Como chegar em Arequipa: Guia 2022

Se você está planejando uma viagem ao sul do Peru, Arequipa não pode ficar de fora do seu roteiro! Esta cidade mágica é a segunda maior em todo o país e possui lindos cenários naturais, cercada por três vulcões imponentes e um dos cânions mais profundos do mundo.

Arequipa se tornou uma das atrações imperdíveis nesta joia da América do Sul, graças às inúmeras atrações e coisas para fazer por lá. Portanto, chegar até lá não é tão difícil quanto você pode pensar, embora esta questão vá depender do seu tempo disponível para viajar e das coisas que gostaria de fazer pelo caminho.

É possível dizer que Arequipa está no meio dos principais destinos do Peru, uma vez que está próxima ao lago navegável mais alto do mundo e da antiga capital dos Incas. Então, esta cidade não é tão isolada quanto você pode imaginar; tanto se você estiver planejando visitar a Cidade Branca a partir de Lima ou Cusco, existem muitas coisas interessantes para fazer no trajeto e aqui te contaremos tudo sobre isso. 

Neste guia, te contaremos sobre os diferentes transportes para chegar a Arequipa, dessa forma, você poderá ter uma visão mais ampla sobre como organizar o roteiro perfeito pelo Peru. Confira este sumário do conteúdo e pule diretamente para o que você deseja saber mais:

 

Viajando para Arequipa de ônibus


É possível viajar de ônibus para, praticamente, todos os principais destinos turísticos do Peru e Arequipa está perfeitamente localizada entre as principais estradas do país. As taxas de ônibus são bem mais baratas do que dos voos domésticos, mas se você possui um cronograma curto, a viagem de ônibus pode levar muito tempo.

Uma das razões para viajar de ônibus pelo Peru é poder conhecer muito mais das regiões de nosso país e, de alguma forma, vivenciar um pouco mais da vida local.

Viajar por terra é considerado uma experiência muito mais enriquecedora culturalmente do que, simplesmente, pegar um voo para certos lugares, além de que você pode organizar seu roteiro pelas principais atrações do Peru, começando de Lima ou até mesmo Cusco.

Tenha em mente que a maioria das empresas de ônibus no Peru não partem somente de uma rodoviária, já que algumas delas possuem terminais de ônibus privados. É importante conhecer a empresa escolhida para esta viagem, já que suas principais prioridades deveriam ser conforto e segurança. Para mais informações, lembre-se que estamos a apenas um clique de distância!

Dica rápida: Se seu roteiro te leva para elevadas altitudes, você pode considerar viajar de ônibus, assim será mais fácil evitar o mal de altitude.

Lima para Arequipa de ônibus

Se você está imaginando qual o tempo de viagem entre a capital peruana à Arequipa, então precisamos esclarecer que ela leva muito tempo. Uma viagem de ônibus direta de Lima para Arequipa leva em torno de 18 horas, algo que pode ser extremamente cansativo.

Portanto, se você tem tempo disponível, seria melhor começar sua viagem a partir de Lima e ir fazendo algumas paradas pelo caminho. A capital do Peru é o ponto de partida para a maioria dos viajantes no país e aqui está o que, geralmente, é realizado no trajeto:

Dia 01 | Lima para Paracas e Huacachina

Caso você não saiba, há um roteiro apelidado por turistas estrangeiros como “A Rota Gringa”, que basicamente te leva pelas principais atrações do sul do Peru de ônibus. Os primeiros lugares para visitar são Paracas e Huacachina, dois vilarejos localizados em cenários privilegiados com paisagens fascinantes da costa e do deserto peruano.

Paracas está localizada a 4 horas do sul de Lima e compreende uma reserva nacional com a maior biodiversidade da costa do Peru. Esta linda cidade litorânea é cercada por desertos coloridos e praias paradisíacas, sem esquecer sobre as Ilhas Ballestas, lar de aves exóticas, pinguins-de-Humboldt e a maior colônia de leões marinhos no país.

Depois de visitar as Ilhas Ballestas, a maioria dos turistas decide fazer um passeio de 1h30 para um dos lugares mais remotos do deserto. O Oásis Huacachina é um destes lugares para se desconectar do restante do mundo e apenas aproveitar uma pausa merecida.

Este é o único oásis natural no continente e oferece as condições perfeitas para praticar sandboarding e explorar as dunas do deserto de buggy. Huacachina é conhecida por seus ‘party hostel’ e pelos lugares relaxantes que oferece, então independente de quais sejam seus interesses, certifique-se de não subestimar este local.

