  • A Trilha Inca Clássica, que dura 4 dias e 3 noites, todas em acampamento. E a Trilha Inca Curta, que dura 2 dias e 1 noite.
  • Não é permitido fazer a caminhada sozinho, por conta própria. Só permitido quem estiver acompanhado de um guia, tendo contratado o serviço de uma agência autorizada.
  • A compra do seu ingresso para a Trilha Inca deve ser feita através de agência de viagens especializadas e confiáveis, como nós, da Viagens Machu Picchu. O ideal é reservar com bastante antecedência, de preferência de 6 a 3 meses antes.
  • Os melhores meses para fazer a caminhada é de junho a setembro, quando o clima está mais agradável e as chuvas bem raras,

Normalmente tem sol durante o dia e a noite a temperatura cai. Nós temos pacotes de viagem para o Peru que incluem a Trilha Inca. Para saber tudo que está incluso no roteiro, o que levar para trilha, quais equipamentos são necessários alugar, como são as refeições durante a caminhada, se tem banheiro nas áreas de camping e muito mais, acesse o material que preparamos com as principais dúvidas sobre a Trilha Inca, quer saber mais do Peru como os destinos suas maravilhas como Arequipa e Lima?

Deixe uma resposta