Coisas não-turísticas para fazer em Cusco

Cusco é o principal destino turístico do Peru, não somente por abrigar uma das Sete Maravilhas do Mundo, mas também por ter inúmeras atividades para fazer na cidade e seus arredores que abrangem diversos perfis de viajantes, indo de experiências culturais, a esportes de aventura e maravilhas naturais.

No entanto, pode ser difícil decidir o que fazer diante deste mar de atrativos na antiga capital dos Incas, então reunimos algumas das coisas não-turísticas para fazer em Cusco que são tão singulares e impressionantes que você deveria incluir ao seu roteiro.

Cusco não se trata somente de Machu Picchu, a cultura Inca deixou um legado marcante em nossas terras que será continuada por gerações. Além de nosso patrimônio pré-colombiano, existem inúmeras maravilhas naturais que você deveria conhecer e algumas delas ficam bem próximas à antiga capital.

Quando se trata da cidade, ela compreende vários sítios arqueológicos que ainda não são conhecidos por muitas pessoas, inclusive por moradores locais. Você também pode pegar a estrada para as montanhas e florestas que estão localizadas a poucos minutos da Cidade Imperial.

Então, para te ajudar a planejar uma aventura incrível pela região de Cusco, aqui você encontrará algumas das atividades mais autênticas para fazer!

1. Caminhe até o Cristo de Cusco 

Enquanto você passeia pelo Centro Histórico de Cusco, você perceberá que existe uma figura enorme no topo de uma colina, especialmente se estiver na Plaza de Armas. Este monumento religioso está localizado no topo da colina Pukamuqu e representa a figura de Jesus Cristo. 

Esta estátua de 9 metros tem vista para toda a cidade de Cusco e foi construída em 1945, um presente da comunidade árabe-palestina que viveu em Cusco naquela época. O monumento é feito de granito coberto por mármore e gesso, e mostra Jesus Cristo com seus braços abertos, assim como o Cristo Redentor, que fica na cidade de Rio de Janeiro, no Brasil.

O monumento funciona como um mirante para a cidade inteira e está situado próximo à Fortaleza Cerimonial de Sacsayhuaman. Leva somente 30 minutos para chegar lá saindo do bairro de San Blas, que está localizado no coração da cidade de Cusco.

Você também pode pegar um táxi até o local, andar até o topo da montanha ou visitá-lo após conhecer o Sítio Arqueológico Sacsayhuaman. Definitivamente, este é o lugar certo para visitar para melhorar seu processo de aclimatação em Cusco.

2. Explore as Ruínas e Floresta de Qenqo

Próximo ao Sítio Arqueológico de Qenqo encontra-se outra parte deste antigo templo Inca, que pode ser vista da cidade de Cusco. Caso você não saiba, Qenqo foi um importante centro cerimonial para a antiga cultura Quechua, onde rituais importantes, sacrifícios e mumificações ocorriam.

O local foi inteiramente destruído pelos espanhóis durante o processo de colonização, por isso, as informações a respeito são muito limitadas. Aparentemente, o local foi tão importante que os colonizadores se empenharam ao máximo para destruí-lo, deixando ruínas que resistiram até hoje.

Próximo a estas ruínas Inca também encontra-se uma linda floresta, com árvores de 15 metros de altura no topo da montanha que tem vista para toda a Cidade Imperial. Este é o local perfeito para fazer um piquenique, praticar yoga e outras atividades com amigos e família.

Esta localização é facilmente acessível a partir de Cusco, já que também está próxima ao Cristo e a Sacsayhuaman. Você também pode ir de táxi ou caminhando até o local, saindo do bairro de San Blas.

3. Visite o Templo da Lua

Continuando com o circuito de sítios arqueológicos pouco conhecidos em Cusco, há uma estrutura localizada a 1 quilômetro do Templo Qenqo. O Templo da Lua é um centro cerimonial situado em uma enorme formação rochosa que se eleva até os 80 metros de altura. 

De acordo com escavações realizadas no local foram encontrados áreas de cemitério, terraços agrícolas, canais de irrigação, entre outras estruturas, indicando que este foi um importante centro religioso para a cultura Inca.

O Templo da Lua possui um acabamento notável em sua estrutura, junto de gravuras que representam a ‘trindade andina’, que são o condor, a puma e a cobra. Entretanto, este local não deve ser confundido com o Templo da Lua da montanha Huayna Picchu, já que este está localizado em Machu Picchu.

