Animais do Peru: Quais você encontra nas trilhas?

Animais do Peru: Quais você encontra nas trilhas?

O Peru é um país de belezas incríveis localizado no coração da América do Sul. Entre suas muitas riquezas, a fauna que habita desde a Cordilheira dos Andes até os sítios arqueológicos como Machu Picchu é de uma diversidade que encanta. Ao se aventurar pelas trilhas peruanas, você se depara com um mundo de animais incríveis. Alguns deles remontam aos tempos antigos e são considerados lendários e muito respeitados pelos antigos incas, como é o caso do Condor Andino e do Puma.

A página oficial do governo do Peru diz que o país tem uma variedade de espécies endêmicas, incluindo 1.831 espécies de aves. Também possui 507 espécies de mamíferos, 415 espécies de anfíbios e 400 espécies de répteis. Além disso, existem 855 peixes de água doce e 19.000 espécies de flora.

Os dados mencionados são incríveis e nos levam a refletir sobre a riqueza do antigo Império Inca. No Peru, você vai ver atrações maravilhosas e também pode encontrar animais incríveis enquanto explora as trilhas.

Neste guia, vamos explorar alguns dos animais mais famosos que podem ser vistos no Peru, destacando suas características únicas e os lugares onde você tem maiores chances de encontrá-los.

Conheça a Fauna do Peru:

Antes de começarmos nossa jornada pela rica fauna peruana, é importante entender que o país abriga uma vasta gama de ecossistemas, desde as florestas tropicais da Amazônia até as altas montanhas dos Andes. Cada região oferece habitat único para uma variedade de espécies adaptadas às suas condições específicas.

Um fato curioso sobre o Peru é que ele conta com três ecossistemas climáticos: a região costeira, a serra peruana (região de altas montanhas) e a região da floresta amazônica e tropical. Por esse motivo, é rico em diversidade biológica, e é possível observar animais maravilhosos durante nossa jornada pelas trilhas no Peru.

Montanha Colorida
Montanha Colorida

Quais Animais Encontrar nas Trilhas Mais Populares do Peru?

No Peru, existem muitas rotas populares para a realização de trilhas de aventura, que vão desde as mais básicas até as mais desafiadoras. Entre elas, destacam-se principalmente na cidade de Cusco, localizada nos Andes peruanos. Algumas das mais famosas são: a trilha Inca, a trilha Salkantay, a trilha para a Montanha Colorida e a trilha para a Lagoa Humantay. 

Também na cidade de Arequipa, encontra-se a famosa trilha no Cânion de Colca, e em Huaraz, há trilhas de montanhismo, além de rotas mais leves, ideais para observar as atrações do Parque Nacional Huascarán. Nessas rotas é possível ver o Condor Andino, Lhamas, Alpacas, Veados e outras espécies.

Lhamas e Alpacas
Alpacas dos Andes peruanos

Animais Mais Populares da Serra Peruana:

Embora não falaremos sobre todos os animais existentes na serra peruana, abordaremos os mais importantes que você pode encontrar em algumas trilhas:

Lhamas e Alpacas:

Os camelídeos são, sem dúvida, os animais mais representativos do Peru e os primeiros que vêm à mente quando pensamos neste país sul-americano. Entre eles, as lhamas e as alpacas são as mais conhecidas. Ambas as espécies são domesticadas e fundamentais para a cultura e economia andina, sendo utilizadas tanto para transporte quanto para a produção de lã, a partir da qual se fazem diversos artesanatos e tecidos.

Estes animais podem ser encontrados na maioria das atrações de Cusco, graças à sua capacidade de adaptção a locais situados a mais de 3.500 metros de altura. A maior quantidade destes animais pode ser observada se você tiver a oportunidade de fazer a trilha para a Montanha Colorida, também na própria cidadela inca de Machu Picchu, e no local em Cusco chamado Awana Kancha, que abriga a maioria destas famílias de camélidos, como lhamas, alpacas, guanacos, vicunhas, entre outros.

Lhamas. animais mais representativos do Peru
Lhamas, os animais mais representativos do Peru

Vicunhas e Guanacos:

Por outro lado, temos as vicunhas e guanacos, que são espécies selvagens. A vicunha é conhecida por sua lã fina e valiosa, enquanto o guanaco é maior e tem uma pelagem mais grossa. Esses animais são frequentemente avistados em altitudes que podem atingir 4.500 metros acima do nível do mar.

