Viagem ao Peru: Se previna do mal da altura!

menina com lhama

Se você está planejando viajar ao Peru, saiba que algumas cidades dentro do país estão a mais de 2.000 metros acima do nível do mar; por isso, é demasiado importante se prevenir para ter uma viagem livre de inconvenientes, como o temido: mal da Altura ou Soroche.
E é sobre o mal da altura que vamos falar hoje! Como prevenir, e como cuidar-se da melhora maneira para conviver bem e com o soroche.

O que é o mal da altura?

O mal da altura também conhecido como Soroche, são os efeitos causados no corpo humano quando exposto a altitudes elevadas.
Nos lugares de maior altura, o nível de oxigênio é baixo e o ar é rarefeito, por isso um corpo acostumado a receber altos níveis de oxigênio, ao chegar em lugares com baixos níveis de oxigênio irá notar esta falta e apresentar sintomas.
Essa condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade ou físico.

O que a altitude causa no ser humano?

A intensidade dos sintomas causados pela altitude poderá variar de pessoa para pessoa. Porém, são esses alguns dos efeitos que o soroche pode causar no corpo humano:

  • Dor de cabeça intensa:
    A diminuição da pressão atmosférica causa dor de cabeça, este sintoma pode ocorrer nas primeiras horas ou dias.
  • Náuseas, vômitos e diarreia:
    Sintomas gastrointestinais também poderão aparecer em indivíduos que estão com o mal da altura.
  • Cansaço:
    O mal da altitude provoca sensação de cansaço extremo.
  • Tontura ou vertigem:
    Como os sintomas de dor de cabeça, tontura ou vertigem também é comum nas primeiras horas ou dias.
  • Dificuldades para respirar:
    Este mal provoca sensação de dificuldades para respirar.
  • Sintomas raros:
    Algumas pessoas podem apresentar sintomas raros, como inchaço do cérebro, pulmões ou retina, ou sangramento no olho. Esses sintomas podem ocorrer em determinadas situações e variam conforme o histórico médico de uma pessoa.

Como prevenir ou combater o mal da altura?

Há algumas providências que você poderá tomar antes de viajar para prevenir fortes sintomas do mal da altura, como:

  • Manter uma dieta balanceada. No mínimo dois dias antes de viajar é importante manter uma alimentação leve e equilibrada, evite alimentos pesados e de difícil digestão.
  • Se hidratar bastante.
    Para evitar a desidratação, é importante se hidratar bastante, dias antes de sua viagem.
  • Não consumir álcool.
    O mal da altitude tem sintomas parecidos com a ressaca, e a ingestão do álcool pode potencializar os sintomas do soroche.
  • Água Florida peruana.
    Esta colônia com forte cheiro alcoólico feito com diferentes fragrâncias de ervas aromáticas e flores te ajudará abrir os pulmões e a respirar melhor.
  • Capsulas naturais de Coca, munha, gengibre e guaraná.
    As capsulas naturais de ervas da amazônia podem ser sua melhor amiga durante sua viagem ao Peru, estas capsulas previne e alivia o mal da altura.

Para combater o mal da altura já estando em Cusco, no primeiro dia é importante estar em repouso ao chegar, e consumir chá de coca ou doces feitos de coca.

Qual a altitude de Machu Picchu no nível do mar?

A cidadela Inca de Machu Picchu está localizada no topo da montanha a 2.430 metros acima do nível do mar.
Machu Picchu não está em uma grande altitude se comparada com os demais lugares, no entanto, ainda assim é importante se aclimatar em Cusco antes de visitar esse lugar enigmático, isso porque o tour em Machu Picchu envolve uma longa caminhada.
Além disso, se você está buscando mais que conhecer a história local, mas conhecer também a belíssima natureza do lugar, como a Laguna Humantay, a montanha 7 cores ou até mesmo as trilhas Inca e Salkantay será importante tomar de 2 a 3 dias para se aclimatar muito bem antes de realizar atividades mais extremas.

Vista de Machu
Mulher apreciando Machu Picchu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem tem pressão alta pode ir para Cusco?

