Melhores Trilhas no Peru – atrações imperdíveis

Se você é do perfil de viajante aventureiro, saiba que o Peru é um destino cheio de opções para explorar. Então, para quem está querendo organizar um roteiro cheio de adrenalina, separamos algumas das trilhas mais incríveis do Peru, que reúnem cenários de outro mundo e muito comprometimento físico, mas que valem totalmente a pena todo o esforço!

Como talvez você saiba, os Andes peruanos são uma das atrações mais procuradas no antigo país dos Incas, onde montanhas nevadas, vales verdes e lagoas de água turquesa nos transmitem uma energia incomparável e histórias nunca contadas.

Muito além de Machu Picchu, algumas das principais trilhas do país te levam para sítios arqueológicos impressionantes que representam muito da história de nosso país, e também por atrações ainda pouco conhecidas pelos turistas que passam por aqui!

Apesar disso, gostaríamos de ressaltar que algumas destas trilhas te levarão a altitudes de cerca de 4.000 metros acima do nível do mar, e por isso é necessário ter o preparo físico correto e estar propriamente aclimatizado antes de se comprometer com qualquer uma destas trilhas. Mas não se preocupe, aqui também trouxemos recomendações para te ajudar a evitar qualquer sintoma.

Ouse viajar além dos roteiros óbvios e descubra a real autenticidade do Peru como um verdadeiro expert!

1. Trilha Inca

Vamos ser honestos, em sua primeira visita ao Peru é certo que você irá para Machu Picchu, mas você não precisa conhecer uma das 7 maravilhas do mundo da forma convencional. E se você entrar em uma grande aventura pelos Andes para chegar à antiga Cidadela Inca? Estamos falando da Trilha Inca Clássica, uma das rotas alternativas mais procuradas para chegar a este santuário histórico, e algo que, definitivamente, deveria estar em sua lista de desejos!

A trilha te levará para uma jornada de 4 dias, onde você atravessará os Andes e para depois ficar completamente envolvido pela floresta nublada. As condições naturais nesta rota são incomparáveis com qualquer outro local, já que você irá passar por diferentes ecossistemas.

Além das lindas paisagens ao longo da Trilha Inca, você também irá visitar inúmeros sítios arqueológicos que estão praticamente intocados, já que não foram descobertos pelos colonizadores espanhóis, uma vez que eles nunca encontraram a rota Inca. Dessa forma, você conhecerá ainda mais sobre a civilização Inca e como eles conseguiram integrar cada uma destas estruturas com todo o ambiente natural que os cercam.

A trilha passa por pontos que ultrapassam os 4 mil metros acima do nível do mar antes de chegarmos a Machu Picchu. No último dia de trilha, você entrará no santuário histórico pela entrada principal, a mesma usada durante a era Inca, a chamada “Puerta del Sol”, enquanto também desfruta e aprecia os primeiros raios de Sol no santuário.

2. Trilha Salkantay

Esta famosa montanha nevada está localizada dentro da cadeia de montanhas Vilcabamba na região dos Andes peruanos, a 6.264 metros acima do nível do mar, tornando este um de seus picos mais altos.

De acordo com historiadores, o nome Salkantay significa “Montanha Selvagem” em quechua, e era considerado um monte sagrado para os Incas, já que este povo o reconhecia como um de seus Apus, que são os deuses considerados os protetores espirituais das pessoas e da natureza.

Em todo esse tempo, poucos conseguiram alcançar o cume da montanha Salkantay, sendo os suíços Bronnimann e Marx, as primeiras pessoas documentadas que escalaram este pico até o topo. No entanto, no ano de 1978, a montanhista italiana Consuelo Bonadiel foi a primeira mulher registrada a escalar a montanha Salkantay até o cume.

A Trilha Salkantay para Machu Picchu passa por inúmeros ecossistemas e maravilhas naturais, incluindo esta linda montanha nevada, antes de chegar ao famoso Santuário Inca. A conhecida trilha é considerada a melhor alternativa à Trilha Inca.

3. Trilha 7 Lagoas de Ausangate

A cadeia de montanhas Vilcanota possui uma paisagem natural fascinante, onde imponentes picos nevados, lagoas de água turquesa e a própria Montanha Arco-Íris se misturam harmonicamente para transformar este cenário em algo de outro mundo.

Caso você não saiba, existe uma montanha alta que paira sobre a Cidade de Cusco durante os dias mais ensolarados, esta também é considerada um poderoso Apus da cultura Inca. A Montanha Ausangate, certamente, é um dos lugares mais impressionantes de Cusco e esta é uma das muitas formas de conhecê-la.

Embora esta trilha não te leve até o cume de Ausangate, você ficará completamente imerso nas belezas que cercam a região, enquanto também visita as 7 lagoas que se originaram do derretimento desta gigante montanha nevada.

