Batata: Um dos Principais Ingredientes do Peru!

O Peru é um país reconhecido mundialmente pela sua gastronomia e um dos fatores que influenciam diretamente no sabor e nos pratos são os ingredientes típicos do país, que em muitos casos não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Poucas pessoas sabem que um dos principais ingredientes típicos peruanos é batata e é sobre ela que vamos falar neste post e temos certeza você ficará surpreso quando entender que a história deste alimento se mistura com a cultura do povo peruano.

∴ Curiosidades sobre a batata no Peru

Para começar, a história diz que a batata surgiu no Peru, sendo cultivada pelos incas entre os anos 8000 e 5000 a.C. Só por este fato já dá para começar a entender a importância deste alimento para o país, não é?! Com a colonização espanhola, muito tempo depois, a batata foi levada para a Europa, mas não conseguiu se adaptar tão bem ao clima e as condições de lá e aos poucos se tornou mundialmente conhecida e admirada. Já foram catalogadas mais de 3.200 espécies de batata no país, de muitas cores e formatos distintos, sendo que só em Cusco é possível encontrar 1200 deles, mas seu cultivo se espalha por todo país, e o tubérculo se faz presente em 19 das 25 regiões, se tornando fonte de renda para milhares de famílias peruanas.

A batata se tornou popular no país também devido ao trabalho e conhecimento das civilizações antigas, que possuíam técnicas avançadas de plantio, sabendo que não era aconselhável plantar um único tipo de batata no mesmo solo, por exemplo. E claro, as condições climáticas dos andes também são favoráveis ao cultivo deste produto e o solo das montanhas oferecem vitaminas e antioxidantes que são absorvidos pela batata. Por ser fonte de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais, hoje em dia a batata se tornou o principal alimento da serra peruana e um importante aliado contra a desnutrição infantil. O alimento é tão importante no país que tem um dia especialmente dedicado a ele: todo dia 30 de maio se celebra o “Dia Nacional de La Papa” e produtores expõem seus produtos em feiras e os exibem para turistas.

∴ Pratos típicos peruanos feitos de batata

Agora, vamos ao que interessa, que são as dicas de pratos típicos peruanos deliciosos que você não pode deixar de provar na sua viagem para o Peru, todos tendo a batata como ingrediente principal. Para ficar com água na boca, continue lendo:

  • Papa a la Huancaína: tem origem da cidade de Huancayo e é um prato tradicionalmente servido como entrada. Consiste em batatas cozidas com o molho “a la huancaína”, servido com ovo e azeitonas.

  • Causa: uma entrada muito tradicional nos restaurantes de Lima. O prato basicamente é um purê de batatas temperado com ají – pimenta local, sal e limão e recheado normalmente com frango ou peixe uma delícia na cidade de Lima.

  • Pastel de Papa: você provavelmente imaginou um pastel típico brasileiro recheado de batata, mas calma, que o prato é bem diferente disso. É como se fosse uma torta salgada composto de várias camadas de batata intercaladas com queijo. Uma delícia!

  • Papa Rellena: este é uma batata recheada, mas preparação é um pouco diferente. Trata-se de um bolinho frito, feito com purê de batata recheado normalmente com carne moída, ovo, azeitona e temperos.

E aí, gostou das dicas e curiosidades? Você já sabia da importância deste alimento para o povo peruano? Ficou com vontade de experimentar todos estes pratos? Então entre em contato com a nossa equipe e veja todas as opções de pacotes de viagem para o Peru e escolha seu preferido. A Viagens Machu Picchu também possui roteiros gastronômicos para você conhecer mais da cultura peruana através do paladar. Estamos a sua disposição! Veja mais sobre viagem para Machu Picchu e outros destinos do Peru lendo mais matérias do nosso blog.

Deixe uma resposta