Conheça o Vale Sagrado dos Incas

Sabemos que os primeiros cenários que vêm à mente das pessoas que sonham em viajar para o Peru são a famosa cidadela de Machu Picchu e a charmosa cidade de Cusco. E há total razão nisso, visto que estamos falando de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e de um destino que é, praticamente, nosso cartão postal.

Mas você já imaginou quantas coisas mais é possível fazer e quantos destinos você pode explorar nesta região durante sua viagem pelo Peru? Por exemplo, podemos destacar os encantos da Trilha Inca e suas paisagens históricas e naturais, mas caso você ainda não esteja muito claro, não se preocupe, pois aqui iremos te contar muito mais sobre o assunto.

Nesta matéria iremos abordar como principal recomendação os atrativos localizados em um vale, recheado de histórias e maravilhas naturais, nas proximidades de Cusco e que você precisa conhecer: o Vale Sagrado dos Incas.

Este destino, na realidade, é composto por diversos vilarejos que se formaram ao longo das margens do rio Urubamba. É possível considerar que o Vale Sagrado é, praticamente, um museu a céu aberto, uma vez que existem inúmeros sítios arqueológicos nesta área que contam e mostram como eram as formas de viver no período Inca.

Além disso, há uma mistura singular entre o passado e o presente, pois as influências dos povos ancestrais que habitaram estas terras e abriram o caminho para tantas civilizações após milhares de anos, ainda resistem entre as tradições e a cultura dos moradores do Vale Sagrado dos Incas.

Saiba ainda que a região recebe este nome tanto por sua terra próspera que permitia ótimos cultivos agrícolas, quanto por se assemelhar à Via Láctea, segundo proposições dos sacerdotes Incas. Se você estiver visitando Cusco, é muito simples organizar seu passeio por este vale sagrado, inclusive, esta pode ser a rota perfeita se você estiver a caminho de Machu Picchu.

Gostou de entender um pouco mais sobre este destino incrível próximo a Cusco? E nós gostamos de dar as melhores dicas e recomendações sobre o Peru, então não pare a leitura por aqui, pois a seguir vamos te apresentar alguns dos destinos mais fascinantes dentro do Vale Sagrado dos Incas!

Pisac 

Localizado a cerca de 30 quilômetros de Cusco encontra-se um pequeno vilarejo chamado de Pisac, pode-se dizer que este é um dos locais mais representativos, em termos culturais, em todo o Vale Sagrado dos Incas, uma vez que estas terras são marcadas por tradições ancestrais, grande misticismo, além de marcas históricas, como um dos principais sítios arqueológicos da região.

Pisac é um destino que encanta aos seus visitantes por proporcionar um contato muito mais intenso e próximo com a realidade da vida e dos moradores locais, além de ter cenários muito mais vazios do que o que se encontra nos principais pontos turísticos da Cidade Imperial dos Incas, por exemplo. 

Entre o que é possível conhecer neste vilarejo está o Mercado Artesanal de Pisac, onde pessoas de inúmeras regiões e pertencentes a diversas culturas andinas se encontram para vender seus produtos, de artesanato a comidas, é possível achar de tudo, principalmente se sua visita for em um domingo. 

Além disso, para os interessados em arqueologia, é imperdível o passeio pelo Sítio Arqueológico de Pisac, uma estrutura Inca construída sob ordem de Inca Pachacutec que possui o formato de um perdiz existente somente nesta região. Segundo alguns pesquisadores, acredita-se que este tenha sido um recinto real desse governante Inca que é tão famoso na história.

E, se você é do tipo que gosta de lendas e misticismo, saiba aqui que este foi o cenário de uma lenda de amor, na qual uma princesa Inca, chamada Inkill Chumpi, foi transformada em pedra após não cumprir com sua parte em um acordo feito com os deuses para casar-se com o amor de sua vida. Para saber mais, explore nosso guia sobre Pisac no Vale Sagrado dos Incas!

Ollantaytambo

Sem sombra de dúvidas, esta pode até ser uma pequena cidade da região do Vale Sagrado, mas o que ela representa historicamente é gigante. De acordo com alguns pesquisadores, Ollantaytambo teria sido o último refúgio Inca durante o período de colonização, onde esta civilização se escondeu, derrotou tropas espanholas e depois fugiu para se proteger na selva. 

