Awana Kancha – o museu da tecelagem peruana

Os mistérios do Valle Sagrado dos Incas são encantadores. E, ter a oportunidade de presenciar suas belezas, é um verdadeiro privilégio. Toda a região do vale é uma preciosa herança do modo de vida do império Inca, e cada canto desse extenso território guarda surpresas que irão te impressionar.

Dóceis e simpáticas alpacas recepcionam bem cada visitante dessa imensa extensão de terra sagrada. Mas não se engane, esses animais típicos peruanos não são os únicos atrativos desse lugar. Awana Kancha, ou Awanacancha, ensina muito sobre as tradições transmitidas de pais para filhos, em um povoado que parece ter parado no tempo.

Visitar Awana Kancha, é pré-requisito para quem se aventura no Vale. Partindo de Cusco, leva-se cerca de 30 minutos para chegar nesse centro têxtil, bastante conhecido no Peru. Lá a tranquilidade reina, os visitantes se encantam com o sutil ritmo de vida nesse cantinho especial.

As habilidades dos profissionais dos Incas

A comunidade dessa região carrega o importante legado do Império Inca. Além das incríveis habilidades agrícolas, esse povo herdou um lado artístico muito aflorado. Têm a capacidade de realizar belíssimas peças de artesanato e a tecelagem.

Essas peças atraem e impressionam viajantes do mundo todo, que se inspiram a conhecer e entender um pouquinho sobre a técnica  tão encantadora.

Os camelídeos

Os animais típicos da região desértica do Peru, são avistados facilmente e, uma das atrações de Awana Kancha, é apreciá-los. Podem ser encontradas 4 espécies nessa região: Llamas, Alpacas, Vicunhas e Guanacos.

Esses animais andinos são basicamente a matéria-prima dos produtos têxteis desenvolvidos no centro de tecelagem de Awana Kancha, é deles que a lã é retirada para a confecção dos tecidos.

As Alpacas têm uma lã mais grossa, e por isso são utilizadas mais em tapetes, cortinas, bolsas, malas e calçados, ou seja, uma linha que tem mais resistência. Já as vicunhas têm um pêlo mais fino e delicado, e por isso, são linhas usadas mais para fazer roupas, acessórios e tecidos para vendas por metro.

O museu da tecelagem

Considerado um museu da tecelagem, Awana Kancha existe com o objetivo de manter ativa as artes indumentárias tradicionais da região, mostrando todo o processo têxtil de produção, desde a colheita até o produto final.

Esse lugar é um verdadeiro centro de tecelagem artesanal, onde as tecelãs ensinam o passo a passo da elaboração de cada tecido conforme essa ordem:

1- Colheita: Os camelídeos são criados e bem tratados para que tenham sempre uma boa pele, com um bom crescimento, para depois ser retirada sua lã para a feitura da linha.

2- Processo de lavagem: A lã retirada, passa por um processo de lavagem para retirada de sujeiras naturais e impurezas.

3- Elementos naturais: O tingimento das lãs é realizado com elementos naturais como plantas, flores e minérios locais, com técnicas que vão dando cor à linha.

4- Tingimento: a linha é colocada em potes ou panelas, com a substância colorida já fervente, passando certo tempo ali para a sua total pigmentação.

5- Secagem: Após essa fervura, as linhas são postas para secar ao tempo.

6- Confecção de tecidos: Após todo esse processo, as famosas tecelãs também realizam o processo de confecção dos tecidos, feitos com as linhas já secas, formando lindas fazendas coloridas típicas do Peru.

A partir desse tecido, outros produtos são desenvolvidos como vestimentas típicas, calçados, bolsas, malas, acessórios, cortinas, tapetes e outros, que são vendidos ali mesmo ou em feiras de artesanatos – muito famosas em toda a região do Valle Sagrado.

Essa é uma forma de trabalho e vivência da população local, envolvendo muitas pessoas nessa prática, reforçando a tradição e ensinando o verdadeiro e qualificado artesanato peruano.

Incrível, né? Além de curtir uma deliciosa viagem, saboreando a gastronomia peruana, se aventurando em trilhas incríveis e tendo contato com belíssimas paisagens, você terá a chance de conhecer a cultura peruana de forma genuína.

E, como a equipe da Viagens Machu Picchu é nativa desse país, garantirá que você conheça cada detalhe desse impressionante país. Conte com a gente!

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.

Deixe uma resposta