Encante-se pela gastronomia do Peru

Sabemos que muitos viajantes optam por viagens internacionais para ter experiência de imersão em novas culturas e realidades sociais, para conhecer novos lugares e fazer histórias em países completamente diferentes daqueles em que vivem, e tudo isso é incrível e proporciona vivências que serão lembradas para a vida toda. 

Mas é claro que todas estas experiências precisam acontecer nos destinos certos, que proporcionem segurança e conforto, além de oportunidades espetaculares! E é por isso que, ao redor do mundo, o Peru está na lista de desejo de tantos viajantes que querem explorar o mundo.

Em nosso país temos uma cultura fascinante, cheia de histórias e tradições milenares, belezas naturais incomparáveis e atrativos para todos os gostos. E é claro que, em meio a tantas vivências em um lugar completamente diferente de seu local de origem, a culinária não pode ficar de fora das coisas que você precisa experimentar enquanto viaja, principalmente, se estiver no Peru! 

Temos muito orgulho em falar a respeito de nossa expressão gastronômica, pois se trata de uma verdadeira arte, composta por explosões de sabores, mistura de ingredientes e diferentes influências culturais, que resultaram em uma das melhores gastronomias do mundo, sendo internacionalmente reconhecida.

O Peru guarda não somente algumas das construções mais importantes do mundo, como Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo, como também abriga restaurantes que carregam grande renome mundo afora e vale muito a pena reservar um tempo e uma parte do orçamento de sua viagem para conhecer pelo menos um deles. 

Pensando nisso, resolvemos reunir em uma matéria quais são as principais características da gastronomia peruana em cada canto do país, da costa à selva do Peru, e também dar algumas características da culinária em  diferentes destinos em sua viagem pela antiga terra dos Incas. Continue lendo e fique com água na boca!

Gastronomia peruana da costa à serra

Apesar da extensão territorial menor em comparação a outros países da América do Sul, o Peru guarda uma extensa expressão cultural, que é plenamente refletida em nossa gastronomia. De norte a sul, os preparos e construção das comidas peruanas têm características próprias e seus pontos de referência.

Não à toa, o país possui pelo menos 2.500 pratos típicos listados, o que representa a riqueza de nosso patrimônio gastronômico, composto por misturas de ingredientes de diferentes sabores e contrastes e de influências variadas entre inúmeras culturas de várias partes do mundo, como a culinária ítalo-peruana e a nikkei, que integra ingredientes peruanos a técnicas japonesas.

E, ao se tratar disso, é interessante ressaltar que cada região do Peru possui seus próprios pratos e formas de fazer seus alimentos e aqui vamos te contar um pouco sobre isso!

Culinária na costa peruana

Um dos pratos mais conhecidos da gastronomia peruana vem diretamente da extensa região costeira do Peru. A culinária desta parte do país é muito marcada pela presença de peixes, frutos do mar, além de temperos e sabores que dão um ar “refrescante” aos pratos. Um dos melhores destinos para desfrutar destes pratos é Lima, conhecida também como a Capital Gastronômica da América Latina.

Sem sombra de dúvidas, quando tratamos deste tema é inevitável falar do famoso Ceviche, um prato saboroso e com todas as características mencionadas acima, já que é feito com peixe cru ao suco de limão, acompanhado de outros ingredientes típicos da região, como milho, cebola roxa e alguns tipos de pimentas do Peru.

Os sabores da selva do Peru

Um dos principais biomas encontrados nas antigas terras dos Incas é a majestosa Floresta Amazônica. Nesta região, que chamamos de “selva peruana”, há uma interessante mistura de ingredientes, muitos provenientes da própria região, uma vez que os pratos costumam agregar frutas, além de alimentos salgados. 

Um ótimo exemplo desta característica da culinária amazônica peruana é o Juanes, que possui um modo de preparo diferenciado, sendo cozidos dentro de uma folha de bananeira “recheada” com frango, arroz, azeitona e ovos. O aspecto deste prato se assemelha bastante à pamonha brasileira, porém, apresenta ingredientes bastante diferentes!

