Conheça Pisac no Peru, um dos Sítios Arqueológicos de Cusco!

Não à toa que Cusco é conhecida como a Cidade Imperial Inca, a cidade e toda região possui inúmeros sítios arqueológicos que contam a história do país e da antiga civilização Inca que ali viveu. Enfim, já escrevemos aqui no blog muitas matérias sobre estes lugares históricos sagrados como Machu Picchu, mas agora vamos te mostrar, em especial, todas as belezas e informações de Pisac, um destes sítios arqueológicos, e dizer porque este lugar precisa estar no seu roteiro de viagem para o Peru. Vamos lá?!

∴ Onde Pisac está localizado?

Pisac fica próximo de Cusco, a aproximadamente 34 quilômetros da cidade, e faz parte do grandioso e importante Vale Sagrado dos Incas, ou seja, é parada obrigatória para todos que visitam o país. De carro, a viagem direta de Cusco até Pisac demora um pouco menos de uma hora. É possível ir para Pisac de carro ou de ônibus, mas o ideal é contratar os serviços de uma agência especializada e fazer o tour pelo Vale Sagrado dos Incas, incluindo não só esta, mas muitas outras atrações locais. E o melhor: acompanhado de um guia que fala português e que tem grande conhecimento da história e da cultura peruana e inca. Falando historicamente, sua localização era estratégica para a defesa do Rio Urubamba, além de ser também, um ponto de defesa da Capital do Império Inca, ou seja, de Cusco.

∴ Informações sobre o sítio arqueológico de Pisac

Este é um dos centros mais importantes e belos de todo o vale Sagrado. Aqui é possível vislumbrar antigas construções arquitetônicas da época incaica, que impressionam pela técnica e engenharia, característica desta civilização tão avançada e inteligente. Os visitantes passam por grandes terraços feitos para o cultivo agrícola adaptados nos morros, corredores de pedras, muros, escadarias nas montanhas, torres e outras construções formavam a área urbana. Muitos acreditam que a cidade foi construída por volta de 1440, sendo incrivelmente bem desenvolvida para esta época. O local foi destruído com a chegada dos espanhóis no começo do século XVI e boa parte foi reconstruída pelo vice-rei do Peru, Francisco Toledo tempos mais tarde. Apesar disto, esta é uma das ruínas mais bem conservadas de todo o Peru. Por isso, conhece-las é voltar ao passado e imergir na cultura, história e na genialidade do povo inca.

∴ Mercado Artesanal de Pisac

Além da parte histórica e das ruínas, Pisac também oferece aos turistas um dos melhores lugares para comprar artesanato no Peru, que é o Mercado Artesanal de Pisac. Nele é possível encontrar todo tipo de artesanato local, como peças de roupas feitas de lã de alpaca, lenços, casacos, acessórios, bolsas, artigos de decoração e muita opção de lembrancinhas para levar para casa. E tudo com excelente preço, aqui os valores costumam ser mais em conta do que nas lojas em Cusco. Mas atenção, o mercado abre aos domingos, terças e quintas, por isso é preciso se programar com antecedência caso queira visita-lo.

∴ Como funciona o Tour pelo Vale Sagrado dos Incas incluindo Pisac

O passeio começa no Museu de Tecelagem e depois segue até o Centro Arqueológico de Pisac, onde é possível conhecer tudo que foi descrito acima e ainda entrar em contato com a população local e aprender mais sobre seu dia-a-dia. Em Pisac você terá um tempo livre para conhecer o lindo Mercado Artesanal de Pisac. Então, vamos a Urubamba, para almoçar e depois seguimos para Ollantayambo, onde você poderá andar pelas ruas e imaginar como era o lugar durante o Império Inca. Este povoado era um centro militar, religioso e cultural para a civilização inca. Logo após, nossa equipe irá te orientar para o embarque no trem com destino a Aguas Calientes. E assim se encerra este dia de passeio pelo Vale Sagrado dos Incas.

Para ver nossos pacotes de viagem para o Peru, acesse o site da Viagens Machu Picchu. Todos eles incluem o tour pelo vale sagrado e as atrações citadas acima.

Deixe uma resposta