Destaques do Distrito de Barranco em Lima

Se você está procurando por coisas para fazer em Lima durante sua viagem, o bairro artístico de Barranco é, definitivamente, uma das atrações imperdíveis da agitada capital peruana. Diferente do resto da cidade,  o bairro boêmio é uma das áreas mais pacíficas e inspiradoras da cidade e aqui você irá aprender tudo sobre este local!

Por muitos anos desde a era colonial, este tem sido um refúgio dentro de Lima e, embora atualmente seja cercado por alguns dos bairros mais agitados da cidade, o local tem mantido seus cenários vívidos e expressão artística intactos. 

Barranco também é conhecido como o “Soho de Lima”, graças à experiência proporcionada pelo bairro, onde a mistura de murais de arte de rua excêntricos, realistas e vibrantes, cafés de vanguarda, cervejarias, bares e restaurantes chiques dão um vislumbre do estilo de vida boêmio local, que talvez você ainda não conheça!

Se você está buscando por um lugar singular para se hospedar ou, simplesmente, para passear em nossa agitada capital, o bairro de Barranco, sem dúvidas, é o lugar certo para ir, especialmente, se você ama arte e história tanto quanto nós. Felizmente, aqui reunimos algumas das atrações que você precisa visitar neste bairro cheio de cores próximo a Miraflores.

1. Prenda a respiração, faça um pedido e atravesse a Ponte dos Suspiros

A chamada Puente de los Suspiros é a atração mais emblemática de Barranco, localmente conhecida por sua atribuição mística, onde, dizem as lendas, se você atravessar toda a ponte enquanto segura a respiração e pensa em um desejo, este se tornará realidade. 

A famosa ponte foi construída em 1876, resistiu à Guerra do Pacífico e testemunhou a destruição de Barranco em 1881. No entanto, este ‘monumento’ deste bairro tradicional foi significativamente danificado quando as tropas chilenas incendiaram o distrito, comprometendo-o junto à Igreja Ermita.

Apesar disso, a ponte de madeira de 30 metros ainda está intacta sobre a rua Bajada de Baños e sobre os murais mais impressionantes dentro do distrito boêmio. Se você acredita em superstições ou não, este local popular é a melhor forma de começar a explorar Barranco, especialmente se você está em uma viagem romântica.

2. Visite a histórica Capela La Ermita

Antes de descrevermos esta linda igreja próxima à Ponte dos Suspiros, há uma história que gostaríamos de contar. Muito antes da cidade de Lima ser tão agitada e movimentada quanto é nos dias de hoje, no século XVIII para ser exato, um grupo de pescadores navegava pelo Oceano Pacífico como fazia rotineiramente, quando se perdeu no mar em meio a uma forte neblina.

Depois de horas vagando nas águas frias do Pacífico, eles avistaram a distância uma luz brilhante com um formato de cruz, que os guiou até a margem, onde chegaram sãos e salvos. Os pescadores ficaram intrigados a respeito do que aconteceu, então seguiram a luz, mas não encontraram nada, além da sensação de um milagre.

A Capela Ermita foi construída no mesmo local onde a cruz apareceu e, embora não seja tão impressionante quanto as igrejas encontradas no centro colonial de Lima, ela possuía uma grande importância para os moradores locais daquele tempo. Infelizmente, a igreja passou por muitos estragos durante a Guerra do Pacífico e precisou ser reconstruída várias vezes depois disso, e também por conta das atividades sísmicas.

3. Delicie seus sentidos na Bajada de Baños

As duas atrações anteriores estão localizadas acima desta rua, o que dá à região um ar artístico e boêmio em todo canto. Aqui você irá encontrar a singularidade atual do bairro de Barranco, onde os murais coloridos decoram toda a rua. 

A muito tempo atrás, antes de Barranco se tornar o polo cultural e artístico que é hoje, Bajada de Baños foi uma rua utilizada pelos pescadores para chegar ao mar e, eventualmente, se tornou o acesso oficial para chegar à praia.

Quando a região começou a se tornar um destino turístico da aristocracia limenha, muitas pessoas estabeleceram suas casas de praia neste local. Atualmente, estas mansões coloridas da era republicana abrigam os restaurantes mais exóticos da área. 

Portanto, se você estava imaginando qual seria o local mais instagramável e bonito de Barranco, saiba que este é local é a resposta. Além disso, aqui você poderá comprar inúmeras joias artesanais e experienciar o melhor de nossa gastronomia, sem deixar de lado os músicos de rua ao longo do caminho que transbordam os cantos do bairro com música boa. 

4. Viaje no tempo no Museu Pedro de Osma

Pedro de Osma foi um importante advogado e político do Peru, cuja coleção de arte do vice-reino está exposta, atualmente, na antiga mansão de verão de sua família. Esta construção de estilo francês é uma das estruturas mais impressionantes em Barranco e data de 1906.

O museu exibe várias peças de arte que foram identificadas como pertencentes aos séculos XV a XVIII, permitindo que os visitantes explorem e tenham um vislumbre da expressão cultural destes períodos. Aqui você encontrará algumas pinturas de artistas renomados, como Bernardo Bitti e Luis de Riano, assim como de muitos outros pintores anônimos do século XVII da Escola Cusquenha.

Sem sombra de dúvidas, o Museu Pedro de Osma possui algumas das obras de arte mais significativas do período virreinal. Atualmente, o local permanece temporariamente fechado ao público, devido à pandemia de COVID-19, entretanto, as visitas podem ser feitas com reservas prévias e com antecedência.

Atualmente, este é um monumento histórico e religioso em Barranco, cercado pela Puente de los Suspiros, acima da Bajada de Baños e próximo a populares restaurantes boêmios com vistas para o mar.

5. Apoie artistas e designers locais na La Feria & Dedalo

Para aqueles que estão em busca dos melhores souvenirs para levar para casa, é preciso visitar a loja de artesanato Dedalo. Esta foi a primeira loja de artesanato contemporâneo fundada em 1992. Aqui você encontrará uma variedade de peças feitas por artistas locais, utilizando madeira, metal e até mesmo vidro.

Da mesma forma, se você quer um poncho peruano com estilo moderno, este é o lugar certo para achá-lo! A loja também possui uma coleção de souvenirs andinos e peças de arte pelos quais você irá se apaixonar. E, como se isso tudo não bastasse, há uma cafeteria muito simpática localizada no pátio da remodelada casa colonial, onde a loja está localizada.

Mas se você deseja visitar um lugar mais variado, a La Feria é outro lugar autêntico no bairro de Barranco, que reúne muitos artistas locais e designers que buscam promover a criatividade e espírito empreendedor dos pequenos negócios locais. No entanto, o local está aberto somente de sexta-feira a sábado, de 12h às 22h. 

Estas são algumas das coisas para fazer em Barranco, mas certamente são as atividades imperdíveis para fazer neste bairro artístico de Lima. Como você pode ver, viajar para o Peru não é apenas sobre Machu Picchu e os Incas, também amamos mostrar nossa expressão cultural contemporânea. Então, confira nossos pacotes de viagem e descubra como!

Deixe uma resposta