A Trilha das 7 Lagoas de Ausangate te levará em uma jornada inspiradora pelos Andes, onde você irá encontrar uma antiga expressão cultural no coração desta cadeia montanhosa e uma paisagem natural simplesmente sem igual.

4. Trilha da Montanha Arco-Íris

Se você está disposto a ter um pouco de aventura durante sua viagem ao Peru, então a Trilha para a Montanha 7 Cores precisa estar no seu roteiro! Esta fascinante montanha colorida está situada em uma elevação de 5.200 metros de elevação e é cercada por um cenário de outro mundo.

Tenha em mente que você precisa estar muito bem aclimatado para aproveitar esta aventura, por isso, nossa recomendação é de que esta seja uma das últimas atividades dentro de seu roteiro por Cusco, assim seu corpo já estará acostumado.

A Montanha 7 Cores é uma das trilhas mais procuradas em Cusco, já que reúne cerca de 1.000 viajantes por ano. A paisagem natural desta região é única e não se parece com nada que você já viu antes, temos certeza, pois além de tudo, a Montanha Colorida é complementada por picos imponentes, lhamas e alpacas, e o Vale Vermelho.

5. Trilha Waqrapukara

Entre as diferentes coisas para fazer em Cusco, Waqrapukara é, sem sombra de dúvidas, uma das atrações mais impressionantes próximas à Cidade Imperial. Embora a estrutura não tenha sido originalmente construída pelos Incas, o local é uma obra-de-arte, situada no limite do Cânion Apurimac.

Waqrapukara é uma dessas atrações que vão além do óbvio, e se você é um viajante em busca de aventuras este é um local que, definitivamente, precisa estar em seu roteiro. O local foi identificado como pertencente à cultura Qanchis, uma civilização que foi estabelecida nestas terras por volta de 2.500 a.C.

No entanto, é incerto dizer qual era o propósito durante a era pré-colombiana. Alguns historiadores apontam que este poderia ter sido um observatório astronômico ou um santuário religioso dos Qanchis, que também funcionou como uma fortaleza contra o Império Inca.

O sítio arqueológico está localizado a 4.300 metros acima do nível do mar e compreende um impressionante cenário natural, cercado por terraços agrícolas, câmaras e escadas de paralelepípedo.

Você pode visitar Waqrapukara em um dia completo de trilha, mas precisamos ressaltar que a trilha é um tanto quanto desafiadora, devido às subidas inclinadas e à altitude. Tenha em mente que, se você deseja visitar esta atração, você precisa se aclimatar corretamente em Cusco.

6. Trilha Choquequirao

Para aqueles que não sabiam, Machu Picchu possui uma irmã sagrada que está localizada no coração da floresta nublada em uma localização remota que nem mesmo os colonizadores espanhóis puderam descobrir. Acredita-se que Choquequirao tenha sido um dos últimos refúgios Inca e uma de suas estruturas mais impressionantes. 

O complexo arqueológico compreende cerca de 1.000 hectares e apenas 30% do total foram completamente escavados. A estrutura é relacionada à Cidadela Inca devido às suas similaridades no estilo arquitetônico e distribuição.

Atualmente, a única forma de chegar a esta maravilha do antigo Peru é através de uma trilha de 4 dias pela floresta nublada. O grau de dificuldade é considerado de moderado a desafiador, mas acredito quando dizemos que todo o esforço vale a pena no final de cada dia de trilha.

Nesta aventura, você atravessará diferentes ecossistemas com lindas paisagens montanhosas, lar do famoso Condor Andino. A trilha começa a 2.900 metros acima do nível do mar e se eleva até os 3.050 metros de altitude em seu pico mais alto.

Choquequirao é uma atração na região de Cusco que tem ficado mais famosa ao longo do tempo, embora poucos ousem fazer a trilha até este sítio arqueológico. O chamado “Berço de Ouro” recebe cerca de 9.400 visitantes por ano, mas o governo regional espera elevar este número até 1 milhão de turistas por ano ao instalar um teleférico nesta antiga estrutura.

Portanto, se você deseja visitar esta atração turística sem aglomerações, é melhor se apressar e organizar sua viagem o quanto antes. Entre em contato conosco para mais informações!

7. Trilha Laguna 69

O norte do Peru também tem muito a oferecer e um dos destinos mais procurados é a região de Huaraz já que é o ponto de partida para a maioria das trilhas e aventuras dentro do Parque Nacional de Huascaran

Esta famosa área protegida abriga 27 montanhas que ultrapassam os 6.000 metros acima do nível do mar, ou seja, é onde estão as montanhas mais altas do Peru. Por este motivo, Huaraz é conhecida como a Capital do Trekking da América do Sul.

Toda a região é reconhecida por seu cenário fascinante, onde montanhas imponentes, lagoas de água turquesa e sítios arqueológicos complementam toda a experiência pelos norte dos Andes peruanos.

