Como ir de Cusco a Ollantaytambo

Quando os viajantes pensam em conhecer o Peru, sem sombra de dúvidas, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas são os primeiros destinos que vêm à mente, não à toa estes são os locais mais procurados para visitar no país. Um dos locais mais interessantes dentro do Vale Sagrado é a cidade de Ollantaytambo, a cidade mais pitoresca na região, e uma de suas principais características é ser o ponto de partida para conhecer a famosa Cidadela Inca, seja de trem ou através da Trilha Inca Clássica.

Como talvez você já saiba, a cidade é marcada por seu estilo arquitetônico autêntico que segue utilizando a mesma distribuição espacial original construída pelos Incas, o que inclui seu sistema de drenagem a céu aberto. Você irá se sentir em uma viagem no tempo ao caminhar pelas ruas deste vilarejo andino, especialmente pois seu sítio arqueológico se sobressai, já que está no meio da cidade.

Esta famosa cidade está localizada a somente 1h30 de Cusco e, para completar, é facilmente acessível por ônibus ou trem, no caso de você estar vindo de Aguas Calientes. Também é possível visitar este local fazendo o Tour pelo Vale Sagrado, o qual te permitirá visitar os principais sítios arqueológicos do circuito, assim como mercados locais com variedades de artesanatos e museus de tecidos.

Se você deseja saber mais sobre a civilização Inca e suas formas de vida, este é um local essencial dentro de seu roteiro, pois você terá uma visão complementar que vai além do óbvio! Existem muitos segredos e enigmas que ainda precisam ser resolvidos, e nós adoraríamos te mostrar cada um destes detalhes. Mas antes, vamos te contar alguns motivos para visitar Ollantaytambo e como você pode fazer isso para não perder nada!

Razões para Visitar Ollantaytambo

Como talvez você já saiba, a Cidade Imperial de Cusco está localizada a 3.399 metros acima do nível do mar, o que representa uma elevação bastante considerável, o que significa que é importante dar tempo para o seu corpo se acostumar e não sofrer tão intensamente com os sintomas do mal de altitude. 

Visitar o Vale Sagrado dos Incas é uma das formas mais simples de passar por este processo, já que a região está situada em uma elevação mais baixa que Cusco, e poderá visitá-lo de forma mais tranquila e avançar gradativamente a altitude.

Ollantaytambo está situada a 2.792 metros acima do nível do mar, o que a torna a localização perfeita para descansar antes de começar grandes aventuras, como a Trilha Inca ou ir para Machu Picchu de trem, por exemplo. Além disso, a vida calma neste vilarejo confere um contexto perfeito para se desconectar e relaxar após um longo roteiro pelo Peru, antes de ir para seu próximo destino!

Esta é a melhor e mais adequada opção para se hospedar entre os viajantes que irão fazer a Trilha Inca, uma vez que o local que dá início a esta aventura pela selva está a somente 40 minutos de distância de Ollantaytambo. Dessa forma, você não terá que acordar tão cedo para fazer uma viagem cansativa de 2 horas partindo de Cusco para começar este trekking que exige toda a sua energia.

Como mencionamos acima, este vilarejo possui um lindo cenário urbano com construções coloniais feitas de adobe e ruas de paralelepípedo, além de ser cercada por montanhas imponentes e ter uma fortaleza cerimonial Inca vista à distância. Então, se você quer um lugar próximo de Machu Picchu, cheio de belezas naturais e históricas e ideal para relaxar, Ollantaytambo é a melhor opção para você!

O que fazer em Ollantaytambo?

Embora Ollantaytambo possa ser uma cidade muito pequena, ela oferece experiências únicas, e você perceberá isso a cada passo por suas ruas. Aqui reunimos algumas das melhores dicas do que fazer neste vilarejo antes de ir para a famosa Cidadela Inca:


1. Sítio Arqueológico Ollantaytambo

Esta estrutura gigante está localizada no coração da cidade, e é uma das construções mais imponentes de todo o Vale Sagrado dos Incas. O local funcionou como um centro cerimonial e administrativo, e foi transformado em fortaleza durante o processo de colonização.

