Huaca Pucllana: história em Lima, Peru

Há um fato sobre o Peru que é mundialmente conhecido: o ponto forte do antigo país dos Incas é o contato próximo com a história milenar de seu povo e sua evolução. E este reconhecimento não é à toa, já que em cada destino peruano há sempre algum atrativo que leva seus visitantes em uma viagem no tempo, por meio de sítios arqueológicos, museus, representações e muito mais.

Sendo assim, este contexto não poderia ser diferente na capital do Peru! A cidade de Lima possui inúmeros trunfos, reunindo em um único lugar atrativos para todos os perfis e que são, sem sombra de dúvidas, encantadores. Já imaginou visitar um destino com praias, cenários deslumbrantes, modernidade, com uma gastronomia renomada e, além de tudo, com muita história para conhecer? 

Você já deve ter visto algumas imagens interessantes de Lima, dentre as quais vê prédios modernos com arquitetura contemporânea e, em contraponto, outras imagens que mostram as características coloniais de bairros tradicionais da cidade, que tornam tudo ainda mais cheio de charme. 

Mas outro aspecto que chama muita atenção entre os cenários da capital peruana é poder caminhar entre o presente e o passado pré-Inca que marcou esta região. Não sabe do que estamos falando? Pois aqui iremos te contar tudo sobre a Huaca Pucllana, um sítio arqueológico magnífico em meio a um dos bairros mais conceituados de Lima!

Se você é um apaixonado por história assim como nós, continue lendo esta matéria e conheça um ponto turístico imperdível para colocar no topo da lista das coisas para fazer em Lima. Venha explorar este marco histórico conosco nesta experiência digital através da leitura e, em breve, embarque numa viagem para vê-la com seus próprios olhos.

Conhecendo a Huaca Pucllana

Localizado no bairro de Miraflores, em meio a um dos bairros mais conceituados, modernos e turísticos de Lima, encontra-se um sítio arqueológico originado por volta do século V, trata-se da estrutura conhecida como Huaca Pucllana. Esta antiga construção possui formato piramidal e é um marco em meio à cidade, já que grande parte dos sítios arqueológicos no Peru estão situados em regiões adjacentes aos centros urbanos ou até mesmo em desertos.

A Huaca Pucllana foi construída pela cultura Lima, que habitou estas terras no período entre os anos 200 e 700 d.C., porém, outras duas civilizações também ocuparam o local, sendo estas a Ychsma e a Wari. Pouco se sabe sobre os propósitos originais deste sítio arqueológico, mas acredita-se que possa ter sido, principalmente, de centro cerimonial e religioso.

Alguns arqueólogos tratam sobre teorias a respeito do uso do topo das pirâmides, apontando para a possibilidade de terem sido utilizados como um cemitério para os membros da elite da sociedade Lima ou de terem sido o local escolhido para a prática dos sacrifícios ritualísticos de suas antigas crenças.

A cidade de Lima foi construída nas proximidades de 50 Huacas, sendo o atrativo em questão uma destas e, caso você não saiba o que é isso, nós te explicamos! As Huacas são, dentro da cultura peruana andina, locais de culto a divindades, como também pode referir-se às próprias divindades em si. Dessa forma, é possível compreender que esta cidade esta uma região considerada sagrada.

Este importante sítio arqueológico de Miraflores foi construído com uma técnica idealizada para que a estrutura não sofresse com os abalos decorrentes da grande quantidade de atividades sísmicas da região. Assim, o principal material usado foi o tijolo de adobe, feitos à mão com argila, que eram posicionados com determinada distância entre si para que houvesse movimentação uniforme entre eles, o que preveniria de possíveis desmoronamentos e outros danos.

Além do seu objetivo religioso e cerimonial, a Huaca Pucllana também possuía uma localização estratégica, principalmente relacionada à agricultura, já que estava próxima às margens de um trecho do rio Surco, o que facilitava a irrigação e qualidade da terra para o plantio.

Certamente você irá amar explorar este sítio arqueológico em meio a um dos bairros mais badalados da cidade de Lima! Apostamos que você não poderia imaginar um passeio como este, não é mesmo? E saiba que o local pode te surpreender ainda mais durante sua viagem, se você deseja saber como, continue lendo.

Museu Huaca Pucllana

Agora que você já conhece um pouco da história que envolve a fascinante Huaca Pucllana, chegou o momento de saber mais sobre a sua visita a este atrativo da capital peruana. A melhor forma de se aprofundar nos fatos e acontecimentos que marcaram a existência deste sítio arqueológico é realizar um tour guiado pelo atrativo, e atualmente o complexo conta com alguns guias próprios com este objetivo.

Ao longo das caminhadas pelo local, você irá encontrar diferentes esculturas entre as construções, que foram construídas com o intuito de aproximar os visitantes da realidade vivida pelos povos que habitaram a região. Estas estátuas representam as atividades cotidianas realizadas e também alguns rituais, permitindo que você use ainda mais sua imaginação para apreciar o passeio.

Entretanto, além desta estratégia, o sítio arqueológico também conta com o Museu Huaca Pucllana, para que você possa ver muito mais informações, imagens e artefatos encontrados no local e que dizem respeito a diferentes aspectos históricos das culturas Lima e Huari, e irão complementar ainda mais sua experiência.

O museu foi fundado no ano de 1984 e com ele também é possível encontrar mais detalhes sobre os estudos, escavações e muito mais do que é realizado no complexo arqueológico. É interessante destacar que, como as pesquisas arqueológicas ocorrem ainda hoje, o acervo do museu recebe novos itens e informações com certa frequência.

Restaurante Huaca Pucllana

Para fechar sua visita ao sítio arqueológico com chave de ouro, que tal desfrutar de uma ótima experiência gastronômica com pratos e bebidas clássicos da cozinha peruana? É o que você irá encontrar no Restaurante Huaca Pucllana, localizado dentro do próprio complexo arqueológico, que funciona de segunda-feira a domingo (com horário reduzido).

O restaurante trabalha com a culinária típica do Peru, porém, variando entre as técnicas de cozinha clássicas e contemporâneas. A base de seus pratos é norteada pela cultura peruana, utilizando muitas cores de seus vegetais e, como estrelas, os deliciosos frutos do mar. Mas existem diversas opções que, sem sombra de dúvidas, conquistarão até mesmo os paladares mais exigentes.

Gostou de conhecer mais sobre este atrativo histórico inusitado no centro da cidade de Lima? Saiba que o Peru é uma verdadeira caixa de surpresas, que abriga lugares inusitados e fascinantes, para todos os perfis de viajantes e que, certamente, irão superar suas expectativas e a de todos os seus visitantes.

Se você deseja realizar uma viagem dos sonhos, com todo o conforto e qualidade a que você tem direito, entre em contato com nossa equipe de agentes que estão sempre preparados para te atender. Inspire-se em nossos pacotes para Lima e outros destinos do antigo país dos Incas e faremos um roteiro sob medida para seus interesses. O Peru espera por você de braços abertos!

Deixe uma resposta