Os 10 Impressionantes Museus de Lima

Podemos considerar que o Peru todo é um museu a céu aberto. Esse país é só muito rico em história e cultura milenar, ou seja, toda a arqueologia encontrada e preservada ali é interessante acervo a ser apreciado.

Os museus peruanos também são excelentes lugares para conhecer mais sobre tais culturas, um material precioso a ser pesquisado para entender algumas das raízes da América do Sul.

Na capital do Perú, os atrativos turísticos mais buscados pelos apaixonados por história são os museus, onde interessantes coleções bem conservadas de culturas pré-colombianas são apresentadas. Já aqueles que amam as artes, também podem se deleitar nas galerias de Lima, admirando diversos movimentos artísticos peruanos.

Quer ter um roteiro bastante cultural em Lima? Vá às diversas galerias e museus em um fascinante passeio histórico cultural peruano. Neste artigo vamos listar 9 impressionantes museus de Lima para você visitar quando estiver lá:

1.- Museu Larco

Este é um dos mais importantes museus do Peru, fundado pelo pesquisador Rafael Larco, um estudioso da arqueologia que reuniu riquíssima coleção sobre a história de seu país. O museu todo retrata a história do território peruano entre os anos 8000 a.C e 1532 d.C, ou seja, todo o período anterior a chegada dos espanhóis.

O acervo do museu tem cerca de 45 mil raras obras e peças expostas de maneiras cronológica, contando fielmente a história do Perú. Na exibição é possível observar artigos arqueológicos têxteis, cerâmicas e metal. Tem ainda muitas joias, artefatos de guerra e ferramentas.

Lima é o destino que não tem que faltar em seu roteiro a Viagens Machu Picchu tem pacotes em promoção para Peru e Machu Picchu.

2.- Museu de Arte de Lima – MALI

Só o prédio do MALI já é uma imponente obra de arte em estilo neorrenascentista. A proposta desse museu é mesclar as obras ali expostas, em salas separadas em artigos arqueológicos e artes contemporâneas.

Há espaço para exposições permanentes, onde estão artefatos em prata, ouro, cerâmica, madeira e têxteis de artes pré-colombianas até o século 20. E também, obras modernas e contemporâneas em fotografias e pinturas em costumbrismo, que no geral, são mostras temporárias.

3.- Museu Pedro de Osma

Este museu preserva objetos do vice-reinado peruano, ocorrido entre os séculos 16 e 18, que são parte da coleção particular do político peruano, Pedro de Osma Gildemeister. Ali são apresentadas esculturas, retábulos, pinturas, entalhes de pedra e pratarias das tradições andinas de Cusco e Ayacucho. Há também, outro acervo bastante rico, porém diferenciado de origem católica em pinturas e esculturas.

4.- Museu Mario Testino – MATE

Este é um museu jovem, inaugurado em 2012 pelo famoso fotógrafo Mario Testino, com o objetivo de ser sem fins lucrativos e totalmente dedicado às artes contemporâneas. Mario Testino já fotografou para as famosas capas das revistas GQ, Vanity Fair e Vogue; e teve grandes famosos como Madonna e integrantes da Família Real inglesa na frente de suas câmeras. Inclusive, até a nossa modelo Gisele Bundchen. Além das próprias fotografias de Testino, há exibições de artes contemporâneas peruanas e exposições itinerantes de diversos artistas do mundo todo.

5.- Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru

Considerado o museu mais antigo de Lima, este também é denominado Museu Nacional que conserva mais de 300 mil peças de civilizações pré-colombianas do Peru. São objetos bélicos, funerários, religiosos e decorativos, além de múmias, esculturas em pedras, vestimentas, móveis e artefatos da era incaica. Há ainda, ampla documentação relacionada à José de San Martin e Simón Bolivar que fazem parte, não apenas da história do Peru, mas da América do Sul.

6.- Museu do Banco Central da Reserva do Peru

É um museu com coleções bastante diversificadas da história das artes peruanas. Em seu acervo contém peças arqueológicas de civilizações pré-Incas e Incas, com artigos em metal, joias, cerâmica, tecidos e esculturas feitas em pedra, onde foram marcadas cenas do dia a dia, personagens, simbolismos e crenças de eras passadas. Este museu abriga ainda pinturas dos séculos 19 e 20, onde estão cenas, retratos e paisagens em composições abstratas e até contemporâneas de artistas peruanos.

7.- Museu de Ouro do Peru

O colecionador de peças em ouro e prata, Gabriel Mujica Gallo reuniu vasta coleção de culturas andinas antigas, principalmente Incas. Neste museu estão peças da antiguidade Inca como vasos em cerâmica, bandejas e utensílios em prata, ferramentas, máscaras funerárias e armas. Em outra seção ficam armas diversas como rifles, espadas e carabinas do período das dominações espanholas.

8.- Museu Amano

Este museu foi criado por um simpatizante da cultura peruana, o empresário japonês Yoshitaro Amano, daí o nome do espaço que abriga exposições, em sua maioria, de artigos têxteis – são mais de 460 peças – separadas em quatro salas por ordem cronológica.

Sendo assim, a jornada começa pelas primeiras civilizações da história peruana como as culturas Chávin, Paracas, Nazca, Mochica, Lambayeque, Chancay, Chimú, Huari, Chuquibamba e Inca, mostrando como era o processo têxtil de cada uma. Passa pelas eras da criação de ferramentas que auxiliavam na confecção de vestimentas e tapeçarias, desde a fiação, tingimento e seleção de fibras.

9.- Museu de Automóvel Coleccion Nicolini

Este é o único museu de carros do Peru, no qual são exibidos veículos antigos e clássicos com modelos fabricados entre 1901 e 1992. Neste espaço, carros antigos são bem-vindos para restauração e exposição no museu. Ali é possível encontrar automóveis das marcas Chevrolet, Ford, Cadillac, Rolls-Royce, entre outras, além da exibição de dois carros raros, um da marca Stutz, do ano de 1928; e outro de 1915, da marca Wanderer.

Gostou das novidades e informações soube Lima, então conheça mais viajando para lá com a única operadora especializada no público brasileiro com a Viagens Machu Picchu que já levou mais de 40.000 pessoas ao Peru e Machu Picchu.

Deixe uma resposta