As ruínas são surpreendentemente bem preservadas, mesmo que tenham sofrido muitos danos ao longo da Guerra de Ollantaytambo, no ano de 1537, sem mencionar quando os espanhóis ganharam controle sobre estas terras. Hoje em dia, este é um dos assentamentos pré-colombianos mais importantes do Peru.

Se você deseja visitar o Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, é preciso comprar o Bilhete Turístico de Cusco. Felizmente, nós incluímos este item em todos os nossos pacotes de viagem, independentemente do tamanho do roteiro!


2. Armazém de Pinkuylluna

Se você está buscando fotos do alto das ruínas de Ollantaytambo, certamente já percebeu uma construção bastante peculiar que está situada nas falésias de uma montanha. Esta nada mais é que outra estrutura feita pelos Incas , que perceberam que aquela localização seria ideal para ajudá-los a conservar alimentos cultivados nos terraços agrícolas da região.

Presume-se que o local tenha sido construído durante o reinado de Pachacutec, ao mesmo tempo em que a cidade era reconstruída. Os armazéns estão estrategicamente posicionados em uma grande altitude, já que o local é mais frio, o que ajuda a preservar e proteger os alimentos.

A visita até o Armazém de Pinkuylluna é gratuita, mas é necessário destacar que a subida pode ser bastante difícil se você não estiver acostumado com a altitude ou não tiver um bom condicionamento físico, já que a trilha é bastante íngreme.


3. Cidade de Ollantaytambo

Como mencionamos antes, a cidade por si só já é um museu vivo, capaz de te fazer se sentir em uma viagem no tempo, onde a arquitetura colonial se funde com as estruturas Inca perfeitamente, já que, de forma geral, são utilizadas como fundações das construções coloniais. Ollantaytambo é cercada por um cenário maravilhoso e oferece uma experiência relaxante em cada esquina.

Se você está buscando por uma experiência autêntica durante sua viagem ao Peru e Cusco, certifique-se de adicionar o Vale Sagrado em seu roteiro de viagem. Tire um tempo para explorar toda a cidade e aproveitar ao máximo sua estada!


Qual é a melhor forma de ir de Cusco a Ollantaytambo?

Não se preocupe, nós vamos responder suas dúvidas! Quando você for fazer sua viagem a Ollantaytambo partindo de Cusco, escolher como chegar até a cidade irá depender do tipo de experiência que você deseja ter. Aqui estão algumas dicas e informações a respeito:

  • Se você quer fazer isso por conta própria, saiba que não é tão complicado se você souber o básico da língua espanhola. Para quem deseja ir diretamente para Ollantaytambo, sem fazer paradas pelo caminho, você pode fazer uma viagem de ônibus pelo custo de 10 a 15 soles, partindo da rua Pavitos em Cusco.Tenha em mente que moradores locais tendem a sobrecarregar seus preços para turistas, então não tenha medo de pechinchar quando estiver nestas situações, especialmente quando você já sabe qual é a tarifa do ônibus comum.Você pode perguntar ao seu agente de viagem ou hotel para conseguir organizar um táxi de Cusco a Ollantaytambo por um valor razoável. Esta seria a melhor opção se você deseja evitar grandes períodos em ônibus.
  • Se você prefere fazer um tour, esta será a melhor opção para chegar a Ollantaytambo, já que você poderá visitar diferentes cidades e sítios arqueológicos no caminho antes de chegar a este famoso vilarejo. Além disso, levará cerca de 4 a 6 horas para completar o circuito, permitindo que você tenha mais tempo para explorar Ollantaytambo e descansar um pouco antes de seguir para sua aventura.Existem duas modalidades para esta experiência, tanto se você deseja desfrutar de um tour em grupo ou uma excursão privada ao Vale Sagrado, nós temos as duas alternativas. Entre em contato com nossa equipe para organizarmos o roteiro perfeito para você!

O Vale Sagrado dos Incas é, certamente, uma das atrações imperdíveis em Cusco. Se você está planejando uma viagem às terras de Cusco, aqui temos um guia sobre os melhores passeios a partir de Cusco para que você tenha uma visão ampla de diferentes coisas para fazer nas antigas terras dos Incas.

Deixe uma resposta