Recomendamos que você se hospede em Huacachina e Ica (localizada a apenas 15 minutos do oásis), para que você siga sua jornada no próximo dia.

Tempo das viagens: 

  • Lima para Paracas – 4 horas.
  • Paracas para Ica – 1h30.
  • Ica para Huacachina – 15 minutos.

Dia 02 | Ica para Nazca (Opcional) e Arequipa

É válido mencionar que Huacachina é um pequeno vilarejo que possui vários hotéis, hostels e restaurantes nos arredores da lagoa. O terminal de ônibus mais próximo está localizado na cidade de Ica, que é facilmente acessível de carro e está a apenas 15 a 20 minutos para chegar até lá. 

Do terminal de ônibus de Ica, você pode decidir se você prefere visitar as famosas Linhas de Nazca ou simplesmente seguir para Arequipa. Como talvez você já saiba, os geoglifos de Nazca são um dos maiores mistérios do mundo antigo, compreendendo milhares de anos de história em apenas um lugar.

No entanto, a única forma de apreciar esses geoglifos gigantes é fazendo um voo sobre as Linhas de Nazca, que são operacionalizados, principalmente, de manhã, devido às condições climáticas.

Mais tarde, você pode continuar descobrindo os mistérios do deserto visitando o Cemitério de Chauchilla ou o Sítio Arqueológico de Cahuachi. Depois disso, você pode fazer pernoite no ônibus de Nazca para Arequipa.

Tempo das viagens: 

  • Huacachina para Ica – 15 minutos.
  • Ica para Nazca – 2h30.
  • Nazca para Arequipa – 10 horas.

Dessa forma, você terá chegado à Cidade Branca de Arequipa! A Rota Gringa não termina aí, já que ela segue até Cusco passando por Puno. Se você gostaria de saber mais, aqui pode conferir o roteiro completo para explorar o sul do Peru.


Cusco para Arequipa de ônibus

Para quem pretende começar esta viagem saindo de Cusco, os tempos entre as viagens são menos e menos extenuantes, então você pode escolher entre visitar Puno antes de chegar a Arequipa ou, simplesmente, fazer uma viagem de 9 horas seguidas em um trajeto direto. Caso você esteja interessado em uma aventura mais longa, aqui está nossa sugestão do que você pode fazer entre Cusco e Arequipa:

Dia 01 | Cusco para Puno via Ruta del Sol

Assim como alguns viajantes decidem iniciar suas viagens a partir de Lima, outros podem achar melhor fazer um voo direto de Lima para Cusco e começar suas aventuras pela antiga capital dos Incas. Pensando em quem possui um roteiro relativamente longo, uma das melhores opções de atrações entre Cusco e Arequipa é visitar o famoso Lago Titicaca.

No entanto, o caminho para Puno a partir de Cusco é notavelmente lindo e histórico, algo que não pode ser subestimado quando se está viajando por esta região. A Ruta del Sol te levará por atrativos pré-Inca, Inca e colonial antes de, finalmente, chegar a Puno.

Levará cerca de 11 horas para chegar na chamada Capital Folclórica do Peru com este roteiro. Mas, se você deseja economizar tempo, pode fazer um pernoite no ônibus em uma viagem de 6h30 para Puno, visitar o Lago Titicaca quando chegar e partir no dia seguinte.

Tempo das viagens:

  • Cusco para Puno em um ônibus direto – 6h30.
  • Cusco para Puno via Ruta del Sol – 11h.

Dia 02 | Tour de Dia Inteiro no Lago Titicaca

O Lago Titicaca é conhecido como o lago navegável mais alto do mundo, já que está situado em uma elevação de 3.812 metros acima do nível do mar e, como se não bastasse, o local ainda abriga uma expressão cultural muito singular em todo o Peru. Com o Tour de Dia Inteiro no Lago Titicaca você poderá visitar uma grande parte de seus atrativos, enquanto também conhece um pouco de suas tradições e costumes. 

Nesta oportunidade, as Ilhas Flutuantes de Uros serão a primeira parada no lago, e elas consistem em um grupo de ilhas artificiais que representam uma tradição que foi passada de geração em geração desde os tempos pré-Inca.

Depois desta primeira parada, você poderá explorar a Ilha Taquile, conhecida como o “lugar mais feliz do lago”. Lá você irá conhecer mais sobre a expressão cultural da região, incluindo suas formas de vida. Após finalizar o tour à noite, você irá retornar para Puno.

