Documentos necessários para entrar no Peru

Organizar uma viagem pode ser uma tarefa um pouco complexa, caso você não tenha prática com a situação, mas não se sinta mal, pois isso é algo normal para qualquer pessoa. Há muitos detalhes para se atentar, roteiro para definir, informações importantes para guardar e tudo isso pode ficar ainda mais intenso se sua viagem for para um país estrangeiro.

As viagens internacionais requerem um cuidado ainda maior, principalmente no que tange às documentações necessárias para que seu ingresso ao destino seja permitido dentro das leis e há processos que podem ser bastante extenuantes no período que antecede o início da viagem. 

Sabemos que, com tanto empenho, tudo que você merece e precisa é que sua viagem ocorra de uma forma tão boa que até mesmo supere suas expectativas! E todo o planejamento pode ficar mais fácil quando temos acesso às informações corretas e de fontes seguras, que você encontra com nossas dicas e recomendações para viajar ao Peru.

Pensando nisso, resolvemos reunir em uma única matéria, um guia sobre quais são os documentos necessários para entrar no Peru, listando todos os itens importantes e novas informações referentes às mudanças decorrentes da pandemia de COVID-19 que, mesmo com a diminuição das restrições, também impactou no quesito dos documentos requeridos para entrar em outros países e é algo que muda de local para local.

Portanto, se você ainda não sabe do que precisa para entrar no Peru e desfrutar de uma viagem maravilhosa, continue lendo esta matéria e saiba os detalhes. E já deixamos uma dica inicial: se você é brasileiro, temos boas notícias para você!

Documentação básica para ingressar no Peru

Começando pelo básico e mais importante, tomar conhecimento sobre quais são as documentações “primárias” para entrar nas terras peruanas é o primeiro passo. Estamos falando sobre as documentações principais, que irão dizer quem você é e qual o seu país de origem.

Os primeiros itens necessários que você precisa saber a respeito são quais documentos pessoais são necessários para que você ingresse ao Peru com tranquilidade, podendo exercer e ficar no país durante o período permitido para turistas, pré-estabelecido de acordo com as autoridades de migração peruanas. 

De forma geral, a entrada de brasileiros em território peruano não exige visto e, não necessariamente, requer a utilização de passaporte. Por fazer parte dos países que compõem o MERCOSUL, dentre os quais podemos citar o Brasil, Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai, entre outros, os cidadãos destes podem transitar por tais territórios sem as exigências acima mencionadas.

Ou seja, para os viajantes do Brasil, é possível ingressar ao Peru utilizando tanto o Registro Geral (RG), quanto o passaporte (apesar de não ser uma obrigação, é uma opção), desde que este possua validade superior a 6 meses. Apenas com uma destas documentações já é possível entrar no país.

Para o caso de viajantes que irão acompanhados de pessoas menores de 18 anos, é necessário apresentar uma documentação de autorização requerida junto à Polícia Federal. Este documento deve ser assinado por ambos os pais do indivíduo, garantindo a permissão de viagem internacional. 

Ao chegar no país, os viajantes brasileiros recebem um documento denominado “Tarjeta Andina de Migración”, onde serão inseridas as informações sobre data de entrada e data de saída do país. Além do seu documento pessoal, será necessário manter consigo este novo cartão ao longo do seu período de estada no país.

Documentos não aceitos para entrar no Peru

Após saber quais são os documentos necessários para preparar antes de sua viagem ao Peru, é importante ter muita atenção também àqueles que, apesar de serem semelhantes, não são válidos como documentos pessoais. Esta é uma questão de extrema relevância, pois confundir algum documento pode ser a causa para tornar sua viagem mais estressante e o objetivo é, justamente, o contrário. Então, vem conosco!

Apesar de terem validade em algumas situações no Brasil, ao viajar para o Peru, não é possível acessar o país apresentando documentos como carteira de habilitação (CNH), certidão de nascimento, carteira da OAB ou qualquer documento destas ordens. Em outro contexto, para aqueles que desejam alugar carros no país, é necessário apresentar o RG e também a CNH.

Viagem ao Peru na pandemia: o que você precisa saber

Apesar de não serem exigidas nenhuma vacina para entrar no Peru, além da recomendação da vacina de febre amarela para os viajantes que irão à região amazônica, em tempos de pandemia este cenário sofreu alterações, assim como em grande parte do mundo.

Portanto, com relação aos requisitos relacionados à pandemia de Covid-19 é necessário que todos os indivíduos acima de 12 anos apresentem comprovação das duas doses da vacina contra o coronavírus. Acima de 18 anos, é obrigatório ter três doses completas no esquema vacinal. 

Quem, por algum motivo, não tiver o esquema vacinal completo, precisa apresentar teste RT-PCR negativo realizado em, no máximo, 72 horas antes do embarque. Crianças com menos de 12 anos podem entrar no país estando assintomáticos. 

Além disso, é importante atentar-se para outros detalhes, como o uso obrigatório de máscara com proteção dupla e também apresentar a Declaración jurada de salud y autorización de geolocalización.

Agora que você já sabe de tudo que precisa para entrar no Peru, o que está esperando para dar o primeiro passo para tirar o seu sonho de conhecer as antigas terras dos Incas com a Viagens Machu Picchu? Entre em contato com nossa equipe e vamos construir o roteiro dos seus sonhos, com todo o suporte que você merece. Inspire-se em nossos pacotes para o Peru e vem com a gente!

Deixe uma resposta