Casamento no Peru: Saiba como Funciona a Cerimônia Andina!

Com certeza, em algum momento da vida, você já sonhou com seu casamento, pensando como seria a cerimônia perfeita, já pensou no melhor lugar para realiza-la, na decoração e na maneira a fazê-la para que tudo ficasse do seu jeito, com o seu estilo, não é mesmo?! Certamente imaginou que tudo seria especial, um dia memorável e único, como um casamento deve ser. Se entre os seus pensamentos surgiram desejos de viver algo bem diferente, em meio a natureza e carregado de simbolismo e significados, então talvez o casamento andino seja perfeito para você. A cerimônia de casamento no Peru, neste estilo, é chamada de Arac Masin, que por milhares de anos uniu casais incas e que hoje está disponível para que todos que desejem também possam viver esta experiência, reafirmando o amor e compromisso através desta cerimônia milenar. Nada de altar, nem de padre ou juiz. Tudo acontece em meio a natureza, na floresta, conduzido por um xamã. Se interessou? Então continue lendo este post que hoje vamos explicar como funciona o Arac Masin e como fazer para casar no Peru. E no final, quem sabe, você não decide surpreender seu parceiro (a) com uma proposta de casamento andino. Então, vamos lá?

Como é o casamento andino ou Arac Masin?

Para começar, precisamos dizer que se trata de um ritual simbólico, ou seja, não tem valor legal e por isso está acessível a quem se interessar. E se você acha que apenas os locais podem casar desta maneira, está enganado, qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, pode optar por viver esta experiência, basta querer e entrar em contato com pessoas especializadas e de confiança que poderão te ajudar a organizar todos os detalhes. Enfim, o Arac Masin é uma cerimônia de casamento tradicional no Peru, que remete a culturas ancestrais e segue costumes incas, deixados por esta civilização tão incrível. Durante o ritual, esqueça de todo o conceito de celebração de casamento que estamos habituados no Brasil, pois a cerimônia peruana nada tem a ver com os casamentos tradicionais brasileiros. Este será um momento para adorar a natureza e estar em contato profundo com ela e seus elementos: a água, terra, fogo e outros, que trazem ainda mais energia e simbolismo para a ocasião. O xamã, que estará conduzindo o ritual, irá invocar os Apus (espíritos das montanhas), a Pachamama (a mãe terra), a Mama Koka (mãe coca, referindo-se a planta), os Chaskas (que são as estrelas), os Aukis e Achachilas (a luz) e o Wilka Nina (o fogo sagrado). Todos os elementos são utilizados para celebrar a união eterna do casal.

Além disso, a decoração do ambiente também é feita com objetos da natureza, que deixam a cerimônia com um ar de magia: pedras, penas, flores, folhas, sementes, velas, essências… tudo é feito de maneira especial, para que seja um dia inesquecível para o casal. As roupas utilizadas são normais, mas, por cimas destas o casal veste uma espécie de capa colorida, que remete aos costumes do povo inca.
De modo geral, normalmente acontece da seguinte maneira: há uma oração inicial e depois a noiva recebe uma coroa de flores. Em seguida, o casal é levado para uma cabana, onde o xamã realiza outras orações utilizando incensos. O casal de ajoelha e se abaixa mantendo as cabeças unidas enquanto é realizada a benção final. Todo o ritual é realizado na língua quéchua e dura em torno de uma hora. Esta hora será mágica e intensa, com sentimentos aflorados e muita energia. Com certeza, será um dos momentos mais lindos da vida do casal.

O que é preciso para casar no Peru?

Se você ficou com vontade de celebrar sua união através do casamento andino no Peru, fique atento as dicas que vamos dar agora. Como falamos anteriormente, o ritual não tem valor legal, por isso não há burocracia envolvida no processo, o que facilita bastante.
Para casar no Peru, realizando o Arac Masin, o jeito mais fácil e tranquilo é contratar o serviço de agência de viagem especializada no destino, que oferece pacotes e roteiros com esta opção. Assim você viaja e não se preocupa com nada, apenas aprecia e aproveita cada minuto deste momento único, pois a agência será a responsável por organizar e planejar todo o evento. A equipe verá todos os detalhes: local, vestimenta, transporte, alimentação… tudo que seja necessário para a cerimônia acontecer. Maravilha, não é?!

Lua de mel no Peru

O Peru, sem dúvidas, é um destino completo, pois, além de te proporcionar lembranças inesquecíveis através da cerimônia de casamento andino, também coloca a sua disposição lugares lindos e incríveis para que o casal consiga desfrutar de uma lua de mel igualmente especial e difícil de esquecer. Com destinos e atrações para todos os estilos de turistas, no país você encontrará trilhas impressionantes, como a da Montanha Colorida do Peru, Laguna Humantay ou outras na região de Huaraz. Também poderá apreciar a gastronomia típica do país, conhecida por estar entre as melhores do mundo, frequentando restaurantes renomados. Ainda poderá conhecer grandes cidades como a capital, Lima, Arequipa, rodeada por vulcões e Cusco, a cidade Imperial dos Incas. Falando desta civilização, obviamente você não poderá passar pelo Peru sem conhecer mais da história Inca, visitando sítios arqueológicos, o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu, a principal atração turística do Peru, e que é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. E, se você deseja deixar sua experiência ainda mais incrível, temos pacotes especiais para Lua de Mel, que incluem hospedagem nos melhores hotéis do Peru, passeios acompanhados de um fotógrafo profissional e muito mais. Para ver estes roteiros de Lua de Mel no Peru completos, acesse nosso site.

E aí, o que acha de viver uma experiência tipicamente andina e celebrar o amor e a união de uma maneira diferente e mágica? Se você ficou interessado, entre em contato com o nosso time de especialistas, que poderão te ajudar a realizar este sonho. Para mais informações sobre a viagem para o Peru, dicas, curiosidades e tudo que você precisa saber antes embarcar nesta aventura, continue lendo nosso blog.

Deixe uma resposta