Turismo no Peru: Diversidade e cultura

Apesar de Machu Picchu ser a primeira coisa que vem à mente de inúmeros viajantes quando pensam no Peru, a colocação mais fiel a se fazer é a de que este antigo país dos Incas é definido por diversidade! 

O Peru é construído por mais de 5 mil anos de história, tendo marcas das origens e do desenvolvimento do ser humano em cada canto de seu território, e que conta tanto sobre nós por meio de suas descobertas arqueológicas, da arte e da expressão cultural de nosso povo.

Mas este país vai muito além disso, aqui é possível deliciar a todos os sentidos, desde o paladar, com nossa gastronomia espetacular; passando pela visão, que é surpreendida a cada maravilha natural e histórica que conhece; incluindo o olfato, com o cheiro das chuvas marcantes em nossas florestas; e também a audição e a fala, que vão se maravilhar com nosso espanhol caracterizado pela clareza e compreensão, o qual você irá ouvir e até mesmo aprender. 

Assim, este destino da América do Sul é um poço repleto de possibilidades, onde você passeia e relaxa, enquanto também aprende e amplia sua visão de mundo a cada experiência. Conhecer o Peru é proporcionar a si uma verdadeira viagem sinestésica, que alcança diferentes nuances de sabores e encantamentos. Nossa cultura é nossa essência, e você merece descobrir, apreciar e se encantar por ela, em uma viagem única e inesquecível!

O que fazer no Peru?

Como já mencionado, todo o território peruano abriga uma quantidade inimaginável de artefatos que remetem a inúmeras civilizações antigas que habitaram estas terras. Entre estas culturas, a mais famosa é o povo Inca, que possui um legado vivo até os dias de hoje em grande parte de nosso país. 

Mas a realidade é que toda a história que está sob ou exposta em nestas terras nos permitem ver características de civilizações complexas e avançadas, sendo que muitas delas abriram o caminho para tudo que foi construído pelos Incas e os povos que os sucederam, tornando-nos o que somos hoje. 

Com essa descrição, já é possível entender que não vai faltar opções de sítios arqueológicos, museus e até múmias e pirâmides para adicionar ao seu roteiro de viagem, não é? 

E como se isso não bastasse, existem muitas outras opções de coisas para fazer no Peru, e aqui todos os gostos e perfis são contemplados com aventuras e experiências variadas, seja para quem viaja sozinho ou acompanhado, de amigos ou família. 

Ao longo da curta extensão do país, é possível encontrar praias paradisíacas, florestas com diversas características, incluindo, o pulmão do mundo – a Floresta Amazônica… Não para por aí! Também é possível encontrar o deserto e o único oásis natural do continente, como também ver as montanhas nevadas dos Andes peruanos em meio à Cordilheira Branca. 

Ou seja, sem sombra de dúvidas é possível encontrar um pouco de tudo no Peru, por isso, a diversidade é nosso forte. Todas as vivências acontecem diante de cenários definitivamente deslumbrantes. No mínimo, o Peru é um lugar encantador, que complementa tudo com a presença de seu povo, marcado pelas cores, pela simpatia, alegria, acolhimento e repleto de conhecimentos envoltos de uma aura mística fascinante.

Melhor época para visitar o Peru

Ao planejar sua viagem para o país milenar dos Incas, muitos viajantes se questionam qual é a melhor época para visitar o Peru, pensando nisso, trouxemos aqui alguns esclarecimentos a respeito deste assunto. De forma geral, o país é marcado por duas estações principais, a estação chuvosa que, salvo exceções, costuma coincidir com o verão, e a estação seca, que seguindo a mesma lógica, é marcante ao longo do inverno.

Apesar desta característica, é importante ressaltar que esta não é uma regra válida para todas as regiões, sendo necessário avaliar os climas predominantes dos destinos turístico do Peru a serem visitados quando for preparar as malas para sua viagem especial. 

O que podemos dizer é que, independente disso, não há uma época específica para viajar ao Peru! Tudo irá depender do tipo de experiência que você está buscando para sua viagem, mas cada período está envolto de seus charmes e questões estratégicas a serem pensadas, como a alta e a baixa temporada e sua relação com valores, por exemplo.