Para todos os que possuem alguma condição clínica e estão planejando uma viagem ao Peru é recomendado que consulte o seu médico, recomendamos também a mulheres grávidas que consulte previamente a viagem ao Peru.
É importante também seguir as precauções gerais para lidar com a altitude, como descansar bastante, se hidratar e evitar exercícios físicos intensos.

Mitos e verdades sobre a altitude:

  1. “Um bom condicionamento físico fará com que você não sofra com o soroche”
    Mito, ainda pessoas com bom um bom condicionamento físico poderá sofrer com o mal da altitude.
  2. “Beber muita água ajuda a evitar os efeitos da altitude”
    Verdade! Se hidratar muito antes e durante a sua visita poderá te ajudar a lidar com altitude.
  3. “Todas as pessoas sofrem dos mesmos sintomas na altitude”
    Mito! De todos os sintomas mencionados acima, nem todos você poderá ter! Algumas pessoas poderão sentir dores de cabeça ou náuseas, mas outras podem se adaptar rápido sem apresentar sintomas.
  4. “Não consumir bebidas alcoólicas e comidas de difícil digestão, pode ajudar no processo de aclimatação”
    Verdade! É importante manter uma alimentação balanceada e de fácil digestão, além de não consumir álcool no processo de adaptação a altitude.

São muitos os mitos e verdades que você encontrará por aí sobre o mal da altitude; por isso, é extremamente importante procurar saber bem sobre antes de viajar para cidades como Cusco ou Puno.

Qual remédio tomar para o mal da altitude?

Quando se trata de mal da altitude, há algumas condutas que podemos tomar para driblar esta condição, como indicamos acima.
No entanto, há um medicamento chamado Soroche Pills, que ajuda a melhoras a irrigação sanguínea cerebral e aumenta a capacidade respiratória, aliviando os sintomas do mal da montanha.
É indicado tomar este medicamento horas antes de chegar em cidades como: Huaraz, Cusco e Puno.
Ainda assim, o melhor remédio para a altitude é descansar, se hidratar e consumir chá de coca.

Perguntas frequentes (FAQs) sobre o mal da altura                                                                                                 
a. Quanto tempo leva para se adaptar à altitude?
Tanto os sintomas quanto o tempo para se adaptar à altitude varia de pessoa para pessoa. No entanto, recomendamos como mínimo um dia e meio de atividades leves, se você se guardar em repouso principalmente no primeiro dia, já estará bem nos próximos.

b. O que é a folha da coca?
Esta planta é considerada até hoje como sagrada e ancestral, a coca é uma planta nativa dos países Bolívia, Peru e Colômbia.
Mascar uma pequena quantidade de folhas de cocas ainda é um costume entre os povos nativos destes países. Estas folhas são conhecidas pelos povos destes lugares por combater fome, sede, cansaço, dor muscular falta de ar e o mal da altura em geral.

folhas de coca grátis
Distribuição de folhas de coca em um aeroporto do Peru

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

c. O chá de coca é uma droga?
Não! O chá da folha da coca é apenas uma infusão, já a droga é retirada de a partir de substâncias contidas nas folhas e não deve ser confundida com o uso ilícito da cocaína em sua forma processada.
Tomar chá de coca durante a viagem, poderá te ajudar a combater os sintomas.

 

d. Quais os sinais de alerta de um problema mais grave relacionado à altitude?
Além dos sintomas comuns como falta de ar e dor de cabeça, existem alguns sinais de alerta de problemas mais sérios como: problemas na visão, confusão mental, problemas de equilíbrio, dificuldade respiratória severa. Se estes sintomas persistirem é essencial procurar ajuda médica imediatamente.

 

Ao viajar a locais de altitudes elevadas como o Peru, é necessário se cuidar e se prevenir contra o soroche. Como operadora de viagens estamos preparados para receber e apoiar nossos passageiros para desfrutarem do melhor que o país tem a oferecer.
Entre em contato conosco e solicite já um orçamento!

Deixe uma resposta