Sua estrutura manteve, até os dias de hoje, algumas características originais, como, por exemplo, a sua distribuição. Além disso, é muito interessante poder visitar, além da cidade, outros locais que tiveram relevância na história Inca, que são o Sítio Arqueológico Ollantaytambo e o Armazém Pinkuylluna. 

Nestes atrativos é possível entender um pouco sobre o entendimento administrativo do povo Inca, além de visitar o centro cerimonial, ambos dentro do sítio arqueológico que é possível visitar usando o Bilhete Turístico de Cusco; e ver de perto um exemplo da inteligência desta civilização que construiu um armazém nas proximidades frias de uma montanha para conservar seu alimento. 

Moray

Este é um local impressionante, tanto por sua engenharia e estruturação, quanto por seu propósito. Trata-se de um grupo de estruturas circulares, chamadas de “terraços agrícolas”, construídos pelo povo Inca que, percebendo a necessidade de ampliar seu acesso a elementos nutricionais, ou seja, desejando cultivar novos alimentos, as projetou para atingir este objetivo. 

Esta relação funcionava da seguinte forma: essas estruturas possuíam diferentes níveis de “degraus”, dessa forma, era possível criar em cada um deles uma espécie de microclima que permitisse que outros vegetais fossem cultivados de acordo com suas necessidades climáticas. 

Acredita-se que cerca de 250 espécies de plantas tenham sido cultivadas neste local, entretanto, há informações que ainda permanecem um pouco incertas, como o número de pessoas alimentadas por esta produção, já que calcula-se que seria o suficiente para, no máximo 45 pessoas, ou se o local estava em funcionamento quando houve a invasão espanhola. De qualquer maneira, vale a pena conhecer este outro lado da história Inca.

Salineiras de Maras

Maras é um combo perfeito, pois une um cenário fascinante a uma história e tradição que vive e resiste a séculos. Estamos falando das Salineras de Maras, que são um grupo de poços de sal extraído de minas que ficam espalhadas ao longo de um penhasco na Montanha de Qaqahuiñay. 

Este conjunto de minas totalizam cerca de 3000 poços, que foram construídos entre os anos de 500 d.C. e 1100 por uma das culturas mais antigas de todo o Peru, a cultura Huari. Ainda hoje estas salinas seguem em funcionamento, sendo geridas pelas famílias locais, que recebem cerca de 5 poços para administrar e vender o sal extraído. 

Existem inúmeras pesquisas que indicam os benefícios de consumir este produto, sendo estes: ser a melhor opção entre indivíduos com pressão alta, ser um sal com diversos minerais em sua composição, além de ser um remédio para tratar de inchaços e problemas de pele. Além de tudo, você pode visitar as Salinas de Maras em um tour convencional ou em um tour de quadriciclo!

Chinchero

Chinchero é uma das cidades do Vale Sagrado dos Incas com grande apreço por suas tradições seculares, sendo uma das poucas que manteve seus costumes ancestrais ao longo do tempo, ainda que o local tenha passado por uma história de invasões e de mistura de influências culturais.

A visita é válida para aqueles que gostam de viajar no tempo e imaginar como a vida era há muitos anos atrás, quando civilizações que precederam os Incas habitavam a região, além disso, é muito interessante poder caminhar pela cidade e se deparar com o Sítio Arqueológico de Chinchero e com o Mercado Artesanal, onde os melhores tecidos são vendidos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Vale Sagrado dos Incas? Com certeza você já ouviu falar deste destino, mas agora está preparado para fazer o seu roteiro perfeito pela região, conhecendo os melhores atrativos para visitar. Para se inspirar ainda mais, recomendamos que você conheça outros pacotes para o Vale Sagrado dos Incas e outros destinos do Peru!

Mas se você ainda está em dúvidas, não se preocupe, pois nossa equipe está sempre disponível para te atender da melhor forma e fazer sua viagem dos sonhos pelo antigo país dos Incas se tornar realidade, com roteiros sob medida, por isso, entre em contato agora para mais informações!

Deixe uma resposta