Ano Novo em Cusco e Machu Picchu

Faltam apenas 3 meses para o final do ano e chegou a hora de organizar sua viagem do Réveillon 2020. Tendo se tornado um destino bastante popular nos últimos anos, Cusco é uma cidade enérgica e cativante, ou seja, a atmosfera perfeita para passar a virada de ano.

Para quem não sabe, passar a festa de final de ano em Cusco é bastante concorrido, os restaurantes e hotéis ficam cheios, por isso a reserva antecipada é imprescindível. Por isso, este é o momento ideal para você fazer suas reservas e se preparar para comer 12 uvas quando der a meia-noite.

Doze uvas

Essa é uma tradição que os espanhóis trouxeram ao Peru na época da colonização. Cada uva corresponde a cada badalada que o relógio dá quando bate à meia-noite. Isso também coincide com os doze meses do ano, e os peruanos, assim como os espanhóis, acreditam que a doçura ou o amargor das uvas dizem como será o mês correspondente.

Ano Novo em Cusco

A mística cidade de Cusco no Ano Novo se enche de luz e visitantes. A Plaza de Armas é o principal ponto de encontro para ver fogos de artifício e festejar com shows musicais típicos. Diferente do que ocorre no Brasil, as pessoas vestem-se de amarelo e há muitas manifestações culturais pela praça.

Quando bate meia-noite, as pessoas correm em volta da praça pois acreditam trazer sorte ao ano que se inicia. Ao redor dela, ficam também, muitos bares e restaurantes, oportunidade perfeita para celebrar com jantares especiais de Réveillon que esses estabelecimentos proporcionam.

Muitos desses restaurantes preparam uma festa com cardápio especial para a data, com os pratos mais saboreados do Peru. Por isso, claro que não pode faltar o bom ceviche, o Lomo saltado, vários tipos de risoto e sobremesas diferenciadas. As bebidas ficam por conta dos vinhos tinto ou branco, o pisco sour e para brindar a chegada do novo ano, taça de espumante na varanda ou janela dos restaurantes, que dão visibilidade para a bela Plaza de Armas.

Muitos desses restaurantes e bares oferecem suas próprias festas que entram pela madrugada, mas você também pode optar por jantar e depois participar a festança que ocorre na praça.

Partiu Cusco

A mescla perfeita ao estar em Cusco nos últimos dias do ano oferece boa gastronomia, aventura, história e cultura em belezas urbanas e naturais que incluem os encantos do Vale Sagrado dos Incas e a magia de Machu Picchu.

Em cerca de 4 ou 5 dias, um roteiro especial de Ano Novo em Cusco e região, é plenamente possível. Em Cusco você pode realizar um city tour pelo seu centro histórico, assistir a danças típicas no Centro Qosqo de Arte Nativa e visitar complexos arqueológicos. Passeios pelo Vale Sagrado incluem visita ao Museu da Tecelagem, o Awanacancha, lugar que apresenta todo o processo de fiação, tingimento e tear de tecidos.

Visitação a Pisac para observação dos terraços feitos pelos Incas para o cultivo da agricultura e ao famoso mercado artesanal de Pisac. Ollantaytambo também oferece contemplação em seu complexo arqueológico com exemplos da urbanização típica dos Incas, toda feita em pedras encaixadas perfeitamente. Ali foi um centro militar, cultural e religioso na era incaica.

Um dia todo é dedicado para a visita à cidadela antiga do Incas, Machu Picchu, um lugar de aura mística e energia pulsante. Os mistérios e contos dessa fascinante montanha são apresentados sempre pelos guias que ali ficam ou pelos das agências de viagens. É realmente um lugar notável a ser explorado.

Obviamente se você vai a Cusco, pode se preparar para sentir a magia do Vale Sagrado e de Machu Picchu em um roteiro especial que a Viagens Machu Picchu elaborou para você e sua família fecharem 2019 com chave de ouro. Neste roteiro contém os atrativos principais de toda essa região, conforme descrevemos neste artigo.

Essa será uma das melhores formas de renovar as energias, para 2020 chegar cheio de alegrias e prosperidade.

1 Comentário

  1. Gostaria de saber sobre machu picchu e cusco numa mesma viage logo apos o natal e passando ano novo por lá. obrigada

Deixe uma resposta