Conhecendo Cusco: a antiga capital dos Incas

Como você já deve saber, o Peru é um país marcado fortemente por suas tradições milenares que atravessaram o tempo e estão presentes nos costumes do povo, na arquitetura, nos registros arqueológicos de tamanhos e significados diversos. E um dos locais que mais representa tamanha importância da cultura peruana é a cidade e região de Cusco, não à toa este é o destino mais visitado e mais bem estruturado para o turismo de todo o país. 

Cusco encontra-se a sudeste do também famoso Vale Sagrado dos Incas e é uma grande referência dentro das rotas turísticas peruanas, pois além de ser ponto de partida para o majestoso Machu Picchu, ainda se revela extremamente significativa para a preservação da cultura e história do povo peruano e de todo o mundo ao ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1983.

O grande desafio para a maioria dos visitantes que chegam à cidade é lidar com a altitude, já que ela está situada a 3.350 metros acima do nível do mar, sendo muito comum que algumas pessoas apresentem certo desconforto ou mal estar nos primeiros dias da viagem. 

Por isso, também é comum que alguns hotéis ofereçam o famoso chá de coca na sua recepção ou que seu roteiro deixe as maiores aventuras para o final. Entretanto, com as dicas certas para lidar com o mal de altitude é possível passar por isso com mais tranquilidade!

Sem sombra de dúvidas, este é um dos destinos mais interessantes nos Andes peruanos, revelando as misturas entre os períodos Inca e colonial, a cidade de Cusco surpreende a todos desde as primeiras civilizações e temos certeza que também irá te conquistar. Aqui a Viagens Machu Picchu vai te contar um pouco mais sobre este destino para que você o conheça antes mesmo da sua viagem!

Cusco através do tempo

A região de Cusco foi habitada a milhares de anos atrás, sendo suas terras marcadas, principalmente, pela presença da civilização Inca, que foi responsável pela maioria das construções que temos hoje também na cidade de mesmo nome. Esta área urbana foi designada pelos governantes Incas como sua capital imperial, portanto, tinha suas funções voltadas para questões políticas e administrativas, enquanto a região do vale esteve mais direcionada à agricultura e à religião.  

Ao longo dos séculos, já durante o processo de colonização, os espanhóis também identificaram a importância da cidade de mesmo modo, tomando-a e construindo com as fundações originais, novas estruturas que representavam a importância de Cusco para sua conquista. 

Com esta pequena passagem da história, é possível identificar as inúmeras coerências do significado da palavra Cusco, derivado da língua quíchua, “Qosqo”, que é “umbigo do mundo”, com o que se passou na realidade do local por muitos séculos. 

Uma vez neste destino, a melhor forma de conhecê-lo é andando a pé, explorando cada uma de suas ruas, que se dão em ladeiras e escadarias, e vendo de perto suas construções importantes, os detalhes das riquezas culturais e arqueológicas, os costumes dos moradores locais e até os museus de Cusco. É também nestas caminhadas que encontramos os melhores museus, praças, igrejas, restaurantes que estão espalhados pela cidade. 

Neste contexto, é necessário ressaltar que por Cusco encontram-se inúmeras igrejas e templos religiosos que foram erguidos há séculos, atrativos estes que remetem ao lado artístico da cidade, principalmente no que se refere à sua arquitetura que, muitas vezes, mistura o pré-hispânico com o colonial. 

Estes locais não podem ficar de fora de seu roteiro, devido à sua importância histórico-religiosa. A Catedral de Cusco, por exemplo, tem tanta imponência e majestosidade, que remete a um verdadeiro castelo, tendo em seu interior 3 naves e 12 capelas, possuindo estilo misto com características góticas, renascentistas e barrocas.

Logo a frente da igreja, encontra-se a famosa Plaza de Armas de Cusco, onde realizam-se encontros, comemorações festivas e religiosas que ocorrem desde a época Inca. A praça também mistura as características da passagem do tempo com toques modernos e antigos, em uma paisagem agradável aos olhos de quem a conhece.