Porém, em todas as suas regiões geográficas (costa, serra e selva), a natureza se mostra exuberante e colabora. No verão, as chuvas são frequentes, mas pouco intensas, o que pode dar um ar mais aventureiro às atividades, não vai faltar história para contar! 

Já no inverno, o frio é considerável, o que aumenta o charme de Cusco, por exemplo, e de outras cidades localizadas na Cordilheira dos Andes. Neste contexto, o Peru se torna um destino ainda mais aconchegante, seja para o clima romântico entre casais, estar entre amigos ou compartilhar bons momentos com a família.

E essa também é a tranquilidade que muitos turistas também procuram em terras peruanas! Embora a natureza seja capaz de acolher plenamente cada visitante, o país não oferece grandes perigos ou ameaças em termos de segurança natural ou física.

E se ainda não for o suficiente, o que mais precisa para esta experiência ficar completa? Comida! E isso não é o problema, já que o Peru também é capaz de te conquistar pelo estômago sem muito esforço!

Explosão de sabores: a maravilhosa gastronomia peruana

Por conta da geografia diversificada, o Peru produz uma infinidade de produtos agrícolas, o que reflete diretamente em sua vasta culinária. De acordo com o costume local, todo prato deve ser servido em porções bem generosas. É o lugar ideal para quem gosta de comer bem e a bom preço.

Além de ser considerado um dos países com a maior variedade culinária do mundo, o Peru conta também com um dos chefs de cozinha de maior sucesso mundial, Gastón Acúrio, que está entre os 10 mais reconhecidos. Soma-se a isso, o fato de que a capital peruana, Lima, ser chamada de Capital Gastronômica da América Latina, abrigando alguns dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

E entre sua grande diversidade também de alimentos, é interessante notar a variabilidade dos ingredientes que vêm da terra! O milho, por exemplo, é um dos carros chefes do Peru, tendo mais de 50 espécies (coloridas) ao longo de todo o território. A batata nativa, neste contexto, é a mais surpreendente, com mais 5.000 variedades! E há muito mais espécies e alimentos endêmicos de nossas terras. 

Aqui você pode conhecer alguns dos pratos que marcam a nossa experiência gastronômica e arte culinária. E o melhor, você ainda pode aprender a cozinhá-los:


1. Ceviche

Sem dúvidas é um dos pratos mais conhecidos do Peru, e não à toa, uma vez que proporciona uma explosão de sabores e ingredientes característicos, como o próprio milho, o limão, a cebola e o peixe. Em geral, trata-se de um prato mais refrescante, remetendo a destinos da costa peruana, mas em todo o país é possível provar este prato que faz parte de nossa identidade e que é identificado como originário de culturas pré-hispânicas.

 


2. Lomo Saltado

No Lomo Saltado encontramos uma característica da formação identitária do Peru: a fusão entre culturas. Neste, encontra-se traços da culinária peruana e chinesa, e acredita-se que sua aparição seja datada do século XIX. No Lomo Saltado encontramos ingredientes como carne bovina acompanhada de temperos como a cebola, o vinagre, a pimenta amarela e tomates. 

 

 


3. Ají de Gallina

Este é, de longe, um dos pratos “queridinhos” do Peru e também de seus visitantes, que se entregam aos sabores que se abrem nesta refeição. Acredita-se que o Ají de Gallina seja uma evolução de um prato advindo da Espanha no período em que o processo de colonização ocorria em todo o território peruano. 

Antigamente ele teria sido preparado com ingredientes que tornavam o paladar mais agridoce, utilizando açúcar e oleaginosas, como nozes e amêndoas. Atualmente, é preparado com frango, cebola, pão e leite, parmesão, pimenta amarela e outros temperos.


O que está esperando para viver os melhores momentos da sua vida no Peru? Lembre-se que para entrar em contato com a Viagens Machu Picchu basta apenas um clique e nossas equipes estarão prontas para atendê-lo

Conheça nossos pacotes para inúmeros destinos peruanos e vamos planejar juntos a sua viagem dos sonhos, pensando sempre nos seus interesses e necessidades.

Deixe uma resposta