Trilha para Choquequirao: Tudo que você precisa saber

Se você deseja conhecer o Peru além de Machu Picchu, as ruínas antigas de Choquequirao podem ser a aventura certa para você! Embora a chamada Berço de Ouro possa ter ficado na sombra do santuário histórico, o local é outra maravilha da era Inca. 

Para aqueles que buscam agitar sua experiência pelo Peru, a trilha para Choquequirao pode ser outra alternativa para chegar a Machu Picchu, mas devido à trilha extenuante, recomendamos realizá-la como uma caminhada independente.

Choquequirao compreende impressionantes condições naturais, cercadas por montanhas imponentes e uma vegetação exuberante. Da mesma forma, esta antiga cidadela também é muito comparada com a maravilha do mundo peruana, devido às similaridades que compartilham sobre sua arquitetura e distribuição.

Felizmente, assim como Machu Picchu, Choquequirao nunca foi descoberta pelos colonizadores espanhóis, o que o tornou um dos sítios arqueológicos mais bem preservados dentro da floresta nublada. Por este motivo, acredita-se que o local poderia ter sido o refúgio Inca durante o processo de colonização.

Se você está se sentindo aventureiro e gostaria de descobrir este lado da história Inca, esta é a melhor forma de fazer. Tenha em mente que esta trilha não é para iniciantes, mas não há nada que um viajante determinado não possa superar.

Um vislumbre sobre Choquequirao

Choquequirao está localizado na região de La Convención, no norte do rio Apurimac, em uma localização remota, onde a única forma de chegar ou sair é pegar uma trilha por encostas íngremes que passam por florestas exuberantes.

Embora pouco se saiba sobre esta obra-prima esplêndida da civilização Inca, acredita-se que o Inca Pachacutec foi quem ordenou a construção do local, por volta do mesmo tempo em que Machu Picchu era construído.

Apesar disso, foi seu filho, Tupac Yupanqui, quem expandiu o complexo e deu sequência a seu legado. Aparentemente, Choquequirao funcionou como um centro cultural, religioso e residencial para o povo Inca, enquanto também garantia acesso à selva amazônica e à Cidade Imperial de Cusco.

Conforme os colonizadores espanhóis chegavam ao Peru e tomavam controle destas terras, Choquequirao pode ter sido um dos últimos refúgios e pontos de resistência dos Incas. Um segredo mantido por um longo tempo e que foi esquecido nas profundezas da selva alta peruana.

Muitos anos mais tarde, o explorador espanhol Juan Arias Díaz Topete foi quem redescobriu esta antiga estrutura, em 1710, embora tenha sido somente em 1768 que Cosme Bueno documentou oficialmente o local, embora isso não tenha sido levado em consideração naquela época. 

Depois, Hiram Bingham esteve neste local maravilhoso em seu caminho para Machu Picchu, mesmo que tenha sido esquecido e quase tenha desaparecido na selva densa. Conforme Bingham revelou Machu Picchu para o mundo, ambos os complexos arqueológicos se tornaram populares entre historiadores, arqueólogos e turistas.

Atualmente, apenas 30% dos 1.810 hectares de Choquequirao foram completamente escavados, os outros 70% das ruínas permanecem escondidas embaixo da terra ou no meio da densa vegetação da região. Apesar disso, na medida em que foi descoberto, o local ainda apresenta um estilo arquitetônico fascinante, tanto quanto o da famosa cidadela Inca.

Sobre a Trilha para Choquequirao

Como mencionamos no início desta matéria, a Trilha para Choquequirao, definitivamente, é desafiadora, apesar de passar por locais de baixa altitude em comparação com a Trilha Inca Clássica ou a Trilha Salkantay.

Isto ocorre pois a trilha é significativamente complicada, com acentuados altos e baixos para as ruínas e no caminho de volta. A trilha de 4 dias te leva em uma descida de 1.500 metros pelo vale de Apurimac seguida de uma subida de 1.800 metros.

Portanto, completar esta trilha é sobre preparação física e mental. Então, se você está animado para visitar esta maravilha do mundo antigo, seria melhor você atualizar sua rotina de treinos. Embora a trilha não seja tão desafiadora quanto a Trilha Inca, organizamos um guia de preparação que pode funcionar também para ir para Choquequirao.

Choquequirao: Roteiro de 4 Dias

A maioria das trilhas para Choquequirao têm início em Cachora ou do Mirante Capuliyoc, embora acreditemos que seria melhor começar do mirante, já que você pularia uma parte desnecessária da trilha de carro, o que te permitiria economizar tempo e descansar um pouco mais.

Outro ponto a destacar é que, diferente da Trilha Inca para Machu Picchu, você não precisa de uma licença especial para explorar esta rota e a presença de um guia também não é obrigatória. No entanto, devido à dificuldade da trilha, recomendamos fortemente ir com uma operadora de viagem especializada para evitar qualquer inconveniência. 

Prepare-se para uma aventura incrível pelos Andes e pela floresta nublada, aqui você irá cruzar vários ecossistemas e outro lindo cenário no Peru. Com isso, aqui está o roteiro de 4 dias para Choquequirao:


Dia 01 | Cusco – Capuliyoc – Santa Rosa

O ponto de partida desta aventura será Cusco, onde a saída deve ocorrer entre 4h30 e 5h00, para economizar tempo para completar o primeiro dia de caminhada. Você será guiado até Capuliyoc e, no caminho, será hipnotizado pelo cenário impressionante dos Andes, onde as montanhas nevadas de Salkantay e Humantay irão te dar as boas vindas.

