Artesanato Peruano: Conheça Algumas Peças Típicas e Onde Comprar!

Não é por acaso que o Peru é um dos destinos mais visitados da América do Sul: sua cultura riquíssima impressiona o visitante, a simpatia do povo, os inúmeros destinos cheios de história, a culinária, que está entre as melhores do mundo e, claro, muitas belezas naturais. Esses são apenas alguns dos milhares de motivos que poderíamos citar para te convencer a visitar o país. O Peru vai muito além de Machu Picchu e Cusco, oferecendo atividades para todos os gostos, desde trilhas e longas caminhadas, grandes centros urbanos, aventura, montanha, mar, deserto, floresta… E para os apaixonados em cultura e história, este também é um destino imperdível. Entre todas as formas em que sua cultura se expressa, a arte do seu povo se destaca, sendo única no mundo e preservando técnicas herdadas de civilizações muito antigas. Técnicas estas que estão presentes também no artesanato. É impossível visitar o país milenar dos Incas e não se encantar com suas cores e formas tão características. Quem viaja para o Peru, com toda certeza, volta para casa com algum objeto artesanal de lembrança. Uma excelente forma de guardar um pouco da cultura peruana junto consigo. Mas, para que você entenda mais da história de algumas peças tradicionais, preparamos este post. São dicas do que comprar e de lugares que você precisa conhecer no Peru, se ama artesanato.

∴ Características do artesanato peruano

Suas principais características são cores fortes e alegres, muitas formas geométricas também estão sempre presentes nas peças e os materiais utilizados na confecção, escolhidos para que expressem um pouco do dia-a-dia de antigas civilizações, entre eles: madeira, ouro, prata, cerâmica, couro, fibras vegetais, pedra, bambu e claro, um dos materiais mais típicos da região, que é a lã de alpaca e lhama.
Ele remete as tradições incas e de antepassados artesãos. Uma atividade desenvolvida há centenas de anos.

∴ Conheça algumas peças artesanais peruanas

• Cerâmicas de Chulucanas: Chulucanas é um pequeno povoado, localizado ao norte do Peru, pouco conhecido e explorado. Mas é de lá que se originam objetos artesanais de grande valor e importância. Nas lojas de artesanato peruano, que você vai encontrar espalhadas em todo o país, é possível encontrar vasos, garrafas e diversas formas de esculturas, muito lindas e singulares. Com uma pedra arredondada e um pedaço de madeira, o artesão cria as peças dando a elas o formato que desejar. Depois disto, o trabalho continua com a pintura manual de cada objeto, que os tornam únicos e ainda mais especiais. Finalmente prontas, as cerâmicas são levadas ao forno de lenha. Sem dúvidas, você irá se encantar com o que vai encontrar pelas feiras de artesanato no Peru.

• Pedra de Huamanga: Basicamente, esta é uma pedra branca de origem vulcânica, encontrada em algumas partes do Peru. Se você deseja levar para casa um produto típico andino, as esculturas feitas deste material são uma boa opção. Você poderá encontrar objetos a venda em diversas lojas e feiras em todo o país. Entre as peças estão: estátuas, santos, quadros e outros itens de decoração.

• Lã de lhama e alpaca: Já para quem busca itens de moda, as opções são ainda mais variadas. Normalmente são estas peças que enchem as ruas e lojas de cores. São, sem dúvidas, um símbolo marcante da cultura peruana. Blusas e agasalhos em geral são os principais itens confeccionando com este material, os visitantes costumam se interessar bastante pelo “poncho” que também é bastante conhecido no país, além de encontrarem pelas lojas bastante variedades de mantas, redes, sapatos e até chapéus. Outro acessório característico são os chamados “chullos”, que são gorros bastante coloridos, que protegem as orelhas. É interessante observar a maneira que as roupas feitas com lã de alpaca ou lhama são feitas. O passo-a-passo, de maneira resumida, é o seguinte: a lã é lavada, normalmente com uma mistura das raízes de cacto. Depois, vem a parte da coloração, que também utiliza elementos naturais, como frutos, sementes, folhas, ervas e alguns sais, que dão tonalidades específicas para o tecido. A produção das peças em si fica por conta dos habilidosos artesão, que misturando as cores, formam desenhos geométricos perfeitos e peças lindas e inconfundíveis.

∴ Mas afinal, quais os melhores lugares para fazer compra no Peru?

Agora que você já sabe algumas caraterísticas e curiosidades sobre artesanato peruano, vamos te apresentar os melhores lugares para fazer compra, considerando os que têm maior variedade e que os preços são mais atrativos. Bom, a primeira dica não poderia ser outra, senão um dos mercados artesanais mais famosos do Peru, o Mercado Artesanal de Pisac. Ele fica localizado nos arredores da cidade de Cusco e está no roteiro do tour para o Vale Sagrado dos Incas, por isso, se você quer conhece-lo não se preocupe, dificilmente este lugar estará fora da sua viagem. No passeio para o Vale Sagrado, oferecido pela Viagens Machu Picchu, nós te levamos até Pisac e deixamos um tempo livre para você desbravar este pequeno povoado e o mercado. Este é um dos melhores lugares para fazer compras de lembranças para trazer ao Brasil, principalmente pela enorme variedade de produtos oferecidos. Pisac é um resumo de tudo que o artesanato peruano possui, aqui certamente você vai encontrar itens muito bonitos e boa qualidade, e em sua maioria, feitos a mão pela população andina. Outra dica interessante para quem comprar artesanato peruano em Cusco, é participar da Feira Artesanal de San Blas, que acontece todos os sábados no Bairro San Blas. Outro lugar que possibilita a compra de artesanato, é em Puno, cidade que fica ás margens do Lago Titicaca, e que é considerada a Capital da Indústria Têxtil Ecológica de Lã de Alpaca, ou seja, os tecidos e confecções são bastantes tradicionais nesta região como Arequipa, mantendo vivos até os dias de hoje, algumas das técnicas ensinadas pelos seus antepassados.

Enfim, temos certeza que o artesanato vai te surpreender quando fizer a sua viagem para o Peru. Nossa última dica é para você passear a pé pelas cidades, principalmente nos arredores das Praças de Armas, onde se encontram as principais lojas. Assim você terá a chance de interagir com a população local e entender um pouco mais da cultura e do estilo de vida das pessoas deste país tão rico e interessante, que é o Peru. Para ver opções de roteiros de viagem para Machu Picchu, Cusco, Lima e outras cidades peruanas, acesse nosso site e entre em contato com nossos vendedores especializados e preparados para te atender.

Deixe uma resposta