Conhecimento Ancestral: Saiba Mais Sobre Os Famosos Tecidos de Puno!

Talvez você nunca tenha ouvido falar na cidade de Puno no Peru, mas muito provavelmente já escutou algo sobre o famoso Lago Titicaca, não é?! Pois então, Puno é a cidade banhada pelas águas deste grandioso lago, e é para lá que recomendamos que você viaje, não apenas pela beleza natural do local, mas principalmente pela rica cultura, pois é aqui em Puno, no Lago Titicaca e em suas ilhas, que costumes e tradições muito antigas, passadas de geração em geração, ainda se mantém vivas.

Entre as todas as ilhas do lago, a ilha Taquile se destaca, onde os habitantes se dedicam diariamente a manter antigas técnicas e expressões artísticas de seus ancestrais. Visitar a ilha é voltar no tempo e presenciar a história do lugar e do povo de uma maneira única. Os turistas que ali chegam se encantam com produtos típicos, artesanatos, com as vestimentas da população local, e claro, com os tecidos que ali são produzidos, e que se tornaram um símbolo da região, e é sobre eles que vamos falar nesta matéria, tamanha a sua beleza e importância histórica e cultural.

∴ Arte têxtil ancestral

A arte de produzir tecidos é antiga, com registros de mais de 4.500 anos, e remota a civilizações pré-hispânicas, como Pukara e Colla. O que nos diz que esta era uma das principais atividades dos povos que viveram e ainda vivem na região andina.

Em Taquile, a ilha do Lago Titicaca, produzir arte, seja em forma de tecido ou de outras formas, é quase uma norma. Cada peça é feita com muito cuidado e cada detalhe presente na confecção é capaz de nos contar uma história. Não à toa, hoje em dia a ilha conta com uma escola de artesanato, para ensinar as novas gerações sobre a arte têxtil e as técnicas ancestrais, para que a tradição não se perca. Na escola os homens ensinam os meninos tudo sobre a confecção dos tecidos, enquanto as mulheres ensinas as jovens meninas a arte de tecer. E neste encontra de geração, onde avós ensinam seus netos, os costumes vão sendo mantidos.

Para estas civilizações, os tecidos e vestimentas também contam sobre a pessoa que as usa. Por exemplo, uma das peças mais famosas é o “chullo”, um chapéu de malha com protetores de orelha, que é usado desde os tempos incas para proteger do frio, e que também pode ser um símbolo do status social de quem usa, pois cores e desenhos são utilizados para distinguir a idade, o estado civil e outras características dos homens.

Nestas comunidades as peças carregam imagens inspiradas nos elementos da natureza dos andes, como a flor de candura, por exemplo. E, além dos chullos, é possível encontrar jaquetas, cintas, llicllas, suéter, tranças, cobertores e utensílios bastante tradicionais como o chamado ”cinturão-calendário”, que é muito parecido com uma faixa, que traduz os ciclos agrícolas e rituais religiosos tradicionais da comunidade.

Na época incaica os tecidos eram tecidos com uma técnica chamada “tear horizontal”, que consistia em um tear com duas hastes colocadas em paralelo. Nas suas extremidades eram amarradas quatro estacas e sobre estas os fios eram esticados de um lado a outro e assim iam sendo cruzados com outros fios, dando origem a peças bem trabalhadas e tradicionalmente coloridas.

∴ Curiosidades sobre a arte têxtil peruana

Normalmente as crianças destas comunidades começam a aprender sobre os tecidos ainda bastante novas, com aproximadamente 4 anos iniciam os trabalhos, aprendendo primeiramente a tecer as fitas coloridas e aos poucos são introduzidos a técnicas mais complexas, em que agregam cores e desenhos.

Atualmente, parte da renda das famílias da ilha de Taquile, que hoje conta com aproximadamente 2 mil habitantes, vem da venda dos tecidos e das peças, tanto na própria ilha para os turistas que chegam até ela ou nas lojas em Puno.

Esta vila tão rica histórica e culturalmente foi reconhecida por seu trabalho, quando, em 2005, a arte têxtil de Taquile foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Enfim, temos certeza que o artesanato vai te surpreender quando fizer a sua viagem para o Peru. Para ver opções de roteiros de viagem para Machu Picchu, Lago Titicaca, Cusco, Lima e outras cidades peruanas, acesse nosso site e entre em contato com nossos vendedores especializados e preparados para te atender.

Para continuar lendo curiosidades e informações sobre os destinos do Peru, acesse nosso blog.

Deixe uma resposta