Dia 03 | Puno para Chivay – Rota Altiplana

Como talvez você já saiba, Chivay é uma cidade localizada às margens do rio Colca, no famoso Cânion Colca, um dos cânions mais profundos do mundo. Se você está animado para explorar esta fascinante maravilha natural de Arequipa, esta é a melhor forma de fazer isso!

A Rota Altiplana te levará pelos cenários mais impressionantes compartilhados pelas regiões de Cusco e Arequipa, composta de lindas lagoas, montanhas nevadas e até mesmo vulcões. Este trajeto de ônibus tem duração de 7 horas e, embora leve mais tempo que um ônibus comum, esta será a melhor forma de mergulhar em nosso patrimônio natural.

Quando chegar, você irá perceber que a cidade de Chivay possui uma linda expressão cultural, sem deixar de lado todas as paisagens que a cercam. Estando em Chivay, você poderá explorar a cidade e visitar as fontes termais para um merecido descanso.

Tempo das viagens:

  • Puno para Chivay via Rota Altiplana – 7h.
  • Puno para Chivay em ônibus direto – 4h30.
  • Puno para Arequipa em ônibus direto – 5h30.

Dia 04 | Cânion Colca e Arequipa

Recomendamos que você acorde bem cedo para explorar o Cânion Colca antes de seguir para a Cidade Branca de Arequipa. Em nosso roteiro para um dos maiores cânions do mundo, começamos com uma visita ao mirante Cruz del Condor, para que você possa se encantar com as belas paisagens do vale e observar o vôo do Condor andino.

Depois disso, você pode almoçar na cidade de Chivay para, mais tarde, organizar tudo para finalmente pegar o ônibus para Arequipa. O trajeto leva cerca de 3 horas, e você poderá ver uma parte da Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca.

Se você realizar este roteiro, tenha em mente que você chegará à noite na cidade, então é melhor saber onde se hospedar em Arequipa primeiro. Na manhã seguinte, você pode começar com o roteiro pelo centro histórico ou visitando as Canteras de Añashuayco.

O que você fará em seguida dependerá somente de você, mas se você tiver tempo o suficiente, você pode continuar a “Rota Gringa” até voltar para Lima. Para mais informações sobre esta aventura, confira nosso pacote Machu Picchu com Lima + Lago Titicaca + Arequipa.


 

 Voando para Arequipa


Para aqueles que possuem um roteiro curto, pegar um voo doméstico para Arequipa pode ser a opção mais adequada para chegar a esta famosa cidade. Assim, você irá economizar tempo, permitindo que você visite mais lugares durante sua estada no Peru.

Arequipa possui um aeroporto e recebe voos de praticamente todos os lugares do país. Entretanto, é válido mencionar que os bilhetes de avião são significativamente mais caros do que as tarifas de ônibus.

Existem diferentes companhias aéreas que oferecem este destino, embora fosse melhor fazer esta viagem com as empresas mais confiáveis, já que estas não costumam cancelar ou atrasar seus voos com frequência. Para mais informações, entre em contato conosco!

Trem para Arequipa

Esta informação pode ser nova para muitas pessoas, mas é possível fazer viagens de trem entre Cusco, Puno e Arequipa. Apesar disso, esta é – de longe – a opção mais cara para chegar à Cidade Branca, uma vez que o trecho é operado pelo serviço de trem mais luxuoso do Peru.

Se você está buscando por atividades únicas durante sua viagem, esta pode ser a melhor opção. A Belmond Andean Explorer conecta três dos destinos turísticos mais importantes dos Andes peruanos, permitindo que você mergulhe completamente na energia inesgotável desta região.

A Andean Explorer possui 16 categorias cuidadosamente decoradas com toques modernos e mobília artesanal, dando uma sensação de conforto a cada olhar. A empresa oferece uma experiência de jantar fino, permitindo que você experimente todo o espectro dos sabores peruanos.

A experiência neste trem de luxo é incomparável e é complementada com uma vista maravilhosa para o Lago Titicaca e o Sítio Arqueológico de Raqchi. Felizmente, preparamos um roteiro especial incluindo o Belmond Andean Explorer.


Como você pode perceber, existem diferentes formas de chegar a Arequipa, mas isso irá depender, definitivamente, do seu tempo e orçamento disponíveis. O Peru possui grande extensão territorial e nem todos os destinos turísticos ficam reunidos em uma mesma região, então planeje sua viagem com tempo e aproveite ao máximo sua hospedagem em nosso país!

Queremos que você viaje com conforto e segurança, então não se esqueça de conferir nossos pacotes de viagem e aprender tudo sobre como vivenciar a real autenticidade do Peru com a Viagens Machu Picchu!

Deixe uma resposta