Uma vez em Capuliyoc, certifique-se de fazer um café-da-manhã saudável para ter energia o suficiente para a aventura do dia. Se você decidir viajar com um operador de turismo, este será o local onde irá encontrar com os carregadores e cozinheiros que irão te acompanhar ao longo da trilha.

Lembre-se, é melhor começar a trilha pelo mirante Capuliyoc, assim você terá mais tempo para explorar e conhecer seus arredores inspiradores. Geralmente, a primeira parte da caminhada leva cerca de 3 horas em uma descida pelo Cânion Apurimac até Chiquisca, um acampamento pago com banheiros básicos e instalações para banho, assim como refeições para vender.

Depois de uma merecida pausa de almoço, você continuará descendo até o Rio Apurimac, que compreende corredeiras de classe 5, adequadas para canoagem e rafting. Depois de duas horas você chegará a Santa Rosa, localizada a 1.970 metros acima do nível do mar, que será o acampamento para a noite.

  • Dificuldade: Moderada a Desafiadora.
  • Distância caminhada: 13 km aprox.
  • Tempo de caminhada: 6 a 7 horas.
  • Altitude máxima: 2.890 m.a.n.m.

Dia 02 | Santa Rosa – Choquequirao

Prepare-se mentalmente, pois esta será a parte mais desafiadora da trilha, já que você fará uma caminhada de 3 horas de subida em direção a Marampata, outro acampamento com instalações básicas e comida para vender. Seria melhor começar cedo pela manhã, por volta de 5h30, para que você tenha tempo para descansar e visitar Choquequirao.

Ao chegar em Marampata, tire um tempo para apreciar os vales do cânion e as montanhas nevadas que o cercam. Lembre-se que você pode comprar alimentos por lá, caso você esteja fazendo a trilha por conta própria. Entretanto, a maioria dos operadores de tour inclui almoço no acampamento próximo a Choquequirao.

Depois de um merecido descanso, você irá descer até o acampamento de Choquequirao e se você chegar cedo, pode visitar as ruínas antes da noite chegar ou apenas descansar e aguardar pelo próximo dia para explorar o local com calma.

  • Dificuldade: Desafiador.
  • Distância caminhada: 9.5 km aprox.
  • Tempo de caminhada: 6 horas aprox.
  • Altitude máxima: 3.050 m.a.n.m.

Dia 03 | Choquequirao – Playa Rosalina ou Chiquisca

Comece pela manhã cedo e capte os primeiros raios de luz do dia na Irmã Sagrada de Machu Picchu. O Sítio Arqueológico Choquequirao é maior do que a cidadela Inca, embora apenas 30% de seu espaço tenha sido completamente escavado.

Uma das razões pelas quais você deveria visitar esta fascinante estrutura Inca com um tour guiado é que será muito mais fácil entender a história e os propósitos do local. Assim, você irá conhecer tudo sobre Choquequirao e os Incas.

O chamado Berço de Ouro compreende várias praças, templos, armazéns e terraços agrícolas. Há muito para explorar no local, então certifique-se de tirar um tempo para descobrir cada detalhe do sítio arqueológico.

Depois disso, você poderá almoçar por volta de meio-dia para seguirmos de volta para Playa Rosalina ou Chiquisca. Deixaremos isso por sua conta,uma vez que a trilha será longa, mas não será tão exigente quanto na ida para as ruínas. Apesar disso, recomendamos ir diretamente ao acampamento de Chiquisca, para que você não precise caminhar muito no último dia.

  • Dificuldade: Moderado a Desafiador.
  • Distância caminhada: 14.5 km aprox. (Choquequirao – Chiquisca)
  • Tempo de caminhada: 7 horas aprox.
  • Altitude máxima: 3.050 m.a.n.m.

Dia 04 | Chiquisca – Capuliyoc – Cusco

Lembre-se de que você pode comprar café-da-manhã nos acampamentos de Chiquisca ou Playa Rosalina. Se você está viajando com um operador de tour, então não irá precisar se preocupar com comida, já que eles geralmente incluem isso nos roteiros.

Depois de um café-da-manhã energizante e de um copo de chá quente, você começará a trilha de volta para o mirante de Capuliyoc. Será uma caminhada tranquila pelo cânion, embora ela finalize com uma série de ziguezagues acentuados pelos quais você passou na caminhada inicial do primeiro dia.

Ao chegar em Capuliyoc, você pode decidir caminhar até a cidade de Cachora ou, simplesmente, pegar um táxi a partir do mirante. Se você está viajando com um operador de passeios, eles poderão te buscar neste ponto e te levarão até Cusco.


Como você pode ver, a trilha, definitivamente, não é fácil, então conforto e segurança deve ser a prioridade número 1. Se você gostaria de se juntar a um tour guiado para Choquequirao, entre em contato com nossos agentes de viagem para mais informações.

Se você está buscando por uma atividade emocionante durante sua viagem, aqui está uma lista das melhores trilhas no Peru, onde você irá passar por vistas arrebatadoras dos Andes antes de chegar a inúmeros sítios arqueológicos ou maravilhas naturais.

Além disso, adoraríamos te mostrar a real autenticidade de nosso país, então certifique-se de conferir os pacotes de viagem para o Peru e comece a planejar as férias de seus sonhos com a Viagens Machu Picchu.

Deixe uma resposta