Nós temos certeza de que os viajantes mais aventureiros já ouviram falar desta lagoa impressionante. Ela está localizada a 4.604 metros acima do nível do mar dentro da Cordilheira Branca. A Laguna 69 é caracterizada por sua água cristalina e coloração particular, onde a concentração de minerais em sua água dão um toque turquesa aos seus tons. 

Já que há tanto para conhecer e visitar em Huaraz, nós incluímos esta atração em um roteiro com outra maravilha natural da região. Confira nosso tour Trekking Lagoa Llanganuco & Laguna 69 enquanto está em nosso site.

8. Ausangate Trek by Andean Lodge

Para os caçadores de aventuras que amariam vivenciar um dos melhores cenários naturais de Cusco com total conforto, temos uma experiência nova para você!

O Ausangate Trek by Andean Lodge é nossa aventura mais recente, onde você irá caminhar até as as falésias da montanha mais alta de Cusco e Apus protetor da cultura andina. A Montanha Ausangate está situada a uma elevação de 6.385 metros acima do nível do mar, tornando este o quinto pico mais alto do Peru!

Nesta experiência, você se hospedará nas instalações mais aconchegantes do Andean Lodges, onde 4 lindos eco-lodges irão te dar o conforto que você precisa, enquanto você viaja pelos Andes. Cada uma destas opções de acomodações está situada em uma localização remota, cercada por montanhas imponentes e sete lagoas!

Aqui você irá experienciar muito mais do que somente as paisagens montanhosas, já que a região dos Andes é cercada por um grande misticismo que você, definitivamente, precisa conhecer e nosso guia profissional irá te guiar por este caminho.

Conecte-se com a natureza física e espiritualmente com este trekking de 5 dias pela cadeia montanhosa de Vilcanota e deixe a energia eterna dos Andes resplandecer em você.

Mal de Altitude: Como prevenir e lidar com isso

Se você está planejando uma viagem ao Peru, você certamente já ouviu falar sobre o chamado “Soroche”, uma condição física que afeta a maioria dos turistas e residentes que viajam para lugares que ultrapassam os 2.500 metros de elevação. 

Portanto, alguns dos viajantes podem ter episódios de enjoos, cansaço, respiração encurtada e dores de cabeça ao chegar a estes locais com grande altitude, já que estes são os sintomas mais comuns do mal de altitude.

Gostaríamos de destacar que esta condição pode afetar qualquer pessoa, incluindo aqueles que vivem a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. Por este motivo, recomendamos fortemente que você vá com calma nos primeiros 2 a 3 dias na cidade de Cusco, antes de se comprometer com atividades físicas muito exigentes.

Felizmente, reunimos algumas dicas que te ajudarão a prevenir e lidar com o mal de altitude:

  1. Mantenha-se hidratado
    Água será seu melhor aliado para prevenir e evitar esta condição, então, certifique-se de beber bastante líquido durante sua estada. Altitudes elevadas são associadas a desidratação como um resultado do ar mais escasso e pela respiração rápida, causando uma grande perda de fluídos corporais.
  2. Evite álcool e fumar a todo custo
    Nós sabemos que isso pode ser difícil, ainda mais durante suas férias, mas acredite em nós, é melhor esperar pelo menos 48 horas antes de beber álcool ou fumar. Consumir este tipo de produto pode piorar a desidratação e encurtar mais a respiração, caso sejam ingeridos nos primeiros dias em Cusco.
  3. Beba o chá ou mastigue folhas de Coca
    A planta Coca é uma erva medicinal usada desde os tempos pré-colombianos. É conhecida por ajudar a lidar com qualquer sintoma do mal de altitude e aumentar a aclimatização. Você pode tanto beber o chá quanto mastigar folhas de coca.
  4. Coma alimentos leves e com muita caloria
    Altas altitudes podem aumentar nossa necessidade de combustível, por isso é melhor fazer uma dieta com muita caloria. Certifique-se de comer lanches saudáveis, incluindo muitos grãos em suas refeições.
  5. Vá com calma
    A chave para tudo na vida! Não se apresse, leve o tempo necessário para se acostumar com a altitude e não faça nenhuma atividade muito exigente durante seus primeiros dias. Neste meio tempo, você pode fazer caminhadas pela cidade para te ajudar a aclimatizar.

Se você está imaginando se existem remédios que podem ajudar com os sintomas do mal de altitude, saiba que você pode comprar Diamox em qualquer farmácia no Peru. No entanto, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de se automedicar.

Peru é, sem sombra de dúvidas, um dos destinos de viagem perfeitos na América do Sul e nós adoraríamos te mostrar tudo sobre isso. Caso você esteja planejando uma viagem para nosso país, confira estes pacotes de viagem e viva uma experiência autêntica com a Viagens Machu Picchu.

Deixe uma resposta