Viagem de Surf no Peru: Saiba Onde e Quando Ir!

Se você está procurando novos destinos para praticar surf, neste post vamos te mostrar porque o Peru é uma excelente opção. O país possui praias incríveis e picos irados para este esporte, mas que poucos conhecem. A maioria das pessoas, quando buscam informações sobre viagem para o Peru ou ainda dicas de turismo e atividades alternativas no país, como esportes e aventuras, normalmente acabam encontrando paisagens lindas com montanhas nevadas e lagunas. Mas, agora nós iremos te apresentar paisagens igualmente bonitas, mas que fazem parte da costa do país. O litoral peruano também é carregado de cultura, histórias de civilizações antigas, atrações turísticas, costumes milenares, gastronomia entre as melhores do mundo e muito mais. Já pensou unir tudo isso e ainda poder pegar ondas incríveis e surfar no Oceano Pacífico? Demais, não é?! Então vamos as dicas!

Onde surfar no Peru?

A costa do Peru se estende a mais de 2.500 quilômetros, e entre eles estão alguns destinos irados, entre os melhores da América do Sul, para quem ama surfar. O interessante é que ao longo da costa sempre é possível encontrar ondas quebrando, independentemente da época do ano em que se viaja. Porém, é preciso ficar atendo ao estilo e características das ondas de cada região do Peru. Aqui você vai surfar ondas grandes e também poderá ter a chance de surfar uma das ondas mais extensas da América do Sul. Resumindo bem, no Norte estão as ondas menores, que possibilitam bons swells. Na região central, as ondas são longas. E no Sul, as ondas são maiores e bastante procuradas pelos surfistas. Enfim, fazer uma surf trip no Peru, temos certeza, vai surpreender você. Veja abaixo os principais picos de surf no Peru:

• Surf na região Norte do Peru
Considerada por muitos como o melhor lugar para surfar no país, com ondulações tubulares perfeitas. Você não pode deixar de conhecer Cabo Blanco, conhecida por ter o melhor swell peruano e Panic Point, com esquerdas incríveis. E além delas, claro, Mancora e Lobitos, os points mais frequentados da região, com ventos fortes que formam tubos e ondas imperdíveis.

• Picos de surf na região Central do Peru
Nesta área, mais próxima de Lima, a capital peruana, as ondas são maiores durante o inverno, entre maio e agosto. É a região bastante conhecida e procurada pelas longas esquerdas. Você precisa conhecer a praia de Punta Rocas, um dos pontos mais tradicionais do Peru e La Isla, com ondas longas. Também Pacasmayo, com ondas com aproximadamente 1 quilômetro de extensão, quebrando a 8 pés.

• Melhores lugares para surfar na região sul do Peru
No Sul estão as maiores ondas do país, mas prepare-se para a água gelada, característica da região. Visite Boca del Rio, com quebras para os dois lados, com ondas de até 12 pés. Chocalla é outra ótima opção, com ondas que variam de 4 a 12 pés. Já para quem gosta de swell, a recomendação é a praia de Pedra Negra.

Qual a melhor época para surfar no Peru?
Uma das vantagens do litoral peruano, é que ele apresenta boas condições de surfe praticamente durante o ano inteiro. Mas, para os que buscam ondas perfeitas, é melhor programar a surf trip no Peru de acordo com características de cada região. Na região Norte, a melhor época é de novembro a março, com ondas perfeitas e ventos fracos. Já na região central, o ideal é viajar entre os meses de abril a setembro. Na região Sul, para quem busca ondas grandes, no estilo Big Surf, vai encontrar melhores condições entre maio e junho.

Como aproveitar a viagem de surf no Peru para conhecer outras atrações?

A nossa dica final é: aproveite sua estadia em terras peruanas para conhecer também os principais pontos turísticos do país. Até porque viajar para o Peru e não conhecer Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, seria um erro. Contratando uma agência de viagem especializada e de confiança, você poderá ir muito além do surf e de Machu Picchu. Enquanto você pega ondas perfeitas, a agência se encarregará de programar o seu roteiro de viagem no Peru, organizando a logística dos passeios e garantido a sua entrada nas atrações, traslados, guias e todos os outros detalhes, assim você não se preocupa com nada.

Se você estiver em Lima, aproveite para conhecer os principais pontos turísticos da região, como Paracas, o Oásis de Huacachina e as Linhas de Nazca. Depois, pegando um voo de Lima para Cusco, você poderá conhecer lugares imperdíveis para os que gostam de esporte e contato com a natureza, como trekking para a Laguna Humantay e a trilha da Montanha Colorida do Peru. Além disso, é nos arredores da cidade que se encontram as principais atrações históricas, que te mostrarão a impressionante cultura inca, como o Vale Sagrado dos Incas, Sítio Arqueológico de Moray e muito mais. É de Cusco também que parte o tour em Machu Picchu, então uma passar por Cusco é parada obrigatória para o viajante. E aí, gostou das dicas? Ficou com vontade de surfar no Oceano Pacífico e pegar ondas no Peru? Entre em contato com a nossa equipe especializada, nós montamos um pacote de viagem para Peru personalizado para você, em qualquer data do ano.
Continue lendo nosso blog para ler mais informações e curiosidades sobre viagem e destinos no Peru.

Deixe uma resposta