Você pode visitar este local facilmente, tanto pegando um táxi, quanto caminhando a partir do bairro de San Blas ou de Qenqo. As condições naturais que cercam o local são quase intocadas, compreendendo um vale cercado por colinas imponentes e rochas gigantes. 

4. Descubra o Sítio Arqueológico de Inkilltambo

O circuito arqueológico nos arredores de Cusco não termina com o Templo da Lua, uma vez que a poucos quilômetros dali encontra-se outro importante legado Inca. Inkilltambo foi um centro cerimonial e agrícola, embora tenha sido construído entre 1400 e 1430 d.C.

De acordo com cronistas, o Inca Viracocha foi quem ordenou a construção do local que, mais tarde, foi expandido por Pachacutec. Este sítio arqueológico possui vários templos, recintos, canais de irrigação e terraços agrícolas.

Atualmente, Inkilltambo é uma atração turística gratuita e você pode visitá-lo de táxi ou seguindo uma trilha pelo Templo da Lua. Leva cerca de 1h30 para chegar até este local, atravessando vales prósperos e rios ao longo de toda a rota.

Esta trilha, sem sombra de dúvidas, é linda e pode ser adequada para fazer uma caminhada de aclimatação partindo de Cusco ou se você simplesmente deseja caminhar por aí, explorar e fazer um ótimo piquenique cercado pela exuberante natureza da região.

5. Observe antigos palácios Inca da cidade

Quando falamos dos Palácios Inca, muitas pessoas podem pensar em Sacsayhuaman, Tambomachay e outros sítios arqueológicos perto de Cusco. No entanto, o que estas pessoas não sabem é que, quando caminham pela antiga capital dos Incas, não encontram somente arquitetura colonial ou construções feitas com pedras roubadas de lugares sagrados desta civilização.

Além disso, a Cidade Imperial se encontra abaixo da maioria destas construções. A arquitetura Inca era caracterizada por estruturas anti-abalos sísmicos que, de alguma forma, resistiu a séculos de terremotos, diferente de algumas construções coloniais que precisaram ser reconstruídas inúmeras vezes.

Aqui listamos alguns dos Palácios Inca mais importantes da cidade, com algumas das informações coletadas por alguns historiadores e arqueólogos no Peru:

  • Qasana
    Foi usado como o antigo palácio residencial de Pachacutec, o imperador Inca que ordenou a construção de Machu Picchu. Qasada estava localizada nas áreas ao redor da Plaza de Armas; possuía uma extensão de se espalhava pelas ruas Portal de Panes, Tecsecocha, Tigre, Procuradores e Plateros.Depois dos conquistadores espanhóis ganharem controle de Cusco, estas terras foram tomadas por Francisco Pizarro. Entretanto, pouco sobrou desta estrutura a não ser as fundações da estrutura Inca. Atualmente, o local é composto por vários restaurantes, bares, boates e agências de viagem.
  • Qoraqora
    O Palácio estava localizado próximo ao palácio Qasana, em frente à Plaza de Armas. De acordo com cronistas, o local foi construído para Inca Roca, o sexto governador do Império Inca. Depois da chegada dos espanhóis, o local foi atribuído a Gonzalo Pizarro.Residências coloniais foram construídas no topo das ruínas do palácio e apenas as fundações podem ser pouco apreciadas. Atualmente, a área compreende vários estabelecimentos turísticos, bares, cafeterias e restaurantes.
  • Kiswar Kancha
    De acordo com historiadores, este foi o maior palácio Inca situado nos arredores da praça principal, o local pertenceu ao Inca Wiracocha e era composto por várias construções e pátios. Ficava localizado na área da Catedral de Cusco e do Templo Jesus, Maria y Jose. Infelizmente, nada restou da estrutura original.

6. Encontre os melhores souvenirs no Mercado San Pedro

Para aqueles que querem mergulhar completamente na diversidade cultural de Cusco, certamente não vão querer perder a chance de visitar um dos mercados locais mais importantes da área.

O Mercado San Pedro é reconhecido por sua expressão artística, onde diferentes artesãos se reúnem para vender suas peças coloridas. Entretanto, isso não é tudo que o local tem a oferecer, já que todo o mercado é dividido em várias seções, nas quais vendem comida, sucos, vegetais, refeições e muitos outros produtos.

