Cultura peruana em Trujillo, Peru

Temos muito orgulho em dizer que nosso país é uma terra cheia de cultura e diversas expressões que demonstram muito do que somos, de nossas crenças, história e visão de mundo. Há diversos destinos para visitar e se aprofundar na cultura peruana, além de existirem diversas formas de fazer isso, com atividades para todos os gostos. 

Entre esta diversidade de cidades e regiões para conhecer está Trujillo, um destino encantador e que conquista todos os viajantes que chegam até lá, já que possui características que acolhem seus visitantes desde as condições climáticas até sua arquitetura e pontos turísticos.

Trujillo está localizada na região árida do litoral peruano e é amplamente conhecida por seu apelido de “Cidade da Eterna Primavera”, uma vez que o calor e os dias de Sol e céu azul costumam ser frequentes na região, o que dá ainda mais vida para as cores das construções da cidade, tornando-a muito charmosa. 

Além destes aspectos, outra curiosidade sobre Trujillo envolve aspectos arqueológicos. Caso você não saiba, este destino foi o berço de duas civilizações que foram de extrema importância para o desenvolvimento de inúmeras culturas que se surgiram posteriormente, estamos falando dos povos Chimu e Mochica, sobre os quais abordaremos outros fatores em breve.

Se você gostou do que leu até aqui e gostaria de saber mais sobre Trujillo para conhecer o Peru além do óbvio, continue esta leitura e se aprofunde em novos detalhes sobre esta região. Certamente você irá amar descobrir mais detalhes sobre este destino que abriga inúmeros museus, sítios arqueológicos, arquitetura espetacular e até mesmo festivais!

História em Trujillo e seus arredores

Um dos pontos fortes de visitar Trujillo é poder ver de perto algumas das construções históricas que ficaram marcadas nestas terras e que têm resistido ao poder do tempo, nos aproximando e dando asas à nossa imaginação para entendermos como era viver em épocas a muitos séculos atrás.

Para você ter ideia do que queremos dizer quando falamos sobre isso, resolvemos listar aqui alguns dos locais que você precisa visitar em sua viagem para Trujillo e, além disso, vamos te contar alguns dos aspectos mais interessantes sobre cada um deles, indo do passado arqueológico, passando pelos fatos da história recente até as estruturas que representam o período colonial na região. 

Cidadela de Chan Chan

Para aqueles que não conheciam, apresentamos a maior cidadela feita inteiramente de barro em todas as Américas! A cidadela de Chan Chan é resultado do trabalho realizado pela civilização Chimu, que ocorreu entre os anos 1000 e 1470, e que dominou parte da costa peruana, sendo considerado este o império mais poderoso deste período pré-colombiano. 

Com o grande conhecimento em engenharia que possuíam, os Chimu foram capazes de construir Chan Chan, considerada sua capital. A tradução de ‘Chan’ é Sol, porém, pelo uso repetido da palavra existem várias interpretações sobre o que poderia significar, como “Sol ardente”, “Grande Sol”, entre outros. E a referência para este nome está relacionada à quantidade de luz solar recebida pela cidadela. 

É interessante que todo o local é separado em diferentes zonas, representadas por diferentes arquiteturas. Dessa forma, o povo conseguia separar suas classes sociais em hierarquias. A cidade possuía áreas cerimoniais, de trabalho, residencial e administrativas. 

E cada aspecto desta cidade esteve em constante transformação, de acordo com o desenvolvimento da civilização. Por fim, Chan Chan é conhecida como a maior cidadela de barro das Américas por ter sido construída inteiramente com tijolos adobe, ou seja, tijolos feitos de argila. Vale a pena explorar cada canto deste sítio arqueológico!

Huacas do Sol e da Lua

Assim como Chan Chan representa uma grande criação da civilização Chimu, quando se trata do povo Moche podemos retratar a construção das Huacas do Sol e da Lua, que também ficam nos arredores de Trujillo. Este complexo arqueológico foi descoberto a menos de 30 anos atrás, portanto, ainda foi pouco explorado por pesquisadores.

