Cultura Peruana: Conheça 3 Danças Tradicionais do Peru!

Existem várias formas de expressar a cultura de um país, seja através da linguagem, da arquitetura, da culinária, das vestimentas, dos costumes e tradições, das festas, da religião, e da arte como um todo, envolvendo, artesanato, música, dança, pintura e outras formas artísticas. E claro, no Peru não é diferente. Quem já viajou para este país tão interessante sabe como sua cultura é rica e única no mundo.
A começar pela culinária típica peruana, tão renomada mundialmente, pelos produtos que só são encontrados aqui. Pelas vestimentas coloridas que fazem referências a culturas antigas e que guardam até hoje as técnicas de confecção e tecelagem dos antepassados. A arquitetura impressionante que mistura o antigo e o moderno. A língua falada pelo povo, que em parte ainda conhece dialetos como o quéchua. As festas que colorem e enchem as cidades de alegria. Enfim, são inúmeras as formas em que a cultura peruana se apresenta.
Mas, neste post em especial, vamos te apresentar e falar mais sobre as características de algumas danças típicas do Peru, uma parte pouco conhecida e explorada da cultura. Você vai conhecer os nomes de danças andinas, suas origens e algumas curiosidades. Temos certeza que você irá se surpreender e que, quando viajar para o Peru, irá querer presenciar algum destes espetáculos. Então, vamos lá?!

DANÇAS TÍPICAS PERUANAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

1. HUAYLAS: 

Seu nome, na verdade, é Huaylarsh, mas ficou conhecido popularmente como Huayla. Esta é uma dança folclórica típica da de Huancayo, considerada a região mais feliz do Peru, pelas inúmeras festas que ocorrem o ano todo. Atualmente também é encontrada em Cusco e em Huancavelica. Dá para resumir os movimentos chamam esta dança de “sapateado andino”, ou seja, é como uma mistura de sapateado, carregado de características comuns nos andes. Ela está associada a cultura andina Wanka, que antecedeu aos Incas. Seu nome significa “campo verde” e vem do aymara. É uma dança forte e bastante alegre, e pode ser dançada por homens e mulheres, que batem palmas e os pés no chão, enquanto dão gritos de alegria. Huaylas podem ser representações de paquera, de celebração pela colheita, uma briga entre homens ou ainda uma competição entre homens e mulheres. Atualmente, as vestimentas utilizadas pelos participantes são bem mais coloridas, cheios de bordados e ricos em detalhes, são trajes luxuosos. Outra característica da dança são os instrumentos utilizados: saxofone, violão, harpa, violino e clarinete compõem a apresentação e dão ritmo aos dançarinos. Quem não pretende visitar a região de Huancayo na sua viagem para o Peru mas deseja ver de perto este show de cultura peruana, pode encontra-la em Lima, em praças e centros culturais durante o ano todo. Para ver mais desta dança, assista ao vídeo.

2. MARINERA:

Esta é uma das danças mais tradicionais do Peru e também uma das mais bonitas. A dança da Marinera consiste em um “flerte” entre o casal dançarino, uma espécie de dança do acasalamento. Existem dois tipos desta dança, que são bastante parecidos, mas que possuem algumas características próprias. A Marinera Limeña, tradicional da capital Lima, é mais suave e com movimentos mais elegantes e a mulher dança usando um sapato de salto. Já na Marinera Norteña, típica da região norte do Peru, podendo ser apreciada na cidade de Trujillo, os movimentos são mais firmes, com passos mais fortes e a mulher costuma dançar descalça. Estas são as principais diferenças entre elas, o restante é semelhante. Durante este cortejo, o casal realiza movimentos sinuosos, semelhantes as ondas do mar. Os homens vestem um traje elegante, com sapatos e chapéu. Já a mulher, veste vestidos longos e esvoaçantes, que dão ainda mais graça ao show. Outro elemento importante e sempre presente é um lenço branco. Os dançarinos danças, batem palmas e realizam o cortejo de forma elegante e alegre. A dança da Marinera, sem dúvidas, é um dos símbolos do Peru. Ela também pode ser dançada com um cavalo de passo, bastante comum e tradicional da região. É um cavalo de porte alto, de descendência espanhola que participa dos movimentos e incrementa o espetáculo. Para assistir a apresentações, além de ir a Trujillo, também é possível encontra-las em Chiclayo, Piura e La Libertad. Converse com seu agente de viagem sobre o assunto e peça para inclua esta atração no seu roteiro de viagem para o Peru. Temos certeza que você vai se surpreender com a beleza e história desta dança. Para ver mais e entender como funciona este cortejo em forma de dança, assista a um vídeo.

3. DANZA DE TIJEIRAS:

Em tradução para o português, significa “Dança das Tesouras”, que mistura movimentos de dança com acrobacias, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural da Nação em 1995 e como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2010, pela Unesco. Já deu para ver que é um espetáculo à parte e que também é um símbolo importante da cultura peruana, não é?! Seu nome não é à toa, pois, de fato, os dançarinos realizam os movimentos segurando uma grande tesoura nas mãos. Estes são chamados de Supaypa Wasin Tusuq ou Danzaq, que significa “dançarino da casa do diabo”. Nome que teve origem no século XVI, quando videntes, curandeiros e bruxos foram perseguidos e chamados desta mesma maneira, fugindo para as regiões mais altas do país. Conta a história que, para que estes voltassem a viver em suas cidades, precisariam dançar em honra aos santos e Deus, e assim surgiu esta dança. A tesoura, que hoje em dia tem cerca de 20 cm e precisam produzir sins de acordo com o ritmo dos demais instrumentos, foram feitas por divindades indígenas, com o intuito de reproduzir o som vindo de uma lagoa, chamada Yauruviri. Veja mais deste espetáculo incrível, assistindo um vídeo com um a apresentação.

E aí, gostou? Esperamos que sim! Também esperamos ter despertado em você a vontade de ver de perto estas danças, tão tracionais e que mostram de forma tão linda, a impressionante cultura do país. Para ver nossos pacotes de viagem para Machu Picchu, Cusco e outras cidades, acesse nosso site e entre em contato com o nosso time de especialistas.

Para continuar lendo sobre o Peru, sua cultura, história, melhores destinos turísticos e curiosidades, acesse nosso blog.

Deixe uma resposta