Os principais atrativos ideais para fazer parte de um roteiro histórico-cultural, como os museus de Cusco, estão no Centro Histórico de Cusco, que guarda muito mais do que você pode imaginar!

Poder construído em pedras

Além das construções encontradas na cidade de Cusco, toda a região do entorno da antiga capital dos Incas, principalmente no Vale Sagrado dos Incas, é recheada por inúmeros sítios arqueológicos que contam um pouco mais da história das antigas civilizações que habitaram estas terras, além de seus hábitos, cerimônias e crenças religiosas, estratégias políticas e muitos outros aspectos. Nesta seção você irá conhecer alguns dos principais templos erguidos pedra sobre pedra nesta região fascinante em meio aos Andes. 

Referente às construções antigas, o templo de Qoricancha é estabelecido como a construção religiosa mais antiga. Na língua quíchua, Qoricancha significa “recinto de ouro” e teria abrigado um dos principais templos de adoração a Inti, o Deus Sol. 

Este é um exemplo incrível da engenhosidade dominada pelos Incas, que construíram Qoricancha com pedras entalhadas uma a uma e fizeram suas bases e angulações que resistiram a séculos de abalos sísmicos. 

Embora houvesse tamanha importância, durante o período de colonização, Qoricancha foi tomada, saqueada e parcialmente destruída pelos espanhóis, que utilizaram suas fundações para novos edifícios na área. Hoje o local revela sua arquitetura mista aos seus visitantes.

Outro local interessante para visitar é o templo de Sacsayhuaman, um imponente complexo arquitetônico cercado por um muro polido de quase 400 metros de comprimento. É um local onde, todos os anos, no solstício de inverno, ocorre a festa do Sol, cerimônia de agradecimento ao Deus Sol, onde a expressão cultural do povo local é revelada com trajes coloridos e danças típicas. 

A devastação de Sacsayhuaman tornou difícil compreender mais sobre as possíveis finalidades do local, porém, alguns pesquisadores acreditam na teoria de que este pode ter servido como fortaleza, centro de controle e até mesmo de treinamento de exércitos.

Seguindo a linha dos templos religiosos, Qenqo também foi um local destinado a cerimônias de agradecimento ao Deus Sol, onde inclusive sacrifícios ocorriam durante o império Inca. Este é um templo construído também com pedras esculpidas, porém, que foram assentadas utilizando barro. Seu formato final remete a uma caverna. No centro do templo encontra-se uma mesa de pedra e, na parte de cima das rochas, é possível observar algumas figuras que representam animais importantes dentro da cosmologia andina. 

Para saber mais sobre a história Inca, existem muitos outros pontos turísticos Cusco para conhecer, como Pisac, Ollantaytambo, Tambomachay, Chinchero, Moray e muitos outros, até o Santuário de Machu Picchu. Os nomes podem ser difíceis de pronunciar em um primeiro momento, mas cada um deles carrega consigo parte importante de nossa cultura, religiosidade e arquitetura, tornando-se um verdadeiro museu a céu aberto.

Cusco além da pedra

Além das inúmeras construções em pedra que marcaram os primórdios da história de Cusco, há outros edifícios que ainda hoje são preenchidos por toda a cultura e pelos costumes vívidos dos moradores que habitam a cidade. 

Um exemplo emblemático deste local é o Mercado San Pedro, o maior centro de abastecimento de alimentos local. Aqui é possível ter contato com alimentos, produtos artesanais, com o idioma espanhol falado em todos os cantos, além de outros turistas que estão visitando a cidade.

O Mercado Municipal de Cusco é um ótimo lugar para fazer compras dos mais variados tipos de produtos peruanos, entre frutas, legumes e produtos andinos. A experiência neste local também é válida por toda a convivência com os habitantes da região.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Cusco? Não perca a oportunidade de vivenciar cada detalhe da antiga capital dos Incas ao vivo e a cores! Entre em contato conosco e conte-nos tudo sobre sua viagem dos sonhos. Conheça nossos pacotes para o Peru e torná-la realidade, pensando sempre nos seus interesses e necessidades.

Deixe uma resposta