Podemos dizer que, assim como os Chimu, os Moche também formaram uma das civilizações mais importantes da costa do Peru ao longo dos séculos II e V. A principal marca deste povo era sua habilidade para desenvolver projetos dentro da metalurgia, além da sua grande capacidade em elaborar cerâmicas. 

Com relação às huacas, tratam-se de duas pirâmides que formam templos diferentes. O maior templo deste sítio arqueológico é a Huaca del Sol, considerada o centro administrativo desta cultura, cuja maior curiosidade a respeito é que esta é a mais alta estrutura pré-colombiana de todo o Peru. 

Já a Huaca de la Luna era considerada a mais importante entre as duas, já que era o centro cerimonial Moche, que carrega consigo grande parte da expressão cultural deste povo. Além das inúmeras obras e artefatos que enfeitam os muros deste templo, o local também possuía a função de local de sacrifícios aos deuses. 

Centro Histórico de Trujillo

Sendo a terceira maior cidade do Peru, Trujillo também guarda, entre tantas coisas, um dos centros históricos coloniais mais pitorescos e bonitos de todo o país. Recebeu este nome como referência à cidade espanhola chamada da mesma forma. 

É interessante saber que a construção de Trujillo foi facilitada pela interação dos conquistadores espanhóis com o povo Chimu, que habitava estas terras muito tempo antes. Além disso, esta foi a primeira cidade a se tornar independente da coroa espanhola em todo o Peru. 

Se você busca por uma cidade acolhedora, com cenários maravilhosos e coloridos, e pensa em tirar as fotos mais incríveis de sua viagem, vale a pena conhecer Trujillo e todas as suas paisagens instagramáveis! Para chegar ao destino, é necessário realizar uma viagem de cerca de 9 horas de estrada saindo de Lima ou de 1 hora de avião, saindo da capital peruana.

Museus de Trujillo

Como dissemos anteriormente, Trujillo possui atrativos que remontam a diferentes épocas da história do Peru, por isso, não poderíamos deixar de abordar alguns dos principais museus da cidade para que você possa fazer uma viagem no tempo em cada um deles e descobrir novos aspectos da história peruana.

Se você quer saber mais sobre a vida e rotina do povo Moche, há um museu próximo às Huacas do Sol e da Lua que pode ser o lugar certo para você. Chamado de Museo Huacas de Moche, lá você pode conhecer mais desses aspectos e entender mais sobre a arquitetura mochica.

Mas se seu interesse é conhecer outros aspectos do período colonial, o Museo Casa de la Emancipación é o lugar ideal, além de tudo você pode aproveitar para caminhar pela rua Paseo Pizarro. Enquanto o Museu de Arte Contemporânea explora as artes em diversas formas e espaços, como em jardins, ao ar livre e muito mais. 

E fugindo completamente à temática, Trujillo também possui o primeiro museu sobre brinquedos de toda a América Latina. Fundado em 2001, seu acervo possui itens que remontam ao período pré-colombiano, pertencentes às poderosas culturas que habitaram estas terras. 

Expressão cultural em Trujillo

Além dos aspectos históricos, a cultura peruana transborda por Trujillo também em outras formas de expressão, por exemplo, por meio dos festivais que preenchem a cidade de alegria em alguns períodos do ano.

Entre os principais estão o Festival de Primavera, que ocorre entre setembro e outubro, e que marca a principal característica pela qual a cidade é lembrada: a primavera. Nesta festa são usados carros alegóricos e eventos como eleger a Rainha da Primavera também ocorrer nesse período.

Já no Festival Marinera ocorrem inúmeras competições da dança Marinera, com competidores peruanos e estrangeiros, sendo que esta é uma expressão cultural marcada por diversas influências, como pelos colonizadores, pelos escravos e pelas próprias civilizações milenares. 

Trujillo é um destino surpreendente e você pode explorá-lo com nossos pacotes para o Peru, que abrangem os melhores destinos e as melhores experiências que a antiga terra dos Incas pode oferecer. Além disso, é possível entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas ou planejar um roteiro sob medida para seus interesses!

Deixe uma resposta