Boleto Turístico de Cusco: O que você precisa saber

Cusco é o lar da famosa Cidadela Inca de Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, mas não só por isso é considerado um dos destinos turísticos mais importantes de todo o Peru. A Cidade Imperial dos Incas carrega consigo imenso valor histórico e cultural, reconhecido mundo afora por seus sítios arqueológicos, expressão cultural e muito mais. Assim, se este destino faz parte de seu roteiro de viagem, é importante conhecer mais sobre o Boleto Turístico de Cusco.

Existem inúmeros sítios arqueológicos espalhados por toda a região de Cusco, conhecida como a Capital Arqueológica da América do Sul, e para visitá-los é necessário comprar um ticket de entrada que pode incluir não somente um, mas até dezesseis atrações, tudo dependerá do tamanho do seu roteiro e de qual circuito arqueológico você gostaria de conhecer.

Tanto se você está planejando uma longa estada ou apenas uma passagem rápida de 24 horas pela cidade, visitar qualquer uma das ruínas Incas que estão nos arredores da cidade é essencial. No entanto, os ingressos para estes sítios arqueológicos não são vendidos separadamente e por isso trouxemos esta matéria para te explicar tudo sobre as diferentes atrações turísticas incluídas em cada ticket.

Enquanto você viaja pela Cidade Imperial de Cusco, você verá o quanto vale a pena tirar um tempo especialmente para explorar tudo que esta cidade histórica tem a oferecer e aqui estamos para te mostrar e contar tudo sobre isso!

O que é o Bilhete Turístico de Cusco?

Como mencionamos anteriormente, o Bilhete ou Boleto Turístico de Cusco é um bilhete comprado uma única vez, que permite que você conheça inúmeros monumentos históricos dentro de um circuito arqueológico específico.

O Boleto Turístico de Cusco (BTC) é emitido pela instituição COSITUC, que é encarregada por realizar a cobrança, administração e distribuição da verba obtida através da venda destes bilhetes. Ao comprar qualquer bilhete turístico, você contribui para a gestão e preservação destes locais. Este grupo de ingressos estará disponível por um determinado período a depender do circuito que você escolher.

Mas você deve estar se perguntando quais são estes circuitos arqueológicos tão falados, e te explicamos que: existem 3 diferentes circuitos e cada um possui um Bilhete Turístico Parcial de Cusco, embora você possa comprar um Bilhete Turístico Geral, caso esteja planejando visitar vários sítios arqueológicos. Para te ajudar a decidir, aqui buscamos esclarecer todas as informações a respeito de cada circuito, para que você possa planejar sua viagem por Cusco!

Circuito I | City Tour Arqueológico em Cusco

Para aqueles que planejam ficar poucos dias em Cusco, mas ainda querem ver os impressionantes sítios arqueológicos que estão espalhados pelos arredores da cidade, esta será a opção mais adequada para você. O Bilhete Turístico Circuito I inclui as ruínas Incas de Sacsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara e Tambomachay.

Estas antigas estruturas estão incluídas no tradicional City Tour Arqueológico em Cusco, que te permite conhecer as construções pré-colombianas mais importantes dentro da cidade. E aqui temos algumas informações sobre estes lugares famosos:

Sacsayhuaman

A impressionante estrutura megalítica de Sacsayhuaman está localizada às margens de Cusco. É considerada um dos exemplos perfeitos dos trabalhos de engenharia da civilização Inca. No entanto, muitas destas estruturas foram destruídas durante a construção da cidade colonial de Cusco, mas apenas as maiores e mais pesadas rochas permaneceram.

De acordo com historiadores, levou cerca de 50 anos e necessitou de cerca de 20.000 homens para construir este enigmático complexo. Algumas destas rochas remanescentes podem alcançar até 9 metros de altura e pesar cerca de 125 toneladas.


Q’enqo

Está localizada a 3 quilômetros de Cusco e é uma das maiores Huacas encontradas na região. O sítio arqueológico foi um local sagrado e, acredita-se, que tenha sido um dos locais onde os Incas performaram os rituais de sacrifício e mumificação em honra do Deus Inti, o Deus do Sol.

