Como ir de Lima para Cusco

Há algo que você precisa concordar conosco: Cusco é o destino turístico mais completo do Peru. E não somente por ser lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo, mas também por abrigar tanto de nossa história e expressão cultural.

Então, se você está planejando uma viagem para o Peru, temos quase certeza de que você irá visitar esta região mágica em sua aventura por nosso país. Entretanto, existem diferentes formas de chegar a Cusco, e isso dependerá do seu tempo disponível e do tipo de experiência que você deseja. 

Peru é amplamente diverso e existem inúmeros atrativos para visitar no caminho para a capital do Império Inca. Para aqueles que estão planejando uma estada mais longa por aqui, a melhor opção seria parar em alguns dos destinos mais impressionantes da região antes de chegar em Cusco.

Lima é o ponto de partida para a maioria dos viajantes que chegam de avião no Peru, uma vez que a maioria dos voos internacionais pousam na agitada capital do país. Portanto, aqui nós damos dicas para roteiros curtos e longos, para te dar uma ideia de como otimizar seu tempo e experiência no antigo país dos Incas.

Mas antes, vamos responder duas das perguntas frequentes que recebemos sobre viajar para Cusco!

  1. O Aeroporto de Cusco faz ou recebe voos internacionais?
    Tecnicamente sim, mas não para muitos países. Seu nome atual é Aeroporto Internacional Alejandro Velasco e, embora tenha o título de internacional, o aeroporto tem somente partidas e chegada de alguns voos que chegam ou vão para Bolívia, Colômbia e Chile.No entanto, tenha em mente que estes voo são operados poucas vezes por semana. A maioria dos voos internacionais chegam em Lima, por isso, a capital funciona como uma conexão para outros destinos no Peru.
  2. É possível viajar de ônibus para Cusco?
    Resumindo, você pode viajar de ônibus para Cusco através de um ônibus direto que leva cerca de 22 horas, viagem que pode ser bastante cansativa e tirar muito tempo de seu roteiro, principalmente se seu roteiro for curto. Por este motivo, nós recomendamos pegar um voo ou visitar outros destinos ao longo do caminho se você possui tempo.

Roteiro Flexível? Aqui está o que você pode fazer!

Como mencionamos antes, o Peru é um país muito diverso, com aventuras para todos os gostos, então por que não se permitir explorar os melhores destinos enquanto percorre as altas terras peruanas? Bem, aqui temos algumas recomendações para você!

Embora Machu Picchu seja praticamente o sinônimo de Peru, existe muito para conhecer nesta joia da América do Sul que vai além da cidadela Inca. Nosso país é um dos destinos turísticos mais completos no continente, devido à sua extensão geográfica, expressão cultural e história.

Aqui você irá conhecer outro lado da história da evolução humana, assim como irá praticar turismo de aventura sem deixar de lado as diferentes experiências culturais que você encontrará pelo caminho. Felizmente, nós reunimos aqui algumas atrações para visitar no trajeto entre Lima e Cusco:

Descubra o Sul do Peru de ônibus!

Você certamente já ouviu falar sobre este famoso roteiro de viagem pelo Peru, onde você irá visitar as principais atrações do país antes de chegar em Cusco. Esta opção irá te levar por uma jornada inesquecível pela costa, deserto e montanhas dos Andes! Aqui estão os atrativos que irá visitar neste roteiro:

Paracas

Este é o destino perfeito para escapar de Lima, já que está localizado a somente 4 horas de ônibus da capital. Paracas é uma pequena cidade litorânea localizada na região de Ica e compreende um dos cenários naturais mais impressionantes ao longo da costa.

No primeiro dia em Paracas você pode visitar as Ilhas Ballestas, que são um grupo de formações rochosas e ilhotas localizadas na península de Paracas. Esta região do oceano Pacífico é lar de centenas de espécies de aves migratórias e endêmicas, pinguins-de-Humboldt e da maior colônia de leões marinhos no Peru. 

Você também pode estender sua estada por mais alguns dias para visitar a Reserva Nacional de Paracas, um local que combina o deserto árido do Peru com praias paradisíacas na costa do Pacífico.