Este centro comercial especial no Centro Histórico de Cusco inicialmente foi projetado por Gustave Eiffel, o mesmo arquiteto que criou a famosa Torre Eiffel. Embora sua arquitetura não seja seu principal atributo, o Mercado San Pedro é o local perfeito para vivenciar a expressão cultural da cidade.

Se você está na busca dos melhores souvenirs para levar para casa a um preço justo e acessível, então certamente este é o lugar certo para encontrá-los. Aqui você terá uma enorme variedade de itens decorativos, lembranças e roupas para escolher.

Entretanto, aconselhamos que você compare preços antes de negociar, tenha em mente que os locais costumam elevar os preços caso você pareça um turista, então é interessante tentar pechinchar.

7. Conheça sobre nossa história no Museu Inca

A Casa Almagro é a sede do Museu Inca, pertencente à Universidad San Antonio de Abad. O local exibe a maior coleção de cerâmica da cultura Inca, além de múmias Incas e trabalhos pré-Inca de metal e ouro.

A chamada Casa Admiral data da década de 1580, e foi lar do conquistador espanhol Diego Almagro e, mais tarde, funcionou como a residência de Admiral Francisco Aldrete Maldonado, cujos brasões das famílias estão esculpidos no topo da porta principal renascentista notável.

Este foi o Palácio de Huascar, o penúltimo imperador do Tahuantinsuyo. Aparentemente, a estrutura era tão impressionante durante os tempos Inca que a reservaram especificamente para Diego Almagro. Infelizmente, não existem mais registros da ruína Inca, exceto pelas menções em poucas crônicas. 

8. Visite o Museu Machu Picchu: Casa Concha

O Museu Machu Picchu oferece um vislumbre sobre como a vida poderia ter sido na famosa cidadela dos Incas, embora algumas partes da história permaneçam sendo um mistério até os dias de hoje. O local também possui uma coleção de arte colonial, assim como peças e esculturas da era do vice-reino.

Esta é uma estrutura colonial construída no topo de um dos assentamentos Inca mais importantes, o palácio de Tupac Inca Yupanqui, descendente de Pachacutec. O famoso palácio Inca era uma estrutura enorme construída para se distinguir dos antigos governantes incas.

Infelizmente, não há muitas informações a respeito desta ruína Inca exceto por algumas das paredes que permaneceram como fundações do atual edifício colonial que vemos hoje.

9. Visite o Sítio Arqueológico Huchuy Qosqo

Se você está planejando uma viagem fora do óbvio, então deveria considerar visitar o Sítio Arqueológico Huchuy Qosqo, um recinto real Inca construído sob ordem do imperador Viracocha. 

Esta antiga estrutura é uma das mais bem preservadas construções dentro do Vale Sagrado dos Incas, composto por vários pequenos edifícios, terraços agrícolas e colcas. Huchuy Qosqo foi construído entre 1000 d.C. e 1400 d.C. e acredita-se que o local teve propósitos militares e administrativos, devido à sua proximidade com o Sítio Arqueológico de Pisac.

Infelizmente, parte desta estrutura foi destruída pelos espanhóis e, de acordo com o cronista Polo de Ondegardo, o colonizador espanhol Gonzalo Pizarro encontrou os restos do Inca Viracocha e ordenou que queimassem todo o local.

 Este sítio arqueológico está localizado a 50 quilômetros a norte de Cusco e existem diferentes formas de chegar até lá. Dependendo do tipo de experiência pela qual está esperando, você pode escolher entre uma trilha de 2 dias a partir de Tambomachay, um dia inteiro de trilha ou somente um tour comum a Huchuy Qosqo.

10. Faça uma caminhada pelos arredores de Cusco

Para quem deseja uma experiência mais intimista e uma conexão especial com a natureza, deveria fazer um tour a cavalo pelo circuito arqueológico ao redor da cidade. Dessa forma, você terá uma experiência mais fora do comum nos atrativos poucos conhecidos de Cusco em alguns dos cenários mais fascinantes da região.

Cusco oferece as condições perfeitas para estes tipos de aventura! Além disso, certamente você ficará encantado pelas paisagens naturais da região, bem como pela expressão cultural gigante e história do local.

Aqui na Viagens Machu Picchu, queremos que você tenha todas as opções possíveis para que possa planejar o roteiro de viagem perfeito para o Peru. Se você precisar de qualquer assistência, lembre-se de que estamos a apenas um clique de distância!

Para mais informações sobre as diferentes coisas para fazer no Peru, confira nossos pacotes e comece a planejar suas férias dos sonhos.

Deixe uma resposta