O Centro Cerimonial Q’enqo compreende grandes rochas esculpidas que formam uma caverna. Seu interior é decorado com três figuras representativas da cosmologia andina, sendo estas as três figuras de animais: o Condor, o Puma e a Cobra.


Tambomachay

Acredita-se que este monumento tenha sido considerado o centro de culto da água, composto por vários aquedutos, canais e cachoeiras. Etimologicamente, Tambomachay significa “Lugar de Descanso” em quéchua, o que nos dá uma ideia de seu propósito secundário como um ponto de descanso para a elite Inca.

O sítio arqueológico é reconhecido por sua arquitetura autêntica e engenharia, já que suas quatro paredes se encaixam perfeitamente em sua base, que é sustentada por três terraços paralelos. A fonte de água em forma de piscina encontrada nesta estrutura é chamada de “O Banho Ñusta”, uma vez que é muito similar às fontes encontradas em Ollantaytambo.


Puca Pucara

Esta famosa estrutura Inca está situada no alto de uma montanha. Embora seus propósitos tenham sido principalmente militares, o local também funcionou como um centro administrativo. A palavra “Puka Pukara” significa “Fortaleza Vermelha” em quéchua, um nome dado em razão à coloração vermelha das rochas encontradas em sua estrutura.

O lugar compreende quatro ambientes, onde dois muros apoiam os terraços que o cercam. Devido à sua importância durante a era Inca e sua localização estratégica, Puca Pucara foi designada como Patrimônio Cultural de Cusco pelo Instituto Nacional de Cultura.


Simplificando, o Bilhete Turístico Circuito I inclui 4 sítios arqueológicos que você poderá visitar em um city tour por Cusco e é validado por apenas 1 dia após a compra.

Circuito II | Tour Vale Sul & Museus de Cusco

Caso você esteja interessado em saber mais sobre nossa história e cultura, assim como em explorar outros sítios arqueológicos nos arredores da cidade, recomendamos a compra deste circuito especial que inclui 4 museus em Cusco, um show cultural noturno e dois sítios arqueológicos. 

Por exemplo, o Tour Vale Sul é uma nova alternativa para aqueles que estão buscando experienciar outro lado de nossos patrimônios pré-colombianos e coloniais, já que este circuito te levará em uma expedição aos sítios arqueológicos de Pikillacta e Tipon, além de outras atrações. Aqui stá o que você precisa saber:


Tipon

Este é um dos exemplos perfeitos do conhecimento em engenharia hidráulica dos Incas, onde a maioria de seus aquedutos e fontes de água continuam funcionando perfeitamente. Infelizmente, não existem registros oficiais que possam confirmar o propósito real desta construção ou mesmo seu nome original.

O sítio arqueológico consiste em amplos terraços agrícolas irrigados por uma rede de canais de água alimentados por uma nascente natural, cobrindo uma extensão de 239 hectares. O Complexo Arqueológico de Tipon também é parte da famosa Qhapaq Ñan, a rede de trilhas comumente chamada de “Trilha Inca”, que conectava todo o Império Inca.


Pikillacta

O Sítio Arqueológico de Pikillacta foi construído entre os séculos VI e IX, durante o auge da cultura Wari. Os primeiros arqueólogos que estudaram o complexo pensavam que a estrutura pudesse ter pertencido aos Incas, entretanto, os elementos usados na construção foram identificados como “não típicos” desta civilização, além de que a arquitetura da estrutura foi relacionada à cultura Wari.

O complexo é um dos maiores locais pré-Inca dentro da região de Cusco, já que possui uma extensão de 50 hectares. Da mesma forma, a cidadela de Pikillacta é composta por 700 construções, 200 tribunais, 508 armazéns ou colcas, e muitos outros prédios.


De acordo com outras atrações inclusas neste ingresso, aqui está uma lista para que você possa organizar seu roteiro de acordo com seus interesses:

  • Museo Histórico Regional
  • Museo de Arte Contemporáneo
  • Centro Qosqo de Arte Nativo
  • Museo de Arte Popular
  • Museo de Sitio Qorikancha
  • Pachacuteq Monument

Como você pode ver, o Bilhete Turístico Circuito II inclui 8 atrações e é válido por 2 dias consecutivos após a compra.