Huacachina

Seguindo com o roteiro, você encontrará outra maravilha natural no coração do deserto de Ica. Huacachina é o único oásis natural da América do Sul e está localizada a 1h30 de Paracas de ônibus.

Este é outro destino famoso no sul de Lima com uma paisagem impressionante, onde imponentes dunas de areia guardam a beleza natural desta lagoa. A melhor parte é que, graças à sua localização isolada, este é o lugar perfeito para relaxar e se desconectar com o resto do mundo.

Aqui você poderá praticar sandborarding e fazer uma corrida pelas dunas enquanto você assiste ao pôr-do-Sol de um lugar especial no meio do deserto. Além disso, a cidade de Ica está localizada a apenas 15 minutos de lá, sendo que esta é conhecida por abrigar as vinícolas de pisco mais antigas no país.


Nazca

Enquanto você percorre o deserto, Nazca é outra atração imperdível ao longo da rota, já que possui alguns dos maiores mistérios do mundo antigo. Caso você prefira economizar um tempo, você pode visitar Paracas, Huacachina e Nazca em apenas um dia, começando o passeio saindo às 4h da manhã de Lima.

As Linhas de Nazca são a atração principal aqui, um enigma que ainda precisa ser resolvido no Pampas de Jumana. Para apreciar completamente este Patrimônio da Humanidade da UNESCO, você precisará fazer um voo sobre estes antigos geoglifos, que tem duração de 35 minutos.

Mais tarde, você também poderá seguir explorando a região ou seguir até a Cidade Branca de Arequipa fazendo um pernoite de ônibus.


Arequipa

Se você ama maravilhas naturais e história tanto quanto nós, Arequipa pode ter as atrações perfeitas para você. Esta é a segunda maior cidade do Peru e compreende o centro colonial mais impressionante do país.

Além disso, a cidade é cercada por 3 vulcões imponentes que podem ser observados de qualquer lugar em Arequipa. Outra grande atração é o Cânion Colca, um dos cânions mais profundos do mundo e você pode visitar esta maravilha natural antes de seguir para Puno.

O Cânion Colca oferece as condições perfeitas para caminhadas de vários dias e experiências culturais, duas fases que o tem transformado em um atrativo muito popular entre turistas. Nosso Tour de 2 Dias no Cânion Colca irá te levar para esta linda região, enquanto também se hospeda em uma das cidades mais emblemáticas nas margens do rio Colca. 


Puno

Se você está buscando coisas especiais para fazer no Peru, certamente já leu sobre o lago navegável mais alto do mundo. Bem, o Lago Titicaca é a atração principal em Puno, já que possui um grupo de ilhas flutuantes chamadas de Ilha Flutuante de Uros, que possui uma das comunidades Quechua-Aymara mais velhas do Peru.

Puno é conhecida como Capital Folclórica do Peru, por conta de sua grande expressão cultural, onde antigas tradições ainda desempenham papéis importantes na vida de seus habitantes, assim como as celebrações católicas.

Entretanto, o melhor lugar para experienciar a autenticidade desta região é o Lago Titicaca, no qual você não só pode visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, como também Taquile e Amantani. Estas duas ilhas naturais garantem uma imersão completa na expressão cultural de Puno, além de paisagens naturais inspiradoras do lago. 

Se você deseja conhecer outros lugares para visitar nesta linda região, confira nossa matéria sobre as melhores coisas para fazer em Puno. Depois deste famoso destino, será hora de explorar Cusco, e a melhor forma de chegar até lá partindo da Capital Folclórica do Peru é fazendo a Ruta del Sol.


Cusco

E num piscar de olhos você chegará em Cusco depois de conhecer 5 destinos inesquecíveis no sul do Peru. Como talvez você já saiba, a Cidade Imperial dos Incas possui um centro velho impressionante com arquitetura híbrida, na qual os tempos Inca e Colonial se colidem harmonicamente em um único lugar. 

Existem tantas coisas para fazer em Cusco, que você vai amar ficar por aqui por um longo tempo. Esta região não tem somente Machu Picchu para torná-la fascinante, já que os Incas deixaram um legado incrível nestas terras, que não podem ser ignoradas.

Certifique-se de visitar o Vale Sagrado dos Incas antes de seguir para a cidadela Inca e permita-se descobrir muito mais de nosso patrimônio!