Vicunhas nos Andes peruanos
Vicunhas nos Andes peruanos

O Urso de Óculos: 

O urso de óculos, ou Tremarctos ornatus, é o único urso nativo da América do Sul e pode ser visto na Cordilheira dos Andes. Este urso é assim chamado por causa das marcas brancas em torno de seus olhos, que lembram óculos. Ele é uma espécie solitária e geralmente herbívora, apesar de sua capacidade de adaptar-se a diferentes habitats e dietas.

Embora não seja muito comum encontrá-las, é mais provável vê-las no parque arqueológico de Machu Picchu. Algumas pessoas já tiveram a chance de vê-las muito próximas ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Existem algumas organizações dedicadas à sua conservação, como é o caso do Inkaterra Lodge.

Urso de Óculos
Urso de Óculos

O Galo da Rocha: A Majestuosa Ave Nacional

O galo da rocha, ou Rupicola peruvianus, também é chamado de “Tunqui” é uma ave que se destaca por sua coloração viva. É considerada a ave nacional do Peru e pode ser encontrada nas florestas úmidas do Peru e da da América do Sul. Machos desta espécie possuem uma plumagem de cor preto-avermelhada brilhante, que usam para atrair as fêmeas durante o período de cortejo. É uma espécie que adiciona um toque de cor e magia às trilhas peruanas.

O Galo da Rocha
O Galo da Rocha

O Condor Andino: O Soberano dos Céus Andinos

O condor andino, ou Vultur gryphus, está entre os maiores pássaros voadores do mundo, podendo alcançar até 3 metros de envergadura de asas. Este animal majestoso é um símbolo dos Andes e da cultura andina, conhecido por sua habilidade de planar por horas, aproveitando as correntes térmicas. 

Avistar um condor andino no céu representa um momento de sorte e admiração para os visitantes das montanhas peruanas. Contudo, o local onde a observação do voo deste majestoso condor andino é mais constante pode ser o Cânion do Colca, na cidade de Arequipa.

O Condor Andino
O Condor Andino

O Zorro Andino:

O zorro andino, encontrado nos Andes peruanos, é um carnívoro de pelagem cinza e laranja, adaptado à vida em altitudes elevadas. Solitário e principalmente noturno, alimenta-se de roedores, aves e animais pequenos como ovelhas e lhamas . Embora não esteja em risco iminente de extinção, enfrenta ameaças como perda de habitat e caça. É possível avistá-lo na rota da trilha da Montanha Colorida ou em algumas partes da Trilha Inca, já que normalmente vive longe das áreas povoadas.

O zorro andino
O zorro andino

O Puma Andino:

O puma andino, um animal sagrado e valorizado na cultura Inca, também faz parte da trilogia andina, juntamente com o condor andino e a serpente. Curiosamente, a antiga cidade de Cusco foi desenhada na forma de um puma, simbolizando para os Incas força e inteligência. Este animal se adapta a uma ampla variedade de ambientes, desde zonas úmidas até as frias punas andinas no Peru.

Embora não seja comum avistá-los nas trilhas, sua presença nos Andes peruanos é notável, especialmente em altitudes elevadas, incluindo montanhas nevadas a quase 5.000 metros. Apesar de sua impressionante capacidade de adaptação, enfrenta ameaças como a perda de habitat e a caça.

O Puma Andino
O Puma Andino

Veado Andino:

O Veado-andino, conhecido na língua quechua como “Taruca”, é um animal selvagem encontrado nas alturas dos Andes peruanos. Geralmente, é avistado por aventureiros em alguns trechos da Trilha Inca e nas montanhas da serra peruana. Costuma viver longe da atividade humana, e com sorte, pode ser observado próximo a algumas atrações nas montanhas perto de Cusco. Curiosamente, os antigos músicos incas possivelmente usavam o couro do veado para fazer tambores, utilizados em músicas para festivais, devido à sua resistência.

O Veado-andino
O Veado-andino

Na sua aventura pelo Peru, você descobrirá uma incrível variedade de animais graças à diversidade de regiões e microclimas do país. Nas trilhas famosas e atrações naturais, poderá encontrar desde aves exóticas como beija-flores, tucanos, falcões e araras na floresta, até pinguins e leões-marinhos na costa de Paracas. Cada destino revela espécies únicas, tornando cada momento da sua jornada uma descoberta fascinante da natureza.


Quer descobrir as maravilhas do Peru? Nós da  Viagens Machu Picchu oferecemos todas as informações necessárias para você explorar os destinos imperdíveis do país. Confira nossos pacotes de viagem exclusivos que levam você até Machu Picchu e te conectam com outras atrações mais fascinantes do Peru. Entre em contato conosco e prepare-se para vivenciar experiências incríveis pela terra dos Incas!

Deixe uma resposta