Vale Sagrado dos Incas: dicas de passeios

Não é segredo que Cusco é um dos principais destinos do Peru, e grande parte disso está relacionado ao fato de que este é um destino completo! O que não falta são opções do que fazer, que abrangem diferentes tipos de experiências para todos os perfis de viajantes. 

Um dos atrativos da região de Cusco é o grandioso Vale Sagrado dos Incas, por exemplo, é um dos passeios e destinos mais procurados nos arredores da Cidade Imperial e compreende inúmeros sítios arqueológicos e atividades que você precisa conhecer! Com tantas possibilidades temos vontade de aumentar o roteiro, não é mesmo?

Atrás de Machu Picchu, sem sombras de dúvidas, o Vale do Urubamba é uma das atrações favoritas de todos que visitam Cusco e os encantos deste vale vai além dos monumentos históricos, mas também por toda a expressão cultural, tradições e misticismo enraizados no povo andino que habita esta terra.

Somado a estes aspectos, os cenários naturais do Vale Sagrado são tão mágicos quanto você pode imaginar, e o mais incrível é que estes cenários mudam a cada cidade, o que é outro motivo para explorar ao máximo esta região fascinante dos Andes. Além do mais, este vale é o destino perfeito para fugir um pouco de Cusco, especialmente se você deseja relaxar sua mente e alma no ritmo do estrondoso rio Urubamba e da energia eterna destas terras antigas.

Há muito para conhecer no Vale Sagrado dos Incas e nós adoraríamos te mostrar cada parte desta região. Pensando nisso, nós preparamos esta matéria para que você possa escolher qual é a melhor opção e por onde você deseja começar esta aventura durante suas férias merecidas! 

1. Chinchero

Esta é considerada uma das cidades mais pitorescas do Vale Sagrado graças à sua expressão cultural e ao estilo arquitetônico mestiço. Chinchero está localizada a cerca de 30 quilômetros da Cidade de Cusco e está situada a uma altitude de 3.754 metros acima do nível do mar. 

Embora a cidade em si possa não ser a atração principal, sem sombra de dúvidas, sua história e expressão cultural são, uma vez que Chinchero abriga um sítio arqueológico conhecido por ter sido um recinto real de um dos governantes Inca mais importantes da civilização, Tupac Yupanqui. Da mesma forma, os habitantes da cidade, em sua maioria, falam o idioma Quéchua e tem mantido sua cultura ancestral viva. Aqui estão duas atrações de Chinchero:

  •  Sítio Arqueológico de Chinchero
    Este local Inca foi designado como residência de Tupac Yupanqui. Foi aqui onde o governante ordenou a construção de lindos palácios, porém, estas estruturas foram incineradas após algum tempo, em uma estratégia de Manco Inca para ajudar o povo a escapar dos colonizadores e fugir para terras escondidas na selva.Atualmente, apenas algumas partes de sua estrutura permaneceram de pé, sendo a construção mais preservada a utilizada como fundação da Catedral, que data do século XVI.
  • Mercado Local de Artesanato
    Chinchero é reconhecida por seus tecidos de alta qualidade e por sua expressão cultural marcante. O Mercado Local de Artesanato fica localizado próximo ao Sítio Arqueológico de Chinchero. Aqui você poderá encontrar tecidos marcantes, lembranças e roupas com lã de alpaca.

2. Pisac

Se você está buscando por um destino onde poderá ter mais contato e ver de perto a expressão cultural de Cusco, este pode ser o lugar ideal para fazer isso! Pisac está localizada a apenas 1 hora de carro da Cidade Imperial e está a uma elevação de 2.972 metros acima do nível do mar. Neste destino você poderá conhecer mais sobre os impressionantes trabalhos têxteis da região, assim como sobre os processos de coloração e tricô.

Pisac também possui um dos sítios arqueológicos mais impressionantes do vale, situado em uma localização privilegiada que garante vistas inacreditáveis de todo o vale e das paisagens montanhosas que o cercam. Aqui listamos os principais pontos da cidade:

  • Sítio Arqueológico de Pisac
    Esta antiga estrutura funcionou como um centro religioso e de controle durante a Era Inca. No entanto, seu propósito real ainda é desconhecido, mas uma das teorias expostas por alguns historiadores, pode ter sido uma fazendo real do Inca Pachacutec com áreas administrativa, cerimonial e agrícolas.O Sítio Arqueológico de Pisac está localizado a 3.300 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas incríveis dos arredores do sítio arqueológico e também do Vale Sagrado. Para visitar este local Inca, você precisará comprar o Bilhete Turístico de Cusco, que está incluso em todos os nossos pacotes de viagem.
  • Mercado Local
    Se você está visitando esta linda cidade, não deixe de visitar o mercado local de artesanato, onde você encontrará uma grande variedade de tecidos, roupas de alpaca e souvenirs. O Mercado Local está localizado na praça principal da cidade e abre somente aos domingos.
  • Museu Awana Kancha
    Se você adora alpacas, lhamas e vicunhas tanto quanto nós, então este é o lugar certo para você! O Museu Awana Kancha possui uma exibição de tecidos peruanos e pesquisa sobre o impacto cultural dessas tradições pelas terras cusquenhas.Este também é um abrigo de animais, no qual abrigam vários camelídeos (família das nossas queridas lhamas, alpacas e vicunhas) em um ambiente seguro, buscando promover a preservação da fauna autêntica do planalto peruano.