Gastronomia das serras peruanas

Certamente a região dos Andes peruanos é uma das mais procuradas por turistas, principalmente por ser em uma das regiões das montanhas que se encontra o grande cartão postal do Peru: Machu Picchu. Portanto, é comum que muitos viajantes visitem Cusco e o Vale Sagrado dos Incas em seus roteiros. 

A culinária das serras possui características relacionadas às fases históricas desta região, que foi habitada pelos poderosos Incas, que possuíam sua própria técnica de cultivo de alimentos, por exemplo, o uso de terraços agrícolas que possibilitaram expandir a diversidade alimentícia nestes locais. 

Portanto, os ingredientes usados costumam remeter a esta antiga tradição de cultivo, com base em batatas, milhos, grãos, legumes, ervas e algumas frutas. Alguns tipos de carnes também são utilizados, entre eles está a Cecina, uma carne seca desidratada, servida com molho de cebola ou acompanhada com bananas. 


Estes são apenas alguns exemplos dos pratos encontrados nas diferentes regiões do Peru e cada um nos dá muita vontade de experimentar, não é mesmo? Mas a culinária peruana não se trata somente de pratos salgados, depois de tantas coisas maravilhosas como prato principal, é necessário lembrar de “guardar espaço” para a sobremesa e para um delicioso drinque. Quer saber mais? Continue lendo!

Serviço completo: Sobremesas e bebidas peruanas

Além dos maravilhosos pratos salgados, a culinária do Peru ainda abrange doces e bebidas que dão água na boca e tornam a experiência gastronômica completa! Aqui vamos te apresentar duas iguarias peruanas para você experimentar em sua viagem.


Turrón de Dona Pepa

Esta opção de doce é muito interessante e conhecida em todo o país, pois além de ser um doce delicioso é também um doce popular. Há uma história por trás do turrón, que é um torrone feito com farinha de trigo, mel de rapadura, erva doce, gema de ovo e confeitos coloridos. 

Por trás do Turrón de Dona Pepa há uma história de cunho religioso e que marca, principalmente, o mês de Outubro, quando ocorre uma das grandes festividades do Peru, na celebração do Señor de los Milagres. Este é representado pela imagem de Cristo negro e foi considerado o concretizador do pedido de Dona Pepa, uma cozinheira que apresentava paralisia e tremores nos braços que pediu pela cura. 

Após ter seu milagre concedido, Dona Pepa preparou um doce específico para esta celebração, que hoje é conhecido como doce mencionado acima. Apesar de parecer um bolo, na verdade, este doce forma a textura de um torrone, é bastante doce e calórico, sendo necessário comer com moderação. 

Pisco Sour

Certamente você já ouviu falar no famoso Pisco Sour, bebida considerada como “carro chefe” dos drinques peruanos. O Pisco é uma aguardente feita a base de uva e, misturado com o refrescante e azedo sabor do limão torna-se um delicioso coquetel. 

É válido lembrar que, além do Pisco, outro tipo de bebida com grande reconhecimento no Peru são os vinhos, pois em todo o país são encontradas vinícolas centenárias e que trazem consigo uma tradição gigante na produção de vinhos.


A partir desta matéria você pode ter uma outra dimensão do que é a gastronomia do Peru, não é mesmo? E esperamos que você esteja com ainda mais vontade de conhecer de perto cada uma destas iguarias entre pratos salgados, doces e bebidas.

Viajar pelo Peru é, literalmente, um “prato cheio” de maravilhas para todos os gostos. E, brincadeiras à parte, estamos ansiosos para te receber neste país tão culturalmente diverso e cheio de possibilidades. Estas são apenas algumas recomendações para sua viagem ficar ainda melhor.

E se você, assim como nós, está ansioso para mergulhar na cultura peruana, mas não sabe por onde começar, conte com a Viagens Machu Picchu para organizar o roteiro de sua viagem e tornar seu sonho realidade, basta entrar em contato. E, para inspirações de roteiros para conhecer a costa, a selva e as serras peruanas, conheça nossos pacotes para o Peru

Deixe uma resposta