Circuito III | Tour Vale Sagrado dos Incas

Quase todos os viajantes que visitam Machu Picchu passam pelo Vale Sagrado dos Incas primeiro, e esta região encanta a todos com seus cenários naturais inspiradores e com os sítios arqueológicos extremamente bem preservados.

Atualmente, o Tour Vale Sagrado dos Incas é uma das coisas para fazer em Cusco mais procuradas pelos turistas, uma vez que permite entender e aprender muito mais sobre a civilização Inca e as antigas formas de viver, enquanto também te deixa completamente imerso na autenticidade da cultura e misticismo andino.

Se você está planejando uma viagem a Cusco, este é um dos passeios imperdíveis que você deveria fazer! Aqui estão algumas informações sobre os sítios arqueológicos incluídos neste bilhete:


Sítio Arqueológico de Pisac

O local funcionou como um centro religioso e de controle durante a era Inca. No entanto, o propósito verdadeira desta estrutura ainda é muito incerto, de acordo com alguns historiadores, a construção foi a fazendo real do Inca Pachacutec com áreas administrativa, cerimonial e agrícola, mas esta teoria ainda não é confirmada.

O Sítio Arqueológico de Pisac está localizado a 3.300 metros acima do nível do mar, oferece vistas incríveis dos arredores e do Vale Sagrado.


Sítio Arqueológico de Ollantaytambo

Esta antiga estrutura está localizada no coração da cidade, e funcionou como uma fortaleza cerimonial com terraços para a exploração agrícola e experimentação, tal qual ocorria em Moray.

O Sítio Arqueológico de Ollantaytambo é reconhecido como o único lugar onde o exército espanhol foi derrotado durante o período da colonização por quase 50 anos. 


Sítio Arqueológico de Moray

O Sítio Arqueológico de Moray compreende vários terraços circulares construídos de uma maneira que otimizasse o cultivo de diversas espécies de plantas graças aos diferentes microclimas gerados por sua composição.

Acredita-se que cerca de 250 espécies de plantas e vegetais foram cultivados nestas plataformas, e é por isso que arqueólogos apontam o local como “centro laboratorial agrícola”.


Sítio Arqueológico de Chinchero

Este local Inca foi designado para ser residência de Tupac Yupanqui. Aqui, ele ordenou a construção de belos palácios, embora anos depois tenham sido incinerados por Manco Inca para ajudar o povo Inca a escapar e se esconder em terras escondidas na selva durante o período de colonização.

Hoje em dia, apenas algumas partes de Chinchero permaneceram, sendo a construção mais preservada aquela usada como fundação de uma Igreja colonial que data do século XVI.


De forma geral, o Bilhete Turístico do Circuito III inclui 4 sítios arqueológicos importantes e é válido por 2 dias consecutivos após a compra.

Bilhete Turístico Geral de Cusco 

Como mencionamos anteriormente nesta matéria, esta seria a opção mais adequada para aqueles que terão um roteiro longo em Cusco, o que possibilita conhecer mais lugares e ter diferentes experiências na região. O Bilhete Turístico Geral de Cusco é válido por 10 dias, e você poderá ver vários pontos importantes, já que inclui todas as 16 atrações já mencionadas. 

Diferente de muitas agências de viagem, nós incluímos este bilhete em todos os nossos pacotes de viagem, independentemente do quão curto possa ser o roteiro. Assim, você terá mais opções para visitar durante seu tempo livre em Cusco.

É válido mencionar que nenhum dos Bilhetes Turísticos podem ser comprados online, sendo imprescindível realizar a compra no Centro de Informações Turísticas de Cusco, localizado na Calle Mantas 1160, Cusco; ou no Escritório Principal do Boleto Turístico de Cusco, na Ave. El Sol 185, Cusco.

Além disso, o Boleto Turístico de Cusco está disponível para compra em 14 dos 16 locais históricos mencionados anteriormente, com exceção do Museo de Arte Contemporáneo e do Monumento Pachacuteq.

Nós adoraríamos te mostrar tudo que a antiga terra dos Incas tem a oferecer e te surpreender, por isso, preparamos um guia de viagem para Cusco especial, para que você possa saber mais sobre as melhores coisas para fazer na região. Da mesma forma, aqui está outra matéria, caso você esteja buscando mais informações sobre as melhores coisas para fazer na cidade de Cusco.

Deixe uma resposta