3. Ollantaytambo

Dentro do Tour pelo Vale Sagrado dos Incas, seguindo a ordem do roteiro, esta é a última cidade a ser visitada. Ollantaytambo é um pequeno vilarejo que parece estar congelado no passado, mesmo que tantos avanços já tenham ocorrido na sociedade. Trata-se de um local com características urbanas que remete à configuração Inca-Colonial, cercado por montanhas imponentes e uma impressionante fortaleza cerimonial que você, sem dúvidas, precisa visitar!

Ollantaytambo também é o ponto de partida para muitos viajantes que visitam Machu Picchu, já que também possui uma das três estações de trem da região, meio de transporte muito utilizado no Vale Sagrado. A Trilha Inca também tem início em uma cidade próxima a Ollantaytambo, que está a somente 30 a 40 minutos desse destino, o que a torna a localização perfeita para se hospedar antes de começar esta aventura. Se você ficou curioso, aqui estão algumas das principais atrações da cidade:

  • Sítio Arqueológico de Ollantaytambo
    Está localizado no coração da cidade, este sítio arqueológico funcionou como uma fortaleza cerimonial com terraços criados para a exploração e experimentos agrícolas, como ocorria em Moray. O Sítio Arqueológico de Ollantaytambo é reconhecido como o único local onde as tropas espanholas foram derrotadas durante o período de colonização.Para visitar as ruínas de Ollantaytambo você precisará do Bilhete Turístico de Cusco, que é comumente incluído na maioria dos tours para o Vale Sagrado dos Incas.
  • Armazém de Pinkuylluna
    Estas impressionantes ruínas Inca estão localizadas em frente ao Sítio Arqueológico de Ollantaytambo. Este local funcionava como um estoque, com engenharia idealizada para a preservação dos grãos produzidos nos terraços espalhados pelo sítio arqueológico. Devido à alta elevação deste lugar, os Incas perceberam que os ventos frios e baixas temperaturas poderiam conservar os alimentos e protegê-los de ataques.Leva cerca de 30 minutos para alcançar o Armazém de Pinkuylluna saindo da cidade de Ollantaytambo. É uma atração gratuita, mas é válido mencionar que a trilha pode ser bastante difícil, uma vez que é muito íngreme.

4. Sítio Arqueológico de Moray

Os terraços agrícolas de Moray foram construídos para projetarem diferentes microclimas que permitiam aos Incas fazerem experimentos de cultivo de diferentes espécies de plantas, e por isso este local ficou fortemente conhecido como o Laboratório Agrícola Inca.

Entretanto, esta é apenas uma teoria, pois o local foi abandonado quando os espanhóis chegaram  às terras peruanas, o que significa que não existem registros que possam ajudar os pesquisadores a decifrarem quais eram seus propósitos reais.

O renomado antropólogo John Earls acreditava que Moray era utilizado como uma farmácia experimental há 500 anos, já que compreende um complexo sistema de irrigação, além de também ter percebido uma significante diferença de temperatura que varia em 12ºC do chão até o topo.

Existem outras hipóteses que indicam que o sítio arqueológico poderia ter sido um centro cerimonial, embora seja muito improvável por conta de sua localização, já que o local é bem longe da Cidade Imperial de Cusco.

Outras teorias dizem que este poderia ter sido um local de pouso de naves extraterrestres e, por mais loucura que isso pareça ser, o mesmo também já foi dito a respeito das Linhas de Nazca anteriormente. Mas, deixaremos por sua conta decidir em qual teoria acreditar, venha visitar Moray e não deixe de aproveitar cada detalhe deste complexo arqueológico.

5. Salinas de Maras

As Salinas de Maras existem desde muito antes dos Incas conquistarem as terras da região de Cusco. Acredita-se que estas minas de sal tenham sido construída pela cultura Huari, que se desenvolveu entre 500 a 1100 d.C., e uma das grandes curiosidades sobre este local é que estas minas estão em funcionamento até hoje.

Entretanto, é muito incerto afirmar se esta teoria está correta, ainda que um aspecto seja verdade: os Incas melhoraram estas minas ao longo do tempo. Tanto que hoje existem cerca de 3.000 minas no local. Portanto, esta é uma tradição passada por gerações até a data atual.

Cada mina de sal tem, aproximadamente, uma área de 5 m² e pode produzir até 200 kg de sal por mês. Estas minas são mantidas somente por famílias locais e cada uma delas é responsável por até 5 poços.

O sal de Maras possui muitos benefícios, graças à sua composição rica em minerais. Este elemento tem sido usado para tratar doenças de pele e inchaços, além de ser o tempero ideal para pessoas que sofrem com hipertensão, por exemplo, já que é uma opção mais adequada.

Se você deseja visitar esta atração, lembre-se de que você pode fazer isso com o tour para Maras e Moray. Tanto se você fizer uma excursão comum, quanto um tour de quadriciclo, você terá uma experiência excepcional!

Como você pode ver, o Vale Sagrado dos Incas possui muitas aventuras que você precisa adicionar ao seu roteiro! Sem dúvidas, você vai ficar com vontade de passar mais dias por aqui, pois existem inúmeros passeios partindo de Cusco, então aprenda tudo cada um deles enquanto está em nosso blog! 

Além disso, se você está planejando uma viagem ao Peru, temos opções perfeitas para você. Não deixe de conferir nossos pacotes de viagem e comece a planejar as férias dos seus sonhos!

Deixe uma resposta