Esta é uma das formas populares de explorar o Peru de forma única e, embora você possa pensar que este roteiro seja muito longo, atualmente você pode completá-lo em 8 ou 15 dias, a depender do que você gostaria de fazer antes de chegar a Cusco. Para mais informações, confira nosso pacote de viagem Peru a Sua Medida.

Está planejando um roteiro curto? Confira essa opção!

Para quem está planejando uma viagem com roteiro de uma semana, aqui nós reunimos algumas dicas e recomendações para te ajudar a chegar a Cusco e experienciar o melhor da cidade sem precisar atravessar o país. 

Cusco é um destino turístico fascinante e não conseguimos parar de falar isso. Existem tantas coisas para fazer nesta região que somente uma semana (ou menos, em alguns casos) seria o suficiente para vivenciar apenas um pouco de nossa história e expressão cultural.

Neste caso, gostaríamos de aconselhar que a melhor opção é pegar um voo para Cusco saindo de Lima, uma vez que será a forma mais rápida de chegar até a Cidade Imperial. Dessa maneira, você terá bastante tempo para explorar a região sem perder nenhum detalhe. Aqui estão algumas das atrações imperdíveis para te ajudar a planejar o melhor roteiro possível:

Faça um City Tour Arqueológico

Para aqueles que não talvez não saibam, a cidade de Cusco é cercada por sítios arqueológicos impressionantes que já funcionaram como centros administrativo, cerimonial e defensivo. O City Tour Arqueológico em Cusco é um tour de meio dia que leva você até 4 assentamentos antigos de grande importância para a cultura Inca. 

Aqui você entenderá ainda mais sobre este império pré-colombiano, assim como irá explorar a autenticidade natural que cerca a cidade de Cusco.


Visite o Vale Sagrado dos Incas

Também conhecido como Vale do Urubamba, a região compreende os sítios arqueológicos mais importantes dos arredores de Cusco. Estas ruínas Incas foram usadas para diversos propósitos, já que o povo Inca se estabeleceu nestas terras para aproveitar dos benefícios de seus vales prósperos.

Cada estrutura está localizada nas localizações mais remotas do Vale Sagrado dos Incas, cercado por vales verdes e imponentes picos nevados. Além disso, você pode combinar este tour com a viagem de trem para Aguas Calientes, onde você poderá pernoitar em uma cidade mágica em meio à floresta nublada.


Descubra a Cidadela de Machu Picchu

Se você visitar o Peru (principalmente se for pela primeira vez), definitivamente o Santuário Histórico de Machu Picchu estará em seu roteiro. Lembre que existem diferentes formas de chegar a esta antiga cidadela, mas já que você está buscando formas de otimizar seu tempo, a melhor opção é pegar o trem até Aguas Calientes. 

Não resta dúvidas sobre a beleza de Machu Picchu e, confie em nós, você não vai querer perder este atrativo em sua viagem! Aqui temos uma matéria caso você queira saber qual é a melhor época para visitá-lo.


Caminho até o topo da Montanha Arco-Íris

Se você estava sentindo que faltava um pouco mais de emoção em seu roteiro, temos a solução: o Trekking para a Montanha 7 Cores, que te leva para um cenário de outro mundo na cadeia de montanhas Vilcanota. 

Tenha em mente que a Montanha Arco-Íris está localizada a 5.200 metros acima do nível do mar, por isso seria melhor deixar este atrativo para o final da viagem. A altitude não pode ser subestimada, então use todo o tempo necessário para se aclimatar adequadamente antes de se comprometer com esta ou qualquer outra atividade que exija muito fisicamente.


Visitar todos estes atrativos precisaria de, pelo menos, 7 dias, mas você também pode fazer um roteiro de 5 dias tranquilamente por Cusco e ainda ver as principais atrações. Confira nossos pacotes de viagem para o Peru para mais informações!

Como você pode ver, chegar a Cusco não se trata do meio de transporte que você utiliza, mas do tipo de experiência que gostaria de ter. Existem inúmeras coisas para fazer no Peru, além de Machu Picchu e adoraríamos te mostrar tudo por aqui! Certifique-se de aprender tudo sobre nosso país para que você tenha a melhor experiência de